quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasArtigosSer feliz fazendo o outro feliz - “Com Deus, tem Jeito”

Ser feliz fazendo o outro feliz – “Com Deus, tem Jeito”

Nesse período de pandemia, muito se tem falado sobre a necessidade do isolamento social e a importância da máscara e da higienização constante. Mas existe um grupo de pessoas que não tem casa, nem mesmo condições de manter hábitos de higienização. Trata-se de uma população de extrema vulnerabilidade, que está em situação de rua. Muitas dessas pessoas têm doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas graves, infecções por tuberculose, pneumonia, além da imunidade muito baixa, devido à falta de alimentação e à qualidade de vida, em condições subumanas.
Na maioria dos casos, são pessoas que estão nessas condições em consequência de muitas dores e sofrimentos. Elas necessitam apenas de ser amadas e de oportunidade para uma nova vida. Por isso, a comunhão é o caminho, e motiva a Obra Lumen, a Comunidade Canção Nova, a Casa do Menor e a Fazenda da Esperança, que mais uma vez, se uniram com outras centenas de carismas, movimentos, pastorais e instituições, através do Projeto “Com Deus, tem Jeito” (@encontrocomdeustemjeito).
Desde o início da pandemia, nosso projeto já acolheu quase quatro mil pessoas em situação de rua no Brasil, entre homens, mulheres e mães com crianças. Os acolhimentos aconteceram em 25 estados do país.
Todos os acolhimentos foram realizados respeitando as recomendações sanitárias, com todos os cuidados e medidas preventivas. Muitos dos irmãos e irmãs acolhidos já concluíram o seu processo de acolhimento, retomaram os vínculos familiares e já foram reinseridos na sociedade. E outros, hoje já recuperados, ofertam suas vidas como missionários, resgatando e ajudando no acolhimento daqueles que estão nas ruas.
Através desse projeto, também estimulamos a solidariedade, que acontece a partir de um encontro sincero da humanidade com “Jesus Abandonado”, encarnado nos pobres (cf. Mt 25,40). Acreditamos que a felicidade não está em possuir bens, poder e prazer. Mas em sair de si mesmo e ir ao encontro do outro.
O Papa Francisco enviou para o Projeto, pela 5ª vez, uma carta com a sua bênção apostólica e palavras de incentivo e motivação. “…o Papa saúda cada um dos participantes, convidando-lhes a seguirem respondendo com generosidade ao premente apelo que a Sagrada Escritura faz para que os pobres sejam acolhidos e amados.”
Para que esse trabalho continue acontecendo, contamos com você, que pode fazer o seu cadastro no site www.lumenserfeliz.com. Seja feliz fazendo o outro feliz!
Edwin Costa é coordenador da Obra Lumen e do Encontro “Com Deus, tem Jeito”, realizado em parceria com a Canção Nova (@lumenserfeliz)

 

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp