quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALNa parede

Na parede

Desde o fim do ano passado, o Sindicato do Funcionalismo Público de Volta Redonda (SFPVR) virou uma verdadeira casa da Mãe Joana em torno de uma disputa entre líderes sindicais que tentam tomar o poder. O atual presidente, Ataíde de Oliveira, acusado de mudar o estatuto para permanecer comandando o órgão, vinha sofrendo ataques de todos os lados – inclusive dos diretores que renunciaram recentemente ao cargo, mas dava a entender que era intocável, que sobreviveria a tudo e a todos.  

 

Ledo engano. Na noite de terça, 12, Ataíde foi deposto durante assembleia extraordinária dos servidores, graças a manobras de principal desafeto, Ronaldo Rodrigues. Para que isso fosse possível, seguindo formatação típica das sessões da Câmara, onde  ocorreu o encontro, os integrantes da Mesa só precisaram perguntar aos presentes se aceitavam ou não a destituição de Ataíde do cargo de presidente do SFPVR. 

 

Como não houve nenhuma manifestação contrária, a exoneração de Ataíde foi considerada aprovada. E como não poderia deixar de ser, Ronaldo, que assumiu ser pré-candidato a presidente em uma eventual eleição, comemorou. “A assembleia aconteceu de forma pacífica, e a pauta foi aprovada por unanimidade. A atual diretoria foi destituída pela assembleia, bem como todos os atos praticados desde o momento que o mandato terminou, em 2017”, contou.

 

 Outro tema tratado pelos servidores foi justamente a realização da Assembleia que prorrogou o mandato de Ataíde até 2021. Os presentes consideraram o evento nulo, pois aconteceu em um dia de festa e, conforme denúncia feita pelo próprio Ronaldo, os servidores teriam sido levados a assinar a ata daquele dia, aprovando as mudanças no estatuto do SFPVR. Se não o fizessem, alega o ex-assessor, não participariam de um sorteio de um carro zero quilômetro. “Quero agradecer a cada colega servidor que contribuiu para que o estatuto fosse respeitado e que a democracia de um processo eleitoral fosse aberto. Acredito que cumprimos nosso objetivo e atendemos ao anseio da categoria. Hoje, através da união e bom senso, deixamos claro que o Sindicato é nosso. Não poderíamos permitir que os nossos representantes no sindicato continuassem contrariando a democracia. Não vejo, até hoje, razão para que a atual diretoria possa ter prorrogado seu próprio mandato”, justificou Ronaldo. 

 

A categoria aprovou ainda a criação de uma Junta Governativa, composta por entidades sindicais consideradas de grau superior para cuidar dos trâmites que poderão – ou não – acabar com o poder de Ataíde de uma vez por todas.  “É a junta governativa que estará administrando o sindicato para conduzir os trabalhos e o processo eleitoral. O prazo estatutário é de 120 dias, para que seja aberta a eleição. A junta governativa atuará de forma imparcial, transparente e democrática”, garantiu Ronaldo. 

 

Farão parte da Junta a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos e Estaduais do Rio de Janeiro (Fesperj) e a Confederação dos Servidores Públicos Municipais (CSPM). Uma fonte que compõe o grupo encabeçado por Ronaldo não soube dizer quais seriam os representantes dessas entidades, mas explicou que a ata da assembleia de terça, 12, será registrada em juízo, para que a Junta possa tomar posse e iniciar os procedimentos para administrar o sindicato, conforme determina o estatuto. “Vamos encaminhar [a ata] para o ex-presidente Ataíde, para que ele se retire imediatamente do sindicato!”, completou. 

 

aQui tentou entrar em contato com Ataíde de Oliveira, mas ele não foi encontrado. Inclusive, o telefone do Sindicato chamou até cair na Caixa Postal. Uma fonte garantiu que a entidade, desde terça, não funciona. “Ataíde não quer ser notificado, por isso nem tem aparecido por lá”, disparou. 

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp