sexta-feira, setembro 13, 2024
CasaEditoriasEspecialRanking mortal

Ranking mortal

Volta Redonda registra 10 mortes por Covid-19 só na primeira semana de julho, com média móvel de um óbito por dia

Pollyanna Xavier

Os números da Covid-19 em Volta Redonda continuam subindo e os óbitos têm acompanhado esse crescimento. Em junho, a cidade registrou 23 mortes pela doença, e em julho, só na primeira semana do mês, foram 10 óbitos. Os dados são do Portal da Transparência Cartorária, que, pela primeira vez desde o início da pandemia, estão alinhados com as estatísticas da prefeitura. Quanto aos casos confirmados, foram 1.480 registros de 1° de julho até ontem, sexta, 8. A explicação para o crescimento dos indicadores da doença continua a mesma: esquema vacinal incompleto ou pessoas que nunca chegaram a tomar nenhuma dose.
O cenário epidemiológico de Volta Redonda não é o mesmo de cidades vizinhas como Barra Mansa, Barra do Piraí ou Piraí. Nestes três municípios foi registrado somente um óbito em julho. Na região, os municípios com maior número de mortes por Covid são Vassouras e Resende, com três registros cada. Por falar em Resende, a prefeitura divulgou uma nota oficial na última semana, informando as mortes de duas crianças – de um mês e de cinco anos – com idades não contempladas pelas vacinas. A causa informada foi insuficiência respiratória grave, mas, nas redes sociais, familiares confirmaram que as crianças testaram positivo para a Covid.
O número de óbitos de Volta Redonda nos primeiros nove dias de julho equipara-se ao de cidades da região metropolitana do Rio, como Niterói e São Gonçalo, cuja população é duas vezes maior do que a da cidade do aço. No ranking estadual, o município aparece ao lado de São Gonçalo, com 10 mortes em julho, e atrás somente da cidade do Rio de Janeiro, que até o dia 8 havia registrado 58 óbitos. Niterói está em terceiro lugar, com sete mortes, e os demais municípios fluminenses registraram entre 1 a 5 óbitos ou não registraram.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Todo cuidado é pouco

Em ordem

A semana dos candidatos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp