quarta-feira, julho 17, 2024
CasaEditoriasEspecialH.FOA inicia trabalhos promovendo mutirão de 100 cirurgias de hérnia

H.FOA inicia trabalhos promovendo mutirão de 100 cirurgias de hérnia

Ao todo, 27 cirurgiões-voluntários vão operar no H.Foa

Como divulgamos na edição passada, na noite da próxima sexta, 5, a Fundação Oswaldo Aranha vai promover uma festa, em Três Poços, para anunciar que, oficialmente, adquiriu o Hinja, hospital da família do ex-prefeito Gotardo Netto, localizado no Jardim Amália. O parto foi difícil e demorado. Durou mais de 19 meses, pois a primeira informação dando conta que a FOA iria assumir o Hinja foi divulgada, com exclusividade, pelo aQui na edição 1334, que circulou no dia 24 de dezembro de 2022 (ver reprodução). “É com imensa alegria que convidamos para o lançamento da marca do Hospital da Fundação Oswaldo Aranha, o H.FOA”, escreveu a fundação no ‘convite’ dirigido às autoridades e convidados de Volta Redonda e região.

O parto demorou tanto a acabar por problemas de ordem fiscal nas esferas municipal (dívidas de ISS) e federal (parcelamento de impostos). No primeiro caso, Gotardo, ex-prefeito, e Neto, atual prefeito de Volta Redonda, conseguiram chegar a um acordo de redução e pagamento do valor que estava sendo cobrado judicialmente referente a ISS (Imposto Sobre Serviços). O da Justiça Federal, segundo uma fonte, foi mais demorado,
por envolver um parcelamento feito e que não estaria sendo pago.
Embora o aQui tenha tentado obter informações mais detalhadas asobre os dois casos, as partes – FOA e Hinja – não quiserem se pronunciar. O que se sabe é que a FOA já fez vários investimentos antes de assumir a unidade hospitalar. Adquiriu, inclusive, novos equipamentos para modernizar o Hinja, que passará a ser conhecido pela marca H.FOA, que significa Hospital Fundação Oswaldo Aranha.
Detalhe: o H.FOA será essencial como hospital-escola, inclusive, na tentativa de aumentar o número de vagas no curso de medicina oferecido pela instituição. A previsão é de que a FOA possa dobrar esse número – de 120 para 240 vagas, como
anunciou o prefeito Neto em recente entrevista.

Hérnia de Disco
O H.FOA, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, promoverá, entre os dias 1oe6dejulho,um mutirão de cirurgias para atender 100 pacientes que aguardam na fila para tratamento da hérnia do Sistema Único de Saúde de Volta Redonda. Hoje, a fila de espera SUS para esta cirurgia é de aproximadamente 350 pessoas, segundo dados da secretaria de saúde do governo Neto. “O mutirão vai reduzir essa fila em 30% e, ainda, permitir que os demais pacientes sejam atendidos de forma mais breve”, calculam.
Ao todo, 27 cirurgiões associados à SBH – de todas as regiões do Brasil e também do exterior – doarão suas horas de trabalho como voluntários para operar os pacientes no H.FOA, que cederá a sua estrutura para a realização dos procedimentos.
O presidente da entidade e cirurgião Dr. Gustavo Soares explica que o objetivo da SBH é promover aprimoramento científico e melhoria na qualidade de vida da população. “Levar atendimento capacitado para quem precisa é uma das missões da nossa sociedade. A hérnia é uma das doenças mais frequentes na população brasileira e, sem o tratamento adequado, pode causar uma série de complicações, como o estrangulamento, o encarceramento e cirurgia de emergência”, afirmou.

ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp