Casa GERAL Centro de Alzheimer ganha prêmio ‘Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos...

Centro de Alzheimer ganha prêmio ‘Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa’

0
81
Screenshot

O Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos –, mantido pela prefeitura de Volta Redonda, vejam só que chique, vai receber o “Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa”, concedido pela Câmara dos Deputados. A indicação partiu da deputada federal Laura Carneiro, após a parlamentar visitar a unidade a convite do deputado estadual Munir
Neto, em janeiro. “Parabéns a toda a equipe competente do Centro-Dia Synval Santos, que trabalha para cuidar de quem precisa. Quando fizemos esse espaço, pensamos em ofertar um serviço de excelência, e mais uma vez o trabalho está sendo reconhecido”, comemorou Munir, que levou Laura Carneiro para conhecer a unidade de assistência social, que foi construída quando ele era secretário de Ação Comunitária em Volta Redonda.
Criado em 2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido anualmente a até cinco homenageados. A solenidade de entrega da premiação será no dia 1o de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O trabalho do Centro-Dia Synval Santos, único centro público para atendimento a pessoas com Alzheimer e seus familiares da América Latina, é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do departamento de Proteção Especial Social. A unidade, que completou 10 anos em 2024, visa fornecer o atendimento qualificado e continuado, através de estimulação aos idosos com a doença de Alzheimer, desenvolvendo suas capacidades.
A unidade ainda fornece suporte, orientação, escuta, acolhimento e acompanhamento das famílias, reduzindo a sobrecarga natural que a doença traz como uma espécie de efeito colateral. Essas ações impactam na qualidade de vida da família e do usuário.
Ao saber da novidade, o prefeito Neto agradeceu a Laura Carneiro pela homenagem. “Prestamos um serviço diferenciado e muito importante para essa parcela da população. E o comprometimento da equipe que atua com os idosos e seus familiares é fundamental para o sucesso do trabalho. São ações como o Centro-Dia Synval Santos e a qualidade dos nossos profissionais que colocam Volta Redonda como referência em assistência social no Brasil”, disse Neto, lembrando que a cidade do aço que tem o maior número de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) por habitante em todo o Brasil. 35 no total.

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp