quinta-feira, março 28, 2024
CasaEditoriasArtigosMulheres inspiram mulheres!

Mulheres inspiram mulheres!

Somos mais da metade da população, mas em pleno século 21 continuamos um passo atrás dos homens. Ainda batalhamos para atingir a equidade de gêneros. Ainda lutamos para ter os nossos direitos assegurados, o mesmo espaço e as mesmas oportunidades para dar conta de todos os desafios que enfrentamos.
É primordial conquistarmos o mesmo reconhecimento da parcela masculina. Os homens precisam nos ouvir mais, entender a nossa voz. Uma sociedade justa se forma a partir da convivência equilibrada dos gêneros, do diálogo, do respeito mútuo e dos caminhos que construiremos juntos.
As mulheres também precisam assumir o protagonismo de suas histórias. O empoderamento é a nossa voz. Muitas já entenderam isso, temos exemplos e exemplos de mulheres que venceram o preconceito, a discriminação e a violência em todos os níveis. Todo mundo conhece pelo menos uma mulher que superou os limites impostos pela sociedade machista e hoje ocupa espaço onde antes havia ausência do corpo feminino.
Há muitas mulheres que nos inspiram. É a mãe solo que, sem estudo nem profissão, se desdobra em mil para que os filhos não morram de fome e nem cresçam analfabetos; é menina que ignora a intolerância e a discriminação para se tornar a melhor jogadora de futebol do mundo; é a filha da classe média que volta o seu olhar aos mendigos e doentes numa vida totalmente dedicada em ajudar os mais necessitados; é a nascida em berço de ouro que estende a mão para abrir caminhos aos desfavorecidos.
São tantas mulheres que, com confiança, decisão e competência, nos inspiram a jamais desistir de nossos sonhos, mesmo nos piores momentos e diante de tantos obstáculos que surgem nessa caminhada de realizações, pessoais ou coletivas.
Todas as mulheres têm algo a contribuir. Somos poderosas nas trajetórias que escolhemos, sejam no mercado de trabalho, na política, no campo assistencial, no lar, na religião, na Educação, Saúde, Segurança, Esportes; seja onde for.
Não existe o ‘isso não é pra mim’ ou ‘não sou capaz disso’. Somos capazes do que quisermos fazer. E quando o fazemos, nos tornarmos a representatividade de alguém. E incentivamos outras a acreditarem mais em si na busca por suas realizações. Acreditem, no final, tudo dá certo!
Cada conquista de uma mulher é uma vitória da sociedade que desejamos construir com os homens. Ganha todo mundo. Feliz Dia Internacional, mulheres!
Renata Abreu é presidente nacional do Podemos e deputada federal por São Paulo

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp