GERAL

0
784

AAP-VR forma primeira turma do Curso de Inclusão Digital
A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda realizou na quarta, 6, no salão de sua sede na Vila, a formatura de 65 idosos da primeira turma do Curso de Inclusão Digital, que a entidade administra em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O presidente Ubirajara Vaz, que presidiu a solenidade, entregou o certificado de conclusão ao formando João Tarcísio de Moraes, engenheiro aposentado, que vai completar 83 anos em setembro.
Os 65 idosos que se formaram nesta primeira turma são de Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí. Durante dois meses, uma vez por semana, eles tiveram aulas de informática e aprenderam, ainda, a utilizar a internet em celulares e tablets. O evento contou com a participação do Coral Alvorada, da AAP-VR, que cantou clássicos da MPB na abertura e no final.
Para o formando João Tarcísio, decano da turma, “o curso foi excelente, com ótimos instrutores”. Já Elaine Nascimento Gomes, também formanda, disse que sua vida mudou com o curso. “Eu tinha verdadeira aversão a computador, medo de mexer. Com o curso, tudo se tornou mais simples, os professores são ótimos e pacientes. Facilitou muito a minha vida. Eu precisava perder o medo e, agora, me sinto atualizada”, afirmou.
O diretor de Assistência Social da AAP-VR, Manoel Messias dos Santos, cuja área é responsável pelo curso, estava alegre com o resultado obtido. “Vamos ter muitas outras solenidades como essa. E é grande a nossa admiração por vocês, que resolveram dar um passo mais alto e aceitaram o desafio de estudarem informática. Vocês são um exemplo para muitos outros”, afirmou.


Volta Redonda avança com projeto do Hospital Veterinário Regional
A prefeitura de Volta Redonda, por meio do IPPU, definiu o projeto para a construção de um Hospital Veterinário Regional, que será feito em parceria com o governo do Estado. A novidade é que a unidade não ficará mais no Roma; será construída no Rústico. Para que isso saia do papel, o governo Neto vai doar o terreno e o Estado será responsável pela licitação, obra, fiscalização e manutenção do futuro HVR, que terá 600 metros quadrados de área construída, com ambulatório, sala de cirurgia para procedimentos emergenciais e eletivos como castração. Terá ainda quatro consultórios, salas de Raio-X e ultrassom, laboratório para exames de sangue e coprológico, local para internação de cães e gatos, além da área administrativa e refeitório para funcionários. E deverá funcionar 24 horas por dia.
A garantia de construção do Hospital Veterinário surgiu no final de maio quando o vereador Renan Cury, o deputado federal Doutor Luizinho e o governador Cláudio Castro se reuniram para tratar do tema. A ideia foi aprovada pelo prefeito Neto, que ofereceu o terreno e entregou ao IPPU-VR a elaboração do projeto. “Em menos de dois meses o projeto já está tomando forma. O Hospital Veterinário é um sonho da nossa população que, em breve, vai sair do papel”, comentou Neto ao lado do Renan Cury.

Centro Dia para Idosos ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
A prefeitura de Volta Redonda conquistou o primeiro lugar em seleção de experiências bem sucedidas em geriatria e gerontologia para idosos com 80 anos ou mais do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos. O reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que abriu espaço para que instituições inscrevessem seus programas, e escolheu os três melhores para serem apresentados no 12º Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia (CSBGG) – 2022, que acontece entre os dias 28 a 30 de julho, em Florianópolis, Santa Catarina. O de Volta Redonda será apresentado no dia 29, às 17 horas.
A diretora do Departamento de Proteção Especial Social da secretaria de Ação Comunitária (Smac), Denise Alves de Carvalho, afirmou que três programas foram selecionados. “Ficamos em primeiro lugar e somos o único programa público selecionado. Os demais são da iniciativa privada: ação de prevenção para idosos, de fisioterapeutas do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Itu, São Paulo; e o modelo assistencial, da Unimed Belo Horizonte”, contou.
Neto aproveitou para lembrar que o Centro Dia, inaugurado em 2014, em seu quarto mandato como prefeito de Volta Redonda, é uma iniciativa pioneira. “Somos o único serviço público voltado para idosos com Alzheimer e seus familiares da América Latina. Agora, temos o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia que coloca o município, definitivamente, como referência para os demais no cuidado com os idosos”, afirmou.