sábado, abril 27, 2024
CasaEditoriasEspecialParada para hidratação e Posto Avançado da GM agora servem de casa...

Parada para hidratação e Posto Avançado da GM agora servem de casa para o mosquito da dengue

Foto: Luiz Vieira 

 

Depois de receber várias reclamações de quem gosta de caminhar pela popular Beira-Rio (Avenida Adalberto de Barros Nunes) – que tinha tudo para ser o melhor local para isso em Volta Redonda –, a reportagem do aQui chegou à triste conclusão: a pista de 5 km e a ciclovia que existe em toda a extensão estão ‘fora de forma’. Ou seja, estão abandonadas. Quase impraticáveis.
E provas disso não faltam. Para começar, os 5 km, na sua maioria, vivem sujos, com galhos e folhas espalhadas por toda parte, piso quebrado, solto, remendado e desnivelado, podendo provocar acidentes nas centenas de pessoas que passam por lá diariamente, sem contar o mato alto. Para piorar, a grade metálica que serviria de proteção, pintada recentemente, não foi toda recuperada. Em alguns trechos, nem existe mais, e as que estão danificadas ou quebradas não foram recuperadas. Mas foram pintadas assim mesmo. Tem mais. As lâmpadas que existiam nos muros à beira do rio também foram destruídas. Não iluminam mais nada.
O engraçado é que quem passa pela Beira-Rio descobre que, há pouco tempo, o prefeito Neto e o governador Cláudio Castro, acompanhados por uma penca de secretários municipais e estaduais, estiveram por lá para promover a ‘entrega das melhorias e reformas da Nova Beira-Rio’ que o Poder Público fez. Ou deveria ter feito. Foi no dia 4 de outubro do ano passado, com direito a show do grupo Golden Boys, quando Neto e Castro anunciaram a construção de uma nova ETA no Aero Clube. No dia, Castro ficou tão animado que cantou, tocando violão, a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
A cena – de Castro cantando e tocando violão – não saiu da memória de um dos volta-redondenses que caminham pela Beira-Rio. “Eles entregaram as ‘melhorias’ e foram embora”, ironizou, indo além: “Aqui tem tudo para ser a melhor pista de caminhada de Volta Redonda. Tem, mas não é”, compara, lembrando que o abandono afeta até a se- gurança dos que praticam o esporte ou simplesmente dos que passam pelo local, indo ou voltando do serviço, como os operários da CSN que utilizam a entrada oeste da Usina Presidente Vargas.
Ele tem razão. Até o posto avançado da GM existente na Beira-Rio está abandonado. “Os guardas sumiram daqui”, garante um senhor, já aposentado, que tem o costume de fazer caminhadas aos sábados e domingos. Ele, que se identificou como Edir, fez questão de mostrar à reportagem que o posto da GM e as construções que funcionariam como quiosques estão sem portas, janelas, torneiras e vasos sanitários. Não servem para mais nada. Nem luz têm. O banheiro de um deles parece um chiqueiro, tamanho fedor.

Outro volta-redondense inconformado com o abandono da Beira-Rio vai além. “Agora, o posto da guarda municipal só serve para abrigo de moradores em situação de rua e até para os ‘cracudos’”, disparou Alexandre Correia de Melo, de 57 anos, que caminhava com a mãe na manhã de sábado, 16. “Eles usam o posto que era da guarda para se drogar. Lá vive cheio de seringas”, comentou. “Sem contar o mau cheiro, já que utilizam os postos também para fazer suas necessidades físicas”, acrescentou.

Detalhe: no Posto Avançado da Guarda Municipal de Volta Redonda, que leva o nome do GM Edevaldo Lourenço Sala- margo, há claros sinais de focos do mosquito da dengue. O hidrômetro da unidade foi arrancado e vaza água 24 horas por dia, e há enormes poças de água ao lado e atrás do postinho, sem que apareça a vigilância sanitária para interditar o local. “O ideal seria que mandasse recuperar, mas, como isso é difícil, pode interditar mesmo”, sugeriu Alexandre.
Quase na divisa com Barra Mansa, o local onde funcionaria um quiosque está em estado de miséria, sem portas e janelas. E o que um dia foi um ponto de atração turística, idealizado pelo ex-prefeito Aloísio de Campos Costa para servir como ‘parada de hidratação’, com direionde as crianças brincavam tomando banho foram roubadas. Hoje só se vê os encanamentos que jogavam a água para o alto. Passaram a servir de residência para o mosquito da dengue. À noite, quem passa pela antiga parada de hidratação pode cair em um dos buracos existentes e se machucar, é claro. “Se não querem arrumar – é o que parece –, que cimentem tudo para que ninguém caia e quebre o pé”, sugere outro frequentador da Beira-Rio. Até mesmo as crianças estão sendo prejudicadas com o abandono da ‘Nova’ Beira-Rio, que de nova não tem mais nada. É que os parquinhos
VR, começou uma obra e largou tudo ao deus-dará.
Quanto aos cinco quiosques existentes – sendo três deles ao lado da passagem oeste da CSN –, estão totalmente sem uso desde que foram construídos. Uma fonte do aQui garante que a prefeitura, para ceder os quiosques, teria de promover um chamamento público, exigido pelo Ministério Público. E é aí que mora o problema. Como o MP não permite a venda de bebidas alcoólicas e frituras de salgadinhos, por exemplo, ninguém se interessa em ocupá-los. “Foi dinheiro jogado fora”, avalia a fonte, que pede que seu nome não seja revelado.

Foto: Divulgação 


NOTA DA REDAÇÃO:
A prefeitura de Volta Redonda foi procurada para falar a respeito dos problemas encontrados na ‘Nova’ Beira Rio e pouco acrescentou à matéria. Disse que o mato vem sendo cortado, mas que, devido às chuvas, cresce rapidamente. Quanto aos quiosques, confirmou a informação de que o uso depende do chamamento público exigido pelo MP e adiantou que não existe procura por eles. E, por último, anunciou que o “posto avançado da GM pode vir a ser usado, em breve, pela Secretaria de Ação Social em conjunto com a Guarda Municipal. A boa notícia é que na manhã de quinta, 21, uma equipe da prefeitura de Volta Redonda iniciou os trabalhos de limpeza geral na Nova Av. Beira Rio (ver foto).

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp