quinta-feira, setembro 12, 2024
CasaColuna SocialColuna Social

Coluna Social

Ação social (I)
A primeira viagem dos 400 de um total de 7.800 idosos da ‘Melhor Idade’ de Volta Redonda a Teresópolis, na segunda, 6, foi tranquila como deveria, a tempo de todos chegarem por volta das 12 horas para almoçar, passear e se divertir bastante durante o dia. Mais tarde, participaram de um chá da tarde, com direito a show de violino. À noite, ganharam um jantar especial para se prepararem para o baile que lhes foi oferecido como parte do programa, organizado pelo governo Neto.
Com mais de 10 viagens junto com a ‘Melhor Idade’, as amigas Ana Maria, 69 anos, Leonor, 72 anos, e Dulcileia, 69, todas do Retiro, não conseguiam esconder a alegria de voltarem a passear juntas. “Depois de um longo tempo, é muito gratificante poder participar de uma viagem assim, em um local tão aprazível. Muito bom, de verdade”, comemorou Ana.
Já Leonor falou sobre o que as amigas fizeram durante o dia: “Está tudo ótimo. Já passeamos bastante, fomos também para a fazenda, almoçamos uma comida maravilhosa e estamos nos divertindo mesmo”, disse, lembrando ainda as cidades pelas quais elas já viajaram: “Já fomos para Angra, Caxambu, São Lourenço, Búzios, enfim, já foram mais de dez viagens. Estávamos sentindo muita falta”.
Outro que também já tinha viajado muitas vezes com a ‘Melhor Idade’ é João Batista da Silva, de 72 anos, morador do Siderlândia. “Hoje é a segunda vez que venho aqui para Teresópolis. Foi maneiro da primeira vez e agora está melhor ainda. Senti muita falta da viagem, porque a gente acostuma, fica sempre na ansiedade para a próxima e, com a pandemia, acabou dando um tempo, mas agora estamos de volta. Estou feliz demais e curtindo muito este dia maravilhoso”, afirmou.
A primeira turma da ‘Melhor Idade’ também teve marinheiros de primeira viagem. Maria do Rosário, 70 anos, moradora do bairro Jardim Ponte Alta, está na sua primeira vez e falou da experiência. “Muito bom. Tudo maravilhoso. A comida, os castelos e os passeios. Nossa, está tudo demais. É muito bonito isso aqui. Estou aproveitando bastante e já querendo a próxima vez, porque, com certeza, vou querer estar aqui novamente”, ressaltou.
O grupo retornou a Volta Redonda na terça, dia 7, após o almoço. Cerca de 7.800 idosos, divididos em 17 grupos, participarão das viagens até o dia 21 de novembro.

Ação social (II)
No sábado, 3, o UniFOA participou de uma social do Nudiversis (Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria) destinada a pessoas da comunidade LGBTQIA+ de Volta Redonda. Na iniciativa, realizada no Escritório da Cidadania, no Campus Aterrado, a requalificação civil (retificação de nome e gênero) de pessoas transgênero foi o principal serviço procurado e a coordenadora do Nudiversis, Mirela Assad, realizou a triagem dos cadastros para que no próximo dia 28 de junho elas possam ir à capital fluminense, onde terão a elaboração dos processos pela DPGE, atendimento na Fiocruz para sentença judicial imediata e registro cartorário.
“A parceria do UniFOA com a Defensoria Pública acontece desde 2008, de forma ativa em prol da garantia de direitos das minorias. Além de ser uma ação social, é um diferencial importantíssimo para nosso aluno, que a partir dessas iniciativas tem uma formação já com outro olhar, preparado para atuar no mercado de trabalho de forma inclusiva”, ressaltou o responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão.
Essa foi a 4ª edição do Nudiversis, no entanto foi a primeira vez que aconteceu no interior do estado. “Poder contar com o UniFOA nessa ação é um caminho muito importante para que os atendimentos do Nudiversis sejam cada vez mais conhecidos, as ações que podemos entrar, as orientações jurídicas, e para que cada vez mais pessoas possam ter seus direitos garantidos”, destacou Mirela Assad.
A OAB de Barra Mansa também prestigiou a ação e se colocou à disposição para apoiar futuros eventos. “Nossa casa (OAB) também está aberta para receber pessoas que precisam desse primeiro atendimento”, garantiu a presidente da Comissão LGBTQIA+, Elen Monteiro, acompanhada de Iohana Araújo, membro da comissão.
O Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria atua com atendimentos de orientação, encaminhamentos jurídicos; elaboração de alvarás e/ou reconhecimento de dupla maternidade; requalificação de pessoas trans; ofícios de gratuidade: como casamento e união estável. E mesmo quem não esteve na ação social realizada no UniFOA poderá buscar seus direitos. “Podem procurar as defensorias públicas dos seus locais de domicílio para fazer uma ponte com o Nudiversis. Estamos no centro do Rio, mas em todas as comarcas do estado há Defensoria Pública, que pode ser esse canal de entrada para fazer a ponte com a gente”, afirmou a coordenadora, fornecendo contato para que os interessados possam obter mais informações: (21) 96551-3809.

 

O atleta Léo Moura, que jogou no Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo e Seleção Brasileira, estará em Volta Redonda, Pinheiral e Piraí, na próxima segunda, 13, para visitar os núcleos esportivos do Projeto ‘Passaporte Para a Vitória’, sob gestão do instituto que criou e onde atende cerca de 16 mil alunos, dos 5 aos 15 anos, meninos e meninas, devidamente matriculados nas escolas de ensino regular. Hoje, existem 33 núcleos espalhados pelo estado do Rio, graças a recursos obtidos através de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lima (PL/RJ). “Será um dia especial para todo o Sul Fluminense. Um projeto social visitado por um ídolo do esporte mundial fará a diferença na vida dos alunos. São histórias de uma pessoa que, como os nossos alunos, surgiu de uma comunidade e deu a volta por cima”, avaliou Fernando Marlos, gestor do Projeto ‘Passaporte para a Vitória’.

No sábado, 4, as tradicionais modas de viola chamaram a atenção de quem passou pela Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa. Conduzido pela Associação dos Sertanejos de Barra Mansa, o projeto ‘Arena da Viola’ levou ao público apresentações de músicos de todo o município. O evento é aberto ao público e a ‘Arena da Viola’ faz parte do calendário cultural da cidade e acontece sempre nos primeiros sábados de cada mês, das 8 às 11 horas.


A cantora, compositora e atriz Eduarda Lacerda, que é de Volta Redonda e morou em Barra Mansa com sua família durante toda a sua infância e adolescência, lançou na sexta, 3, a música autoral ‘Jeito Felino’, um single que a retrata como pessoa e artista e faz parte de um EP (Extended Play) que está sendo preparado para o segundo semestre deste ano. A música foi liberada à meia-noite nas plataformas digitais Spotify, Deezer e Apple Music e ainda no Youtube. “Eu estudei canto na Escola de Música Villa Lobos e lá conheci um professor que me convidou para produzir este EP, que será o primeiro lançamento oficial da minha carreira. Sempre senti uma conexão especial com os felinos e me identifico com eles, inclusive no meu modo de ser e agir. Amo os gatos e sou protetora de uma colônia. Vivo nessa correria de resgatar, castrar e conseguir adoção para os animais”, revelou. Aos que querem conferir o trabalho da jovem mais de perto, basta segui-la em seu Instagram: @aeduardaoficial.

Professores e outros profissionais de Medicina do UniFOA se reuniram na sexta, 3, e sábado, 4, para debater a revisão e reformulação do currículo do curso, para um currículo por competência. O encontro, realizado no campus Três Poços, foi liderado pela pedagoga e doutora curriculista Cássia Ferri, de Blumenau, de Santa Catarina, e é estruturado na ideia de construção de um currículo por competências. Desde o início do ano os encontros já vinham ocorrendo de forma remota, e este foi o primeiro em modo presencial. “Não é mais possível pensar que nós podemos formar profissionais nos nossos cursos de Medicina ou nos nossos cursos de formação que não estejam preparados para esses desafios do futuro. Então eu louvo a iniciativa do UniFOA neste sentido, porque XXI, para que estes se apropriem de conhecimentos, habilidades, atitudes e ferramentas que possibilitem um futuro com mais qualidade e que eles consigam de forma muito competente enfrentar os desafios”, afirmou Cássia.


O prefeito Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima Lima participaram na manhã de ontem, sexta, 10, do evento ‘Café com Pastores’, organizado pelos pastores Jônatas Rodrigues, da Igreja Dínamus, e Claudio Kelly, do Projeto Abraão e Sara. “Em Barra Mansa nós temos uma característica de caminharmos unidos com o Conselho de Pastores. Fico feliz de poder manter essa união e tomar decisões em conjunto, sempre os ouvindo e compartilhando”, destacou o prefeito.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Coluna Social

Coluna Social

Coluna Social

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp