segunda-feira, junho 17, 2024
CasaGERALPelo GPS

Pelo GPS

Taxistas de Volta Redonda terão ‘botão de pedido de ajuda’ ligado à Semop

Os taxistas de Volta Redonda vão contar com mais uma ferramenta para se protegerem nas ruas da cidade. Será o “botão de pedido de ajuda”, um dispositivo silencioso que, ao ser acionado, alertará as forças de segurança da situação de perigo iminente. O sistema será interligado à Secretaria de Ordem Pública (Semop) e, em tese, o taxista levará apenas cinco segundos para pedir ajuda. Pelo menos foi o que o titular da Semop, Luiz Henrique, garantiu ao apresentar a ferramenta ao presidente do Sindicato dos Taxistas do Sul Fluminense, Clóvis Barbosa da Silveira, que estava acompanhado por representantes de uma cooperativa de táxis.
Segundo Luiz Henrique, por meio do aplicativo com sistema de georreferenciamento (GPS), os taxistas poderão acionar em cinco segundos as forças de segurança no Ciosp, onde as autoridades tomarão conhecimento do pedido de ajuda e da localização da vítima, fazendo com que uma viatura da Polícia Militar ou Guarda Municipal mais próxima possa chegar rapidamente no local. “Entendemos que o ‘botão de pedido de ajuda’ vai gerar mais segurança. E o objetivo é
que os taxistas se tornem também aliados da Segurança Pública. Colaborando conosco, porque eles estão em todos os lugares, rodando por muitos locais”, justificou.
O dispositivo já está pronto para ser colocado em prática, e a expectativa é de que o sistema seja apresentado aos taxistas cooperados nos próximos dias. Após aprovação dos profissionais, eles receberão um treinamento para saber como e quando deverão acionar o “botão de pedido de ajuda”. “Todo e qualquer movimento que possa dar mais tranquilidade e segurança aos taxistas é do nosso interesse. Para nós, é um avanço”, avaliou Clóvis Silveira.
Participaram também da reunião o subsecretário da Semop, Amauri Pego; o coordenador do Ciosp, inspetor Gilson do Carmo; representantes da empresa responsável pela manutenção do sistema de câmeras e monitoramento de Volta Redonda, além de diretores do Sindicato dos Taxistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp