sexta-feira, março 29, 2024

Ufa

Dados da Polícia Militar e do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram uma sensível queda no número da violência em Barra Mansa entre os anos de 2017 e 2019. Os resultados envolvem os casos de furto, roubo, homicídio e apreensões. Segundo o comando do 28° Batalhão, a redução foi de 17,9% nos roubos de rua e 14,58% nos homicídios. Infelizmente (ou seria felizmente?), o número de prisões e apreensões aumentou. Não é para menos: 745 pessoas foram detidas em 2019 contra 532 em 2016, representando um crescimento de 40%, o que mostra pelo menos que a polícia está agindo nas ruas de Barra Mansa. O mesmo acontece com armas e drogas. No período, foram recolhidos 333 armas e 1.154 entorpecentes.

Segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre as três cidades mais populosas da região, Barra Mansa aparece com os melhores índices em queda nos registros de ocorrência, homicídio, roubos, furto e apreensão de drogas. Tem mais. O município é o segundo em recuperação de veículos roubados. “O trabalho sério que temos feito, a Polícia Civil, a Militar e a Guarda, tem permitido avançarmos todos os dias. O delegado Ronaldo, o Capitão Videira e o Comandante Valcir têm realizado um grande trabalho em equipe”, analisou o prefeito Rodrigo Drable.

O capitão da 2ª Cia, Alcimar Videira, aponta as razões para a melhora na segurança do município. “Isso é resultado da integração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, em parceria com a Guarda Municipal. Sempre que possível, trabalhamos em equipe. Mais de 85% dos policiais que trabalham na área de Barra Mansa são moradores do município e são clientes do próprio trabalho, zelando por suas famílias e por toda a sociedade. Aumentamos em muito as prisões de drogas e armas na região nos últimos dois anos”, informou.

O chefe do setor de inteligência da 90ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ribeiro, informou que Barra Mansa tem se destacado tanto nos mecanismos de segurança, quanto nos resultados obtidos. “O número de casos caiu. Nós trabalhamos com metas estipuladas pela corporação e nos mantivemos com resultado positivo. Isso envolve quantidade de prisão e inquéritos relatados, aqueles que foram concluídos. Em 2018, a Polícia Civil de Barra Mansa ficou em primeiro lugar em produtividade, em um ranking envolvendo as 167 delegacias do estado do Rio de Janeiro. Em 2019 conquistou o segundo lugar. Barra Mansa está bem administrada”, informa.

Alexandre também pontua as ações em Barra Mansa que ajudaram a conquistar esses índices. “Nós tivemos uma boa redução nos casos de violência contra a mulher nos anos de 2018 e 2019. Neste ano não tivemos nenhum caso de feminicídio. Estamos fazendo um trabalho pesado contra o tráfico, com prisões frequentes. Os chefes das facções estão presos e o número de entorpecentes e armas apreendidas ampliou”, conclui.

A Prefeitura de Barra Mansa tem intensificado ações para garantir a segurança dos cidadãos. O Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp) é uma ação integrada das forças de segurança, equipado com 75 câmeras e com canal de denúncias 24 horas por dia, através do 153. No local são realizadas diversas medidas protetivas em favor da população.

A Patrulha da Mulher funciona como canal direto para denúncias. Os resultados podem ser mensurados através do aumento do número de registros de denúncias na 90ª DP, assim como no índice de prisões. O serviço realiza rondas em todos os bairros e distritos, com a participação de dois guardas municipais e um policial militar, sendo um agente do sexo feminino. O serviço pode ser acionado pelo WhatsApp (24) 98175-9429 ou pelos telefones de plantão da Guarda Municipal (24) 3028-9339 e 3028-9369.

A ronda escolar realiza patrulhamento de segunda a sexta-feira e envolve agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A iniciativa já consolidou mais de doze mil atendimentos rotineiros nos últimos anos. São mais de 6,5 mil visitas às redondezas de 65 unidades escolares e 12 creches, abrangendo as escolas do governo do Estado e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). A ação permitiu zerar o índice de furtos e roubos nas imediações das instituições de ensino, além de viabilizar a apreensão de drogas e armas.

O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, fala sobre a importância da parceria entre os órgãos de segurança. “A Polícia Militar e a Civil são grandes parceiras da Guarda Municipal e de Barra Mansa. Nós temos à nossa disposição o Cesp, viaturas e efetivo, atendendo as demandas diárias. Com essa parceria, implantamos outros programas, como a Patrulha da Mulher, que tem atendido muito bem à população feminina, além da Ronda Escolar. Agradeço o incentivo do prefeito Rodrigo Drable e do secretário Luiz Furlani, que nos ajudaram a criar dispositivos e os meios necessário para implantação e fortalecimento desses programas”.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp