terça-feira, janeiro 21, 2025
CasaGERALTempo de renovar matriculas

Tempo de renovar matriculas

A renovação das matrículas dos estudantes da rede pública estadual de ensino já começou e vai até o próximo dia 22. Para garantir a vaga no ano letivo de 2019, o responsável – ou o próprio aluno, maior de 18 anos – deve ir à escola em que está matriculado e confirmar o desejo de permanecer na unidade. “É importante que os alunos fiquem atentos a esse prazo. O procedimento de renovação de matrículas é simples e as escolas e os professores estão orientados a reforçar a necessidade de o estudante garantir a vaga para o próximo ano”, informou o secretário estadual de Educação, Wagner Victer.

 

Ele lembra que os alunos que desejam ingressar em escolas da secretaria de Estado de Educação (Seeduc) devem ficar atentos. A pré-matrícula para novos estudantes começou na quarta, 31, e termina no dia 4 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 21 de dezembro.

 

O interessado deve se inscrever pelo link da página da Seeduc no Facebook, disponível em www.facebook.com/SeeducRJ, ou diretamente pelo site Matrícula Fácil, no endereço www.matri-culafacil.rj.gov.br.

Barra Mansa

A secretaria de Educação de Barra Mansa também deu início à Chamada Escolar 2019. A rede possui 67 unidades escolares, sendo seis creches, três núcleos infantis e 58 escolas, abrangendo cerca de 20 mil alunos. Os pais e responsáveis pelas crianças que completarão até o fim do mês de março do ano que vem dois anos de idade ou mais já podem procurar a unidade escolar mais próxima de sua residência para efetuar a pré-matrícula. O cadastro é válido para crianças que não estão matriculadas em nenhuma das unidades escolares da rede municipal de ensino e segue até o dia 30 de novembro.

 

De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, a pré-matrícula é obrigatória para alunos que completam quatro anos de idade até o dia 31 de março de 2019. As vagas oferecidas são para Maternal II e III, Pré I e II, e 1º ano do Ensino Fundamental. “A pré-matrícula deve ser realizada diretamente nas unidades escolares da rede municipal. Os pais ou responsáveis legais terão que escolher até três opções de unidades dentro das áreas próximas à residência do aluno”.

 

Em caso de número de candidatos maior que o número de vagas, serão considerados os seguintes critérios de preferência: candidato portador de deficiência/transtorno global de desenvolvimento; maior idade; irmão na escola; proximidade da escola e número de protocolo mais antigo. “O cadastramento dos candidatos respeitará sempre o número de vagas fornecidas, segundo as possibilidades dos espaços físicos destinados às salas de aulas”, completou.

 

Para a matrícula é imprescindível a apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade do aluno; cartão de vacinação; cartão do SUS; cartão do Bolsa Família, se for usuário do benefício federal; CPF e RG do responsável; comprovante de residência; duas fotos 3×4; declaração de transferência ou histórico escolar, se a criança já for estudante em outra unidade.

 

A listagem geral dos alunos selecionados no processo de pré-matrícula será divulgada nas unidades escolares no dia 14 de dezembro. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, os responsáveis devem confirmar a matrícula nas escolas. Os alunos provenientes, por meio de transferência, de outros sistemas de ensino ou da rede particular, devem aguardar o início do ano letivo de 2019 ou ingressar através da pré-matrícula, desde que respeitem as exigências.

Volta Redonda

A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) vai abrir, no período de 5 a 23 de novembro, as inscrições do processo seletivo para alunos ingressarem no 1 º ano do Ensino Médio matutino para 2019. As vagas serão preenchidas através de aprovação e classificação dos alunos. As inscrições serão feitas nas unidades de ensino da Fevre, das 8 às 12 horas e das 13 às 16h30min. Poderá participar do processo seletivo, qualquer aluno que tenha concluído o 9º ano do ensino funda-mental, ou esteja em fase de conclusão, neste ano letivo.

 

As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: Colégio Getúlio Vargas (70), Colégio João XXIII (70), Colégio José Botelho de Athayde (35), Colégio Professora Delce Horta Delgado (35). E, de acordo com o edital, o formulário de inscrição deverá ser preenchido pelo aluno maior de 18 anos, ou pelo responsável, no caso do aluno menor de idade. Cada candidato só poderá concorrer às vagas de um único colégio. Ao preencher a ficha de inscrição, o aluno ou seu responsável deverá indicar o colégio de sua preferência.

 

Os candidatos com deficiência que participarem deste Processo Seletivo deverão informar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência que possui e o tipo de atendimento necessário à realização de sua prova (rampa para cadeirante, intérprete de Libras, ledor ou prova ampliada). As vagas para os candidatos com deficiência visual estarão disponíveis no Colégio Getúlio Vargas. Para os candidatos com deficiência auditiva, as vagas são no Colégio Professora Delce Horta Delgado. Já no Colégio José Botelho de Athayde, as vagas são para os candidatos com autismo. Os candidatos com outras deficiências estudarão no Colégio João XXIII.

 

O Processo Seletivo será através de prova objetiva e terá caráter classificatório, porém será eliminado do processo o aluno que obtiver o total de zero ponto. A prova será realizada no Colégio Getúlio Vargas, em 2 de dezembro, às 9 horas. Mais informações em https://new.voltaredonda.rj.gov.br/.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp