quinta-feira, abril 18, 2024
CasaGERALPelo telefone

Pelo telefone

Mais de 100 pessoas impactadas pelo isolamento social procuraram atendimento, em menos de uma semana, por dos psicológicos que a prefeitura de Volta Redonda colocou à disposição para conversar com os voltarredondenses afetados psicologicamente pela Covid-19. O serviço, criado pela secretaria de Saúde, conta com uma equipe composta por 24 psicólogos, que estão à disposição da população de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, através dos números: 3339-9154, 3339-9674 e 3339-9158.

De acordo com a pasta, dos atendimentos realizados, 88 foram para mulheres com idades entre 20 e 85 anos e 20 para homens com idades de 15 a 74 anos. Detalhe: 50% por cento dos casos estão ligados à ansiedade. Os demais são de pessoas em pânico, com dúvidas sobre a Covid-19 ou em busca de orientações gerais.

O prefeito Samuca Silva explicou como funciona o canal. “Estamos viabilizando esse apoio psicológico para as pessoas que se sentem ansiosas, com medo e dificuldades no isolamento. Elas precisam ficar em casa, mas com tranquilidade e com a certeza de que estamos fazendo tudo para conter o vírus”, disse. 

O secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, destaca que as notícias falsas agravam as condições de saúde das pessoas que estão em restrição social. “Essas notícias acabam gerando mais angústia em quem recebe. As informações distorcidas geram ansiedade. Algumas pessoas estão próximas dos familiares e outras distantes. Isso também aumenta a preocupação neste momento”, ressaltou o secretário.

De acordo com a coordenadora do setor de Saúde Mental da secretaria de Saúde, Renata Vasquez, o serviço conta com sigilo e privacidade, oferecendo escuta qualificada, acolhimento, psicoeducação e as orientações necessárias para cada caso abordado. “A sensação da quarentena vai aumentando com o tempo de isolamento social. Nos primeiros dias as pessoas se organizam. Mas a expectativa constante de receber informações sobre os dados da doença afeta a todos. Direcionamos nossa interação social apenas para os dispositivos online, o que aumenta a ansiedade”, pontuou.

Auxílio psicológico

A secretaria de Estado de Vitimados (Sevit) se inspirou em Volta Redonda e também passou a oferecer atendimento psicológico aos idosos e demais pessoas dos grupos de risco que estejam em isolamento domiciliar para evitar o contágio pelo novo coronavírus.  Os atendimentos serão realizados remotamente, seja por telefone ou via internet.

Para a titular da pasta, Pricilla de Oliveira Azevedo, o atendimento vai ajudar a quem está passando por dificuldades em casa.  “Sabemos que muitas pessoas estão ansiosas, angustiadas, vivendo uma situação atípica”. Queremos ouvir e acolher esse grupo, é um apoio emocional” disse.

 Além da equipe psicossocial da Sevit, profissionais da área de psicologia que se inscreveram no programa de voluntariado da Secretaria de Estado de Saúde também serão chamados para reforçar o trabalho. Eles serão convocados em grupos conforme a demanda.

 Quem desejar atendimento deverá entrar em contato pelo WhatsApp (21 99408-3287), pelo e-mail [email protected], ou pelas redes sociais @sevitrj da secretaria. A secretaria de Estado de Saúde também vai encaminhar as pessoas que solicitarem auxílio através da pasta.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp