sábado, abril 27, 2024

Curtas

E vai melhorar
Com investimentos e melhorias constantes em seus processos desde que a prefeitura retomou o controle da unidade, o Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, vem ampliando o número de cirurgias realizadas. O último balanço, referente à
quantidade de procedimentos de janeiro a setembro deste ano, aponta a realização de 3.904 cirurgias, número 15,7% maior que o registrado no mesmo período do ano passado (3.374) – um total de 530 procedimentos cirúrgicos a mais.
Três das especialidades nas quais o hospital é referência – traumato-ortopedia, procedimentos urológicos e de tórax – tiveram aumento no número de cirurgias, de acordo com o levantamento. A maior diferença foi na área de urologia, com 754 procedimentos em 2023, contra 595 em 2022 (28% a mais). Em seguida vem as cirurgias torácicas, com 90 realizadas neste ano e 75 no ano passado (aumento de 20%). Na especialidade de traumato-ortopedia, foram 1.082 procedimentos em 2023 – número 4,2% maior que o registrado em 2022 (1.038).
“Apenas em setembro, foram 434 cirurgias, número 8% maior que o de 2022. Esses números têm se mostrado crescentes e isso mostra o quanto a prefeitura vem trabalhando para melhorar o atendimento no hospital. Investimos em mais e melhores equipamentos, capacitações e valorização dos funcionários, recuperação e readequação de espaços, ou seja, melhorias em várias áreas que estão permitindo um melhor serviço ofertado aos pacientes do SUS”, explicou o diretor-geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria.
O número de procedimentos cirúrgicos de janeiro a setembro também foi maior em relação às cirurgias de oftalmologia, registrando um aumento de 178%: foram 53 em 2023 e apenas 19 no ano passado; sobre as cirurgias gerais: 790 neste ano e 705 em 2022 (aumento de 12%); gineco-obstetrícia: 652 cirurgias em 2023, contra 430 em 2022 (51% a mais); vascular: 162 (em 2023) e 152 (em 2022) – 6,5% maior; cirurgia plástica: 21 neste ano, e 11 no ano passado (90% a mais). Ainda foram realizadas uma cirurgia de gastro e outra de otorrinolaringologia no período.

Reforma e ampliação
E o que já é bom, vai melhorar. O Hospital São João Batista será ampliado – investimento da ordem de R$ 20 milhões – com a construção de um prédio de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento com 70 vagas, e um andar funcionando exclusivamente como centro cirúrgico. A nova unidade será interligada ao atual hospital e contará com rampa e elevador.““Quando chegamos em 2021, o hospital estava sob intervenção judicial, e agora está sendo ampliado. De lá pra cá foi muito trabalho que fizemos para a saúde de Volta Redonda. Isso está permitindo que o hospital cresça ainda mais para melhorar o atendimento e beneficiar quem mais precisa. Nossa cidade merece”, frisou o prefeito Neto.

Oftalmologia via SUS
A prefeitura de Volta Redonda está reestruturando o seu serviço de oftalmologia através do SUS. De acordo com a secretaria de Saúde, o objetivo é reorganizar a oferta de consultas, exames e cirurgias, reduzindo o tempo de espera dos pacientes. Uma das ações que vai permitir essa reestruturação é a construção de uma clínica com quatro consultórios, recepção e banheiros na Ilha São João. A unidade ficará ao lado dos consultórios móveis, que atualmente são utilizados para os mutirões de cirurgias de catarata, por meio do programa Revi- VER. A obra está em andamento e deve ser concluída em novembro.
“Temos um contrato com a empresa que realiza a cirurgia de catarata e acrescentamos a ele as cataratas hospitalares, a catarata congênita, vitrectomia, capsulotomia, aquilo que precisávamos ter de procedimento cirúrgico, mas que necessita de um ambiente de centro cirúrgico melhor equipado, pelo tipo de procedimento a ser feito e a depender do perfil do profissional”, explicou Sheila Rodrigues, diretora do Departamento de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da SMS.
Além da clínica, o projeto prevê, para o futuro, a construção de um espaço para pequenos procedimentos cirúrgicos. Todas essas estruturas médicas que estão sendo construídas, aliadas aos consultórios móveis, vão permitir ampliar a oferta de serviços com a implantação efetiva de uma rede de oftalmologia na rede pública, que será dividida em três grandes blocos de serviços.
O primeiro será de atendimentos clínicos: o contrato prevê 30.841 consultas para 26 itens clínicos (tratamento de glaucoma, de retina, entre outros). O segundo é o bloco que conta com a oferta de 322.234 exames para diagnósticos de 33 itens (biópsias, biometria, microscopia, OCT, exame especular, etc.). O último bloco é o de cirurgias, que contempla 4.286 procedimentos para 100 itens que se somam às cirurgias de catarata (vitrectomia, capsulotomia, iridectomia, catarata congênita, catarata hospitalar, entre outros).
A rede já começou a ser implantada. Com uma equipe que conta com 12 médicos-oftalmologistas, as consultas clínicas foram iniciadas em setembro, quando foram ofertadas 2.073 consultas, e seguem neste mês de outubro, com 2.886 previstas. Os exames começam a ser realizados agora em outubro ,e as cirurgias aguardam conclusão da obra na Ilha São João para serem iniciadas, o que deve
acontecer ainda neste ano. “Quando chegamos (no início do governo, em 2021), encontramos equipamentos com problema, em locais inapropriados, e precisamos começar uma reestruturação da saúde pública em Volta Redonda. Com muito trabalho de todos e apoio de parceiros como o governo do Estado, estamos conseguindo retomar os serviços e elevar a qualidade no atendimento à população. O povo de Volta Redonda merece”, pontuou o prefeito Neto.

APP de moradores
A secretaria de Infraestrutura de Volta Redonda se reuniu na semana passada com vários representantes de Associações de Moradores para apresentar um novo aplicativo para receber as demandas de cada uma delas. De acordo com a titular da pasta, Poliana Moreira, o aplicativo, além de facilitar a solicitação dos serviços, vai permitir que a equipe da SMI tenha controle mais eficiente das informações. “A nova ferramenta promete tornar as solicitações bem mais seguras, garantindo que a execução da tarefa seja mais fluida. Além disso, o aplicativo permite ao solicitante acompanhar o andamento do processo”, afirmou. Durante o encontro, a equipe da SMI também recebeu demandas dos representantes das associações de moradores presentes, mas elas não foram divulgadas. A pasta também não informou se o aplicativo poderá ser usado por moradores que não façam parte das diretorias das entidades.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tolerância acabando

Curtas

81% para fugir da cama

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp