sábado, janeiro 22, 2022
CasaEditoriasArtigosOutubro Rosa: tempo de prevenção

Outubro Rosa: tempo de prevenção

O câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais afeta as mulheres no Brasil, representando 25% dos casos. Para 2019, segundo as estimativas do Ministério da Saúde, estão previstos cerca de 59,7 mil novos casos da doença no país. Como uma forma de chamar a atenção mundialmente para a importância da prevenção, com a realização periódica de mamografias e o autoexame, foi criada a campanha mundial do Outubro Rosa.

Os números comprovam a importância de se descobrir cada vez mais cedo um câncer de mama: a chance de cura nos casos detectados precocemente é de 95%. Por isso, é essencial que essa informação seja levada ao maior número de mulheres possível. Assim, a Câmara Municipal de Volta Redonda, em parceria com a secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), realizou na última quarta, 23, um evento no plenário da Casa, com a presença de dezenas de mulheres.

Através de palestras com foco na prevenção do câncer de mama e do colo do útero, entre outras atividades, as presentes puderam ter uma ideia da importância de se cuidar, com alimentação balanceada, prática de atividades físicas e exames periódicos, como algumas das principais armas para se combater o câncer.

O mais importante em campanhas como esta – com o Poder Legislativo participante e próximo da população – é levar informação de qualidade e apoiar todas as iniciativas neste sentido. Ainda para lembrar a data, a Câmara Municipal de Volta Redonda estará iluminada na cor rosa durante todo o mês de outubro.

Edson Quinto é vereador e presidente da Câmara de Volta Redonda   

Artigo anteriorSem poluição
Artigo seguinteSamuca pede por aeroporto  
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

“Não enganei ninguém”

Luto sem fim

Grampos

Grampos Barra Mansa

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp