Ideia de Jerico

Prefeitura estuda centralizar pediatria no Hospital do Retiro

Roberto Marinho

A notícia veiculada durante a semana agitou Volta Redonda. Não é para menos. Segundo boatos, a prefeitura de Volta Redonda pretende acabar com a ala de pediatria do Hospital São João Batista centralizando todo o atendimento no Hospital do Retiro. O radialista e vereador Betinho Albertassi foi um que criticou a possível medida, quando a anunciou em seu programa na Rádio 88 FM. Segundo ele, moradores de bairros como o Roma, por exemplo, teriam muita dificuldade para levar os filhos à unidade localizada no Retiro.
Só que, de acordo com a secretaria de Comunicação do Palácio 17 de Julho, o plano ainda é “muito embrionário” e teria que ser discutido em várias instâncias antes de ser colocado em prática. “Isso teria que ser discutido pela secretária de Saúde, Conceição Souza, pela direção do Hospital do Retiro e do São João Batista, além dos médicos responsáveis pela pediatria. E nada disso aconteceu ainda, é só uma ideia que surgiu”, afirmou o jornalista Rafael Paiva, completando que a situação de penúria financeira e estrutural encontrada pela atual gestão no setor da Saúde faz surgir várias ideias para economizar dinheiro. “Essa é uma dessas ideias, mas tudo tem que ser discutido. Ainda está longe de acontecer”, pontuou.
Segundo Paiva, o que há de concreto é uma verba de R$ 6 milhões, conseguida por meio de uma emenda de um deputado federal da região, que seria usada para o término das obras de construção de um ‘Hospital da Criança’, anexo ao Hospital do Retiro. “Assim que essa verba for liberada, e o processo para que isso aconteça está adiantado, as obras serão retomadas”, afirmou Paiva, garantindo que o governo Estadual também estaria disposto a liberar recursos para equipar a nova unidade, que por enquanto é só um esqueleto metálico erguido no antigo estacionamento do Hospital do Retiro. Pelo sim pelo não, é bom que o caso comece a ser discutido fora das salas da secretaria de Saúde de Volta Redonda.
Em tempo: Segundo uma fonte, a maioria dos pediatras que atendem no São João Batista já estaria se movimentando para mostrar que levar a pediatria para o Hospital do Retiro é uma ideia de jerico.

Deixe uma resposta