quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALDependência química

Dependência química

Representantes de Volta Redonda e de outros municípios da região participaram recentemente de um encontro com o subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Marcos Moura. Na pauta, a necessidade de se obter apoio institucional do Estado para fortalecer a prevenção e tratar os dependentes químicos que são atendidos pela rede pública de Saúde. Em muitos casos, por exemplo, é necessário ou recomendado que os pacientes sejam tratados em clínicas terapêuticas, com equipes multidisciplinares com psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e médicos. Com isso, o tratamento fica muito oneroso e é necessário ampliar as parcerias para ofertar esse tipo de serviço no âmbito municipal.
Neuza Jordão, representando o governo Neto, afirmou que é preciso pensar em prevenção e no que pode ser feito para vencer o grande desafio de se criar uma ampla rede contra as drogas. Para Marcos Moura, o encontro serviu para buscar uma melhor aproximação dos municípios com o governo Estadual na construção dessa política de prevenção às drogas, ainda em construção.
Ele ressaltou que está há apenas 60 dias no cargo e precisa se inteirar das particularidades de cada região e municípios para atuar com maior intensidade. “Este encontro foi muito importante para trazer os municípios mais perto do governo Estadual e alinhar uma política de prevenção sobre drogas e dependência química. Será importante ter aqui um conselho regional dos municípios, para que tenhamos um canal permanentemente aberto para discutir essa política e assegurar recursos. Estamos à disposição para ajudar e receber as propostas de todas as cidades do Sul Fluminense para que possamos avançar e trabalhar juntos nessas políticas públicas”, enfatizou Moura.
Uma nova reunião, para definir as propostas de trabalho em conjunto com o Estado, está agendada para o próximo dia 16, no auditório da Smac. O subsecretário aproveitou e sugeriu que seja tirado um representante do Sul Fluminense para participar de uma mesa de trabalho na cidade do Rio de Janeiro. A previsão é de que esta reunião no Rio aconteça até o dia 23 de setembro.
No encontro em Volta Redonda, Munir Francisco, da Smac, lembrou a situação de caos econômico no município e de “terra arrasada” na assistência social que a administração do prefeito Neto herdou. “Quando saímos, em 2016, deixamos 35 Cras (Centros de Referência e Assistência Social) nos bairros funcionando, quatro Centros de Convivência, abrigo. Neste retorno, todos os Cras estavam fechados, os Centros de Convivência sem funcionar. O abrigo municipal Seu Nadim, que atendia mais de 20 pessoas, tinha somente quatro pessoas assistidas. Já conseguimos reinaugurar 24 Cras dos que estavam fechados, centros de convivência, revitalizamos o abrigo Seu Nadim. Precisamos muito dessa parceria com o Estado, porque sozinhos não vamos conseguir. É preciso que tenhamos unidades terapêuticas com equipe multidisciplinar completa para recuperar as pessoas que necessitam de tratamento”, justificou.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp