Tá igual a um ‘camarão’?

maite_cor

O Carnaval acabou e foi inesquecível, não é? Mas você passou dos limites? Exagerou na praia ou na piscina? Esqueceu de usar ou reaplicar o seu filtro solar? Estava sem sol e achou que não precisava de proteção? Agora está ardendo, queimando, vermelho ou até com bolhas?

Você sofreu o que chamamos de queimadura solar. É uma inflamação da pele que se deve pela exposição excessiva ao sol e pode manifestar desde vermelhidão até formação de bolhas. Dor, queimação, ardência, coceira, pinicação, descamação e mudança na textura da pele são os sintomas comuns.

Os casos mais graves sempre devem ser avaliados pelo dermatologista. Para os casos mais leves, damos dicas de como cuidar em casa. Mas, na dúvida ou em caso de demora na melhora, procure sempre o seu médico.

Em primeiro lugar vamos precisar de muita hidratação. Beba bastante água e use cremes hidratantes, principalmente aqueles com ativos calmantes como aloe vera, vitaminas A e E e a calamina. Use várias vezes ao dia. Evite produtos desconhecidos e as famosas receitas caseiras.

Os banhos têm que ser frios e com sabonetes neutros para não aumentar o ressecamento da pele. Logo após, capriche ainda mais no uso dos cremes. Compressas úmidas e geladas também ajudam a aliviar o desconforto.
Não se exponha mais ao sol enquanto não houver melhora de todo o quadro.
Alguns casos necessitam de pomadas de corticóides e/ou antibióticos, mas só use com indicação médica. Não fure as bolhas, elas devem sumir espontaneamente, para não expor a pele sensível que está embaixo.

Quando começar a descamar, não puxe as peles soltas também para não expor as camadas inferiores que não estão prontas.

Não esqueça que a queimadura solar aumenta a incidência de câncer de pele no futuro. Então não deixe de se cuidar e se proteger.

Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088 e no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098. Confira meu perfil no Instagram: @dramaitebahia

Deixe uma resposta