quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasEspecialVeja quem Neto vai apoiar para prefeito nas cidades vizinhas

Veja quem Neto vai apoiar para prefeito nas cidades vizinhas

Por Mateus Gusmão

“Ele é o professor de todos nós”. Foi assim, com essas palavras, que o governador Cláudio Castro definiu o prefeito Antônio Francisco Neto em um evento recente em Volta Redonda. O vídeo em que Castro fez tal afirmação acabou sendo postado nas redes sociais e viralizou. Não à toa. É que Neto é tratado com deferência pelos políticos fluminenses. O motivo é simples: Neto é um caso raro no Brasil de um prefeito que se elegeu cinco vezes para comandar a mesma cidade. Detalhe: está com grandes chances de conseguir o seu sexto mandato, se for reeleito nas eleições de 6 de outubro.
É por essas e outras que o apoio de Neto a políticos de cidades vizinhas é disputado a tapa. “Todo mundo quer”, dispara um deles. A chancela de Neto a uma candidatura teria, segundo especialistas, peso suficiente para desequilibrar um pleito eleitoral. A favor, é claro, do político que conta com o apoio do chefe do Executivo volta-redondense. Em diversos municípios do Sul Fluminense, por exemplo, Neto já escolheu quem deverá apoiar. Em outros, ainda se mostra indeciso, mais por conta de interesses do seu grupo, em especial os de Munir Neto, seu irmão, deputado estadual que procura firmar boas alianças pensando em um futuro próximo.
Em Barra Mansa, Neto e Munir prometeram ao prefeito Rodrigo Drable apoiar a pré- candidatura de Luiz Furlani, que conta ainda com apoio declarado do governador Cláudio Castro. Furlani, que é vereador do PL, já se encontrou com Neto no Palácio 17 de Julho (ver foto). E, pelas redes sociais, trata o prefeito de Volta Redonda com extremo carinho, afinal, sabe que Neto vale quanto pesa. Em Resende, a tendência é que Neto e Munir apoiem o deputado estadual Tande Vieira (Pros), pré- candidato do atual prefeito Diogo Balieiro.

Kátia é a escolhida
Parceira política do deputado estadual Munir Neto (PSD), a advogada e vereadora Kátia Miki (Solidariedade) tem tudo para obter também o apoio de Neto como pré- candidata à prefeitura de Barra do Piraí. Ela, que faz oposição ao prefeito Mário Esteves, baseia sua campanha contra políticos de fora, aliados ou não do atual governo. Em release enviado à imprensa, em maio, Kátia destacou que contaria com apoio do prefeito de Volta Redonda, Neto, e do prefeito de Mendes, Jorge Henrique. “Estou construindo pontes com diversos políticos que se dispuseram a ajudar a reconstruir a nossa cidade. O prefeito Neto, que tem experiência de sobra com os seus 5 mandatos de prefeito, vai nos ajudar muito, nos orientando na implementação de projetos que deram certo na cidade do aço e que têm aprovação popular”, pontuou Kátia.
Ela vai além. Revela que conta com apoio do vereador Pedrinho ADL (Solidariedade), do ex-vereador Cristiano Almeida (que será seu candidato a vice), dos deputados federais Áureo Ribeiro (Solidariedade) e Laura Carneiro (PSD), dos deputados estaduais Munir Neto, André Corrêa (PP) e Júlio Rocha (AGIR), e do ex-prefeito barrense Jorge Babo (Cidadania).

Apoio a Pezão
Em Piraí, ninguém tinha dúvidas de que Neto iria declarar apoio ao amigo Luiz Fernando Pezão, ex-governador do estado do Rio, que é pré- candidato a prefeito da cidade. Nos últimos anos, inclusive, Pezão tem sido uma espécie de assessor informal de Neto no Palácio 17 de Julho. “Quando eu reassumi a prefeitura, em janeiro de 2021, encontramos um verdadeiro cenário de destruição. O Pezão ia para a prefeitura e ligava para os deputados federais pedindo ajuda. Ele conseguiu mais de R$ 30 milhões em emendas para Volta Redonda. Ele, com todo o seu prestígio, foi importante demais para a reconstrução de nossa cidade”, disse Neto ao reiterar o apoio a Pezão em evento realizado no domingo, 16, na pacata Piraí.
No encontro, o deputado estadual Munir, irmão de Neto, também anunciou que o PSD,
seu partido, irá apoiar Pezão. “Eu assumi o compromisso com a Executiva Estadual do PSD de ajudar a fortalecer o nosso partido aqui no Sul Fluminense. Em Piraí, junto com o vereador Sena, conseguimos montar uma nominata forte, com pessoas de bem e com disposição de trabalhar pelo município. Além disso, viemos reafirmar o nosso apoio ao Pezão, esse homem que já fez muito por Piraí e que, sem sombra de dúvidas, vai fazer muito mais”, disse Munir. Detalhe: há quem garanta que Sena, vereador, deverá sair como vice de Pezão. Isso depois de o ex-governador ter tentado convencer Neto a liberar sua secretária de Saúde, Maria Conceição, para disputar as eleições de Piraí. Desistiu.

Em Pinheiral, com Sediene
A atual vice-prefeita de Pinheiral, professora Sediene Maia (PSD), foi escolhida pelo prefeito Neto e pelo deputado Munir em Pinheiral. Ela disputará o pleito com Luciano Muniz, candidato do deputado Gustavo Tutuca e do atual prefeito, Ednardo Barbosa. Já o deputado estadual Jari Oliveira vai lançar Rivolney Pedrosa (PT). No início de maio, Neto esteve presente em um evento com os pré- candidatos a vereador dos partidos PSD, Novo e Avante.
Em seu discurso, Neto falou da importância de dar oportunidade a Sediene, “mulher guerreira e que ama Pinheiral”, disse. “Eu fui o autor do projeto de lei que permitiu emancipar o município de Pinheiral. Acompanhei a gestão de todos os prefeitos e vi o quanto todos eles contribuíram para o desenvolvimento desta cidade. Agora, eu acredito que seja a vez da Sediene, essa mulher guerreira, honesta, competente, preparada e que é apaixonada por Pinheiral”, completou.

Kaio Márcio
E, por último, Neto e Munir já decidiram apoiar a pré- candidatura de Kaio Márcio (PL) a prefeito de Itatiaia. Ele é formado em Direito, com especialização em Direito Público, foi diretor da Santa Casa de Resende e secretário de Administração do governo Balieiro.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp