GRAMPOS BARRA MANSASA

Entrando na linha – A ideia – boa, por sinal – revelada pelo aQui, com exclusividade, durante entrevista com o prefeito Rodrigo Drable, de transformar o galpão de Anísio Braz em um moderno centro de cultura e gastronomia, começa a tomar vulto. Está, inclusive, próxima de sair do papel. Até dinheiro já tem para dar início ao projeto. Isso porque Drable confirmou na tarde de segunda, 1, que a prefeitura de Barra Mansa recebeu recursos de uma emenda da bancada federal do Rio de Janeiro, no valor de R$ 860.436,00, para a reforma do galpão.

De acordo com Drable, a emenda foi apresentada pelo deputado Sóstenes Cavalcante e recebeu endosso dos demais parlamentares fluminenses. “A bancada destinou para a nossa cidade esse montante de R$ 860 mil para viabilizarmos a reforma do galpão. Barra Mansa é a única cidade do Sul Fluminense a receber recursos oriundos da bancada, o que demonstra que o município goza de prestígio, respeito e conhecimento dentro do Congresso Nacional”, comemorou o prefeito.

Santa Casa – Na manhã de quarta, 3, o prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, foram ver de perto as obras que estão sendo realizadas na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. O hospital vai ganhar um novo Centro de Tratamento Intensivo, além de novos leitos de UTI, centro cirúrgico e pronto-socorro. “Nós teremos, através da gestão do provedor Getúlio e sua equipe, um novo centro cirúrgico, novo CTI, uma nova modelagem das enfermarias e um novo pronto-socorro, com a mesma qualidade e estética que o atendimento privado”, enumerou Drable.

O prefeito saiu otimista, pois, no seu entender, a Santa Casa segue realizando a ampliação de serviços como nunca antes em sua história. “Os fluxos da Santa Casa estão sendo otimizados para garantir que a qualidade do atendimento médico e clínico seja de ainda mais excelência”, ressaltou.

Já o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, informou que as melhorias irão trazer impactos positivos em outras áreas da unidade. “As obras de readequação da Santa Casa irão melhorar também na alta complexidade de cardiologia, pronto-socorro do SUS e leitos de CTI. Isso vai dar uma maior oferta de leitos aos usuários e melhor atendimento a eles. As obras estão a todo vapor e acredito que em julho tudo estará funcionando, assim como o novo pronto-socorro do município e os novos quinze leitos de UTI”.

 

Vacina – A prefeitura de Barra Mansa vai assinar a lista dos municípios que têm interesse em ingressar no consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para aquisição de vacinas contra a Covid-19. Segundo Rodrigo Drable, ele não vai medir esforços para garantir a vacinação dos barra-mansenses. “Nosso compromisso com a população está acima de qualquer outra dificuldade. Faremos todo o esforço para garantir que a população seja vacinada o quanto antes”, comentou.

Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a aquisição de novas vacinas ainda depende de aprovação na Câmara de Barra Mansa. “Após assinada a lista de intenção, o município terá que ter aprovação legislativa, para poder, de fato, participar do consórcio e futuramente da aquisição das vacinas”, disse, sem dizer, por exemplo, quantas vacinas a cidade pretende requisitar junto à direção da FNP.

 

Tiro de Guerra – Acompanhada do secretário de Governo, Luís Antônio Cardoso, a vice-prefeita Fátima Lima se reuniu na manhã de terça, 2, com o chefe de Instrução do Tiro de Guerra em Barra Mansa, 1o sargento Leandro Furtado de Souza, para ratificar a parceria entre a prefeitura e a instituição militar. No encontro, Leandro apresentou os planos para as turmas de 2021, informando que as atividades retornarão ainda em março, seguindo todas as recomendações determinadas pelos órgãos de saúde. “Neste ano, nós estaremos trabalhando em um sistema similar ao da Educação, de forma híbrida. Iremos receber metade da turma presencialmente e a outra metade, que ficar em casa, receberá material em PDF e em vídeo para adiantar a instrução. No outro dia haverá o rodízio dos alunos”, explicou.

 

Deam – O deputado federal Antônio Furtado se reuniu com o secretário Estadual de Polícia Civil, Allan Turnowski, para tratar de duas pautas: a convocação dos concursados de oficial de cartório e a abertura da tão sonhada Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) em Barra Mansa. A intenção é que a unidade seja instalada no espaço onde ficava a antiga corregedoria da Polícia Civil, no Centro. “É um sonho da população que a Deam seja implantada em Barra Mansa. Vamos trabalhar junto ao governo do Estado, com o secretário de Polícia Civil, para que consigamos implementar esse projeto. Será um trabalho de parceria – prefeito, deputados e polícia civil”, destacou o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, que também estava presente na reunião.

Ponte – O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos; do secretário de Habitação, Alberto Carneiro; e do vereador Daniel Maciel, recebeu na manhã de segunda, 1, o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Bruno Kazuhiro. “A visita foi importante para que nós tivéssemos a oportunidade de cobrar a restauração da Ponte Vereadora Ruth Coutinho”, comentou o prefeito, garantindo ainda ter cobrado o fornecimento de material necessário para concretar as calçadas de Barra Mansa, além da implantação de um projeto habitacional que prevê a construção de mais 500 unidades em Barra Mansa, “uma promessa antiga do governador”, destacou. “Nós temos evoluído, ainda que a passos lentos, mas o nosso objetivo é acelerar esse processo”, afirmou Drable.

 

Pedidos (I) – O vereador Jefferson Mamede (PSC) protocolou vários ofícios na secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa com demandas para várias áreas da cidade. Uma delas foi a questão da segurança e transporte público do município, com vistas ao retorno das aulas. “Nossa preocupação é que a população no geral, trabalhadores e estudantes tenham segurança e capacidade de locomoção adequada, em meio a essa pandemia. Discutimos a capacidade, ou o volume da frota de ônibus disponível, e o secretário de Ordem Pública nos disse que será acrescido para que possa atender a um eventual crescimento na demanda” destacou Mamede.

 

Pedidos (II) – Outro assunto levantado por Mamede foi com relação à segurança nas escolas. Segundo ele, a informação repassada pelo secretário é que já existe um planejamento e que uma ronda escolar periódica será feita em parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar.

 

Asilo – Na sexta, 26, quando o aQui já estava na gráfica para ser impresso, o prefeito Rodrigo Drable anunciou a abertura de uma Unidade de Acolhimento para pessoas em situação de rua, que funcionará na antiga sede do Asilo dos Vicentinos, na Siderlândia. O local dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado no abrigo temporário do Centro de Lazer Feliz da Vida, na Santa Rosa, que vem atendendo pessoas em situação de rua desde o começo da pandemia. “Quando nós criamos o abrigo temporário, sabíamos que aquele espaço não seria definitivo e, desde então, nós temos buscado uma área compatível com as necessidades das pessoas que serão atendidas. Agora, encontramos no antigo Asilo dos Vicentinos um ótimo local e recebemos também o apoio da entidade que está fazendo a locação, com uma condição muito boa para o município, para nós atendermos aquelas pessoas”, justificou.

 

Refis (I) – Para tentar alcançar uma gestão efetiva e com transparência da informação, a secretaria de Finanças de Barra Mansa lançou na sexta, 26, o planejamento estratégico para 2021. Por ele, subsecretários, coordenadores, gerentes e o secretário de Finanças vão apontar quais atividades podem ser postas em prática para aprimorar os serviços oferecidos à população, e como otimizar os gastos internos, além de aumentar a arrecadação do município. Entre as ações, está a reestruturação do organograma, com destaque nas áreas de atividades imobiliárias e da dívida ativa.

 

Refis (II) – Para facilitar a vida de quem está em dívida com os cofres municipais, a prefeitura de Barra Mansa vai lançar um Refis (Programa de Recuperação Fiscal), que será levado à apreciação da Câmara de Barra Mansa. Quanto ao IPTU de 2021, segundo o secretário de Fazenda, os carnês do imposto serão disponibilizados em abril.

DC – Na manhã de domingo, 28, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro se reuniu com membros da ‘Democracia Cristã’ de vários municípios fluminenses e acabou sendo escolhido para assumir oficialmente a presidência estadual do DC. A posse ocorreu no mesmo dia e contou com a presença do presidente nacional da legenda, José Maria Eymael. “É uma grande honra e responsabilidade estar à frente do DC Estadual. Agradeço muito a confiança do nosso líder, Eymael, que destituiu a diretoria fluminense para que possamos reestruturar e iniciar uma nova fase com a renovação de quadros, convocação de novos pleitos para os diretórios municipais e auditoria interna”, destacou Marcelo Cabeleireiro.

 

Escolas – O prefeito Rodrigo Drable esteve pessoalmente fiscalizando a volta às aulas nas escolas municipais Eliete de Oliveira Ferreira, na Vista Alegre, e Professor Henrique Zamith, na Vila Nova, para verificar os cumprimentos do protocolo de retorno seguro das aulas. Ele gostou do que viu. “Hoje, nós visitamos algumas escolas e percebemos que a dedicação dos diretores tem feito com que ações simples sejam destaque, o que nos dá uma segurança grande de voltarmos a receber nossos alunos nas escolas”, disse o prefeito.

 

Hidrômetros – Os cidadãos que tiverem os hidrômetros de suas residências furtados terão direito à reposição gratuita do equipamento por parte da concessionária de água e esgoto. É o que determina o Projeto de Lei 61/19, do deputado Fábio Silva (DEM), que a Assembleia Legislativa do Rio aprovou na quarta, 3, em discussão única. O texto seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

“Os hidrômetros viraram alvo de ladrões por causa do material que reveste o equipamento, que é revendido. Segundo a Cedae, houve um aumento de 45% no número de furtos registrados. Nada mais justo que o consumidor, que já foi penalizado com o furto, fique isento da reposição do equipamento, uma vez que segurança pública é um dever do Estado para com o cidadão”, defendeu o autor da medida.

Pátio de manobras – Quem passa pelo centro de Barra Mansa, mais precisamente em frente ao Parque da Cidade, já pode conferir a realização de mais uma etapa das obras do pátio de manobras. Trata-se dos pilares da passarela de pedestres, elevado que vai transpor a linha férrea naquele trecho e compõe o conjunto de serviços que vem sendo executado pelo Dnit (Departa2q3Wmento Nacional de Infraestrutura de Transporte), com apoio da prefeitura, para eliminar os conflitos ferroviários existentes na área urbana do município.

Uma outra passarela será erguida próxima ao Centro Administrativo Municipal, a fim de facilitar o fluxo dos moradores do bairro Roberto Silveira e o acesso de pedestres ao bairro Ano Bom e adjacências. A construção da passarela Isaías Leite, na Avenida Dário Aragão, próximo ao Campo do Ferroviário, já foi finalizada.

 

Golpe – A prefeitura de Barra Mansa alerta que é falsa a afirmação de que o Executivo estaria contratando para diversas vagas de emprego. O boato está nas mídias sociais e um dos links tem o endereço muito parecido com o da página oficial da prefeitura. Mas é fake!

Deixe uma resposta