Casa Editorias Especial Lista de Mineirinho causou indigestão em políticos de VR

Lista de Mineirinho causou indigestão em políticos de VR

0
111
Screenshot

Deu o que falar. A reportagem exclusiva publicada pelo aQui na última edição, mostrando as previsões do vereador Luciano Mineirinho para as eleições de 2024, criou um, digamos, quiproquó entre os parlamentares da cidade do aço. Isso porque a lista mostra, supostamente, quantas cadeiras cada partido de Volta Redonda deverá conquistar nas eleições de 6 de outubro. O Novo, por exemplo, pelos cálculos de Mineirinho, não deverá eleger ninguém. As previsões matemáticas do parlamentar, que é contador, foram apresentadas a Neto durante o churrasquinho solidário realizado recentemente no Clube Comercial, e o prefeito, depois de ver os números legenda por legenda, acabou concordando com Mineirinho.
As previsões, é claro, não agradaram aos líderes partidários, principalmente os políticos das legendas que, em tese, vão eleger apenas um parlamentar. Ou nenhum. Paulo Conrado, que formou a chapa de candidatos do Podemos, foi um dos primeiros a reagir à lista. “Podemos fazendo um vereador só? Esses caras (Mineirinho e Neto) não devem conhecer a nossa nominata. Temos muitos candidatos bons”, retrucou, em mensagem ao aQui.
Outro parlamentar, que pediu anonimato, explicou por que vários
colegas se incomodaram com a lista divulgada pelo aQui. “Quando os políticos vão montar uma chapa de candidatos, normalmente, fazem contas para, supostamente, eleger ao menos dois parlamentares. Colocam um vereador como puxador de votos, o que seria o mais votado da chapa, e fica uma vaga para os outros candidatos”, explicou. “Quando divulgam que o partido vai eleger apenas uma pessoa, por que os candidatos vão se esforçar e pedir votos?”, indagou.
Durante a sessão de segunda, 17, a primeira após a divulgação da reportagem, o assunto entre os parlamentares era a lista da discórdia. Ao chegar ao plenário para acompanhar a sessão, o vereador Luciano Mineirinho já foi questionado por Betinho Albertassi. “Ôh, Mineirinho, nas suas contas eu estou dentro ou fora?”, brincou Betinho. “Eu acho que suas contas estão erradas”, disparou outro parlamentar.
Já o presidente da Câmara, Edson Quinto, que segundo Neto e Mineirinho deverá ser eleito pelo PL, também falou sobre a lista. “Gostaria de fazer um elogio ao vereador Mineirinho. Eu acompanhei as previsões de vossa excelência para as eleições. Parabéns. Eu achei importante, porque a gente consegue guardar para, no final da eleição, ver realmente se aquilo ali se concretizou, se vai ficar próximo dos seus cálculos. É muito importante isso”, comentou.
Segundo Quinto, neste período é comum as pessoas realizarem pesquisas e marqueteiros fazerem previsões. “A gente vai juntando isso tudo para lá na frente ver se essa previsão vai se concretizar. Eu, que já tenho um tempo na Casa, também faço esse tipo de
previsão, mas faço de uma forma mais secreta”, disse. “Hoje, me ligaram querendo saber sobre essa lista do senhor. Quem tá meio apagado agora quer correr atrás de mais votos”, destacou.
O vereador Luciano Mineirinho, autor da lista, comentou a divulgação de suas previsões. “Nós estávamos em um bate- papo informal lá no Comercial, no evento do Churrasquinho Solidário. Eu tenho essa lista desde o último dia em que se poderia fazer filiações partidárias. Inclusive muitas pessoas aqui viram essa lista. Mas digo aos colegas que é com respeito, porque é só uma previsão. Meu telefone tocou demais, até colegas nos ligaram questionando o que eu coloquei. Eu espero que todo mundo tenha sucesso”, pontuou, esquecendo de citar que foi ele mesmo quem segurou a lista para que o editor do aQui a fotografasse. Para que fosse publicada, é claro.
Mineirinho até lembrou que o vereador Lela – que senta ao seu lado durante as sessões – também apresentou a ele uma lista com previsões. “E olha que a lista dele está muito parecida com a minha”, disparou. “Está bem parecida mesmo”, concordou Lela. Renan Cury ainda fez uma sugestão. “Aproveitando aqui para fazer uma sugestão: já que o Lela tem uma lista, aproveita o repórter do aQui que está acompanhando a sessão e deixa ele tirar uma foto”, brincou, o que não foi aceito por Lela.
Já o vereador Fábio Buchecha (DC), que o prefeito Neto aposta que será o mais votado no pleito de outubro, preferiu se esquivar da previsão. “Eu não falo nada, não opino. Eu só estou trabalhando na minha, quietinho, igual um mineirinho. Minha previsão é de acordar cedo e ir trabalhar todo dia”, disse.

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp