sexta-feira, setembro 13, 2024
CasaGERALPara jovens

Para jovens

Jovens entre 18 e 24 anos lideram mercado de trabalho em VR e BM

Por Mateus Gusmão

A juventude faz a diferença para quem está procurando emprego em Volta Redonda e Barra Mansa. Pelo menos é o que demonstram os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) acerca do mercado de trabalho nos dois municípios. Por exemplo, se você está em busca de um emprego e tem entre 18 e 24 anos, sua chance de obter uma vaga é grande. Mas se tiver mais de 50, a chance é bem menor. Ou até impossível, conforme provam os números do Ministério do Trabalho.
Segundo os dados, de janeiro a outubro foram criados 2.348 empregos em Volta Redonda. Das vagas, a grande maioria ficou com os jovens entre 18 e 24 anos: 1.773. A segunda faixa etária que mais conseguiu emprego foi o das pessoas entre 40 e 49 anos, que conquistou apenas 309 vagas.
Se por um lado houve a criação de vagas em algumas faixas etárias, para os mais velhos as oportunidades de trabalho diminuíram. As pessoas acima de 65 anos tiveram, vejam só, uma diminuição de espaço no mercado de trabalho, com o fechamento de 93 vagas, sendo que 54 eram de pessoas com 50 a 64 anos. Dos empregos gerados na cidade do aço, a maioria foi para quem tem ensino médio completo: 1.747 empregos gerados. Para quem tem ensino médio incompleto, foram abertas 371 vagas.
Barra Mansa também ampliou o mercado de trabalho de janeiro a outubro de 2022, tendo
registrado saldo positivo de 1.057 vagas. A maioria também ficou para os jovens de 18 a 24 anos, com 630 empregos. Assim como em Volta Redonda, os que têm mais de 65 anos viram o mercado diminuir, com menos 48 oportunidades de trabalho. O grupo de quem tem ensino médio completo também foi o que se deu melhor no mercado de trabalho, com saldo de 815 vagas.

Saldo positivo
Pelo sexto mês consecutivo, Volta Redonda registrou saldo positivo na geração de empregos. Os números do Caged mostram que o município teve 2.754 admissões, contra 2.215 desligamentos em outubro: saldo de 539 novas contratações – número 131% maior que o registrado em setembro (233). A Indústria foi o setor com o maior saldo positivo, contabilizando 310 novas vagas criadas, seguida do Comércio, com 125 novos postos de trabalhos gerados. Em terceiro ficou o setor de Serviços (75), e em quarto, a área de Construção (30).
Como não poderia deixar de ser, a prefeitura comemorou o dado positivo dizendo que o resultado mostra que a cidade segue colhendo resultados de ações do poder público junto à iniciativa privada para a criação de novas oportunidades. A mais recente é a parceria entre a secretaria de Ação Comunitária (Smac) e a CBSI (Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura) para selecionar candidatos para mais de 500 vagas de emprego. As entrevistas estão sendo realizadas em 18 unidades do Cras até o próximo dia 9 de dezembro (ver box).
A CSN também está com inscrições abertas para mais de 300 vagas na área de siderurgia para cargos na operação da Usina Presidente Vargas. E 120 dessas vagas são afirmativas para mulheres, além de a empresa incentivar a inscrição de pessoas com deficiência (PCDs). E mais empregos devem ser gerados na cidade nos próximos meses, pois já estão em andamento as obras de terraplanagem do condomínio industrial à margem da Via Dutra. Um local com 50 mil metros quadrados e que deve abrigar cerca de 15 empresas. “Estamos dando um grande passo para que Volta Redonda esteja na vanguarda da geração de empregos no setor de inovação e tecnologia, com a inauguração do ‘Vírgula, Hub de Inovação VR’, em parceria com diversas entidades e apoio principal da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro”, lembrou o prefeito Neto.
Confira acima os detalhes das vagas criadas

Vagas na CBSI
O prazo para quem pretende concorrer às 500
vagas disponibilizadas pela Smac para quem pretende trabalhar na CBSI termina na próxima sexta, 9. As entrevistas estão sendo realizadas nas 18 unidades dos Cras de Volta Redonda e têm atraído centenas de interessados. As vagas dispo- níveis para contratação imediata são para líder de limpeza industrial, auxiliar de limpeza industrial, auxiliar de medição e técnico de segurança do trabalho. Para fazer a entrevista, é necessário apresentar Carteira de Trabalho (CTPS), cópia do documento de identidade (RG) e currículo atualizado. Os candidatos devem ter 18 anos ou mais.
Confira a tabela com as datas das entrevistas em cada unidade de Cras: 02/12 – Cras São Sebastião e Cras Caieiras (manhã); 05/12 – Cras Roma (manhã) e Cras Monte Castelo (tarde); 06/12 – Cras São Carlos (manhã) e Cras São Cristóvão (tarde); 07/12 – Cras Açude (manhã) e Cras Jardim Belmonte (tarde); 08/12 – Cras Santo Agostinho (manhã) e Cras Três Poços (tarde); 09/12 – Cras Dom Bosco (manhã) e Cras Padre Josimo (tarde).
O horário de atendi- mento pela manhã vai das 8 às 12 horas, e à tarde, das 13 às 17 horas.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Demora no agendamento

Baixa libido

Em ordem

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp