terça-feira, janeiro 18, 2022
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Chuvas (I) – Equipes da Defesa Civil e do Saae-BM estão percorrendo os bairros da cidade para continuarem com os serviços de limpeza e reparos necessários, devido aos danos causados pelas chuvas que caem sobre Barra Mansa. Na noite de terça, 14, o prefeito Rodrigo Drable esteve em alguns locais para conferir os estragos. “As chuvas intensas que enfrentamos foram muito além do que seria razoável para a previsão do dia. Vários bairros foram afetados. Peço que a população tenha consciência de não jogar lixo pelas ruas, pois isso obstrui os bueiros e agrava os alagamentos, que são consequentes às chuvas do período de verão”, disse.

Chuvas (II) – De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, o volume de chuva registrado na noite de terça, 14, foi da ordem de 60 mm, considerado de categoria muito forte pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Pior. Os rios da cidade estão dentro da cota de segurança para transbordamento. “Qualquer alteração, acionaremos as sirenes de alerta nas áreas de risco”, destacou João Vitor.

Entrância – As comarcas judiciárias de Barra Mansa e Resende serão elevadas à Entrância Especial. É o que prevê a Lei 9509, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição do Diário Oficial de terça, 14. Além de atender a requisitos como receita tributária e números de habitantes e de eleitores, reconhecendo a força dos municípios, a medida ajudará na otimização de processos e aperfeiçoará o atendimento à população. A medida evitará a rotatividade de magistrados, o que sempre ocorreu. Além disso, de acordo com a norma, a comarca não poderá ser oferecida à remoção ou à promoção enquanto estiver sendo ocupada pelo juiz titular no momento da elevação.

Chuvas (I) – Na quarta, 15, Drable promoveu uma reunião com integrantes da coordenação geral do Plano Estratégico e Preventivo de Chuvas a fim de realinhar as ações a serem desenvolvidas durante os temporais típicos de verão. No encontro foram abordadas questões referentes ao Decreto 10.514, que estabelece a situação de Estado de Alerta no município entre 18 de novembro deste ano e 31 de março de 2022. “Nossa preocupação é estarmos preparados para o pior cenário diante das chuvas intensas de verão. A execução destes procedimentos precisa ser permanente”, justificou.

Chuvas (II) – Ainda durante a reunião foram apresentadas algumas sugestões visando ajustar e adequar a ação das equipes envolvidas no Plano Estratégico e Preventivo de Chuvas, entre eles a criação de um almoxarifado para situações de emergência na secretaria de Manutenção Urbana.

Artes cênicas – O espetáculo ‘Béco – Um Conto de Natal’ será apresentado na noite deste sábado, a partir das 19 horas, no Corredor Cultural, em frente ao palácio Barão de Guapy. Já no próximo dia 21 será apresentada a Cantata de Natal – Tempo de Esperança. As atrações contam com apresentação musical e de dança realizadas pela Casa de Cultura Arte in Foco e pelo coral do Conto Contábile, em parceria com a secretaria de Educação e os projetos Música nas Escolas e Dança e Magia.

Domingo de Natal – O Corredor Dama do Samba de amanhã, domingo, 19, será para lá de especial com a apresentação do cantor Dudu Nobre, às 14 horas. Antes dele, quem vai animar o público são os roqueiros da banda Figurótico, a partir das 10 horas. “Decidimos levar os shows da Avenida Joaquim Leite para a Beira Rio para melhor acomodar o público e por ser o reduto do samba de nossa cidade. Além disso, conseguiremos ampliar as vagas de estacionamento mais próximas ao centro comercial, contribuindo para que os consumidores tenham facilidade de circular durante o período em que as lojas estarão abertas, que é das 8 às 17 horas aos domingos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello.

Previbam – A Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Previbam, prorrogou o prazo para conclusão do Censo Previdenciário, devido à baixa adesão dos servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, da administração pública direta, indireta e fundacional. O levantamento, que terminaria no próximo dia 21, poderá ser realizado entre os dias 3 e 6 de janeiro de 2022, após o recesso de fim de ano. Eles devem efetuar o recadastramento para evitar que a remuneração e/ou provento seja suspenso, conforme visa o Decreto Municipal n° 10.432/21. O agendamento do serviço deve ser feito até o próximo dia 20, através do site: barramansa.rj.gov.br/previbam. O serviço será feito exclusivamente no térreo do Centro Administrativo da Prefeitura

Castração gratuita – A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa está orientando os munícipes interessados em castrar cães e gatos a se cadastrar no programa RJPET, projeto da secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento que irá realizar 100 mil castrações em todo o estado. O titular da pasta, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, inclusive, já se reuniu com as clínicas particulares do município, interessadas em prestar o serviço de forma terceirizada. No Sul Fluminense, a ‘Cirac – Proteção Animal’, instalada no distrito Bulhões, em Porto Real, é a responsável pela coordenação dos procedimentos. “Nos reunimos com as clínicas particulares aqui de Barra Mansa para apresentar o projeto, traçar estratégias e cadastrá-las junto à Cirac. Durante essa reunião, nós também discutimos a possibilidade de realizar um mutirão de castrações”, disse Beleza.

Fina ironia – Há décadas a população de Barra Mansa sofre com os trens passando pelo município. E, entre mortos e feridos, na quinta, 16, uma locomotiva se encarregou de transportar nada mais nada menos do que o próprio Papai Noel. O bom velhinho deixou os trenós estacionados em algum ponto da cidade e pegou uma carona na locomotiva VLI até a sede da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos passando pelos bairros Vista Alegre, Vila Nova e Roberto Silveira, arrancando sorrisos e votos de Feliz Natal de centenas de crianças. “Foi surpreendente”, definiu J. Chagas, titular da pasta, que aproveitou para informar que o autor da ideia inusitada havia sido o vereador Paulo Sandro. “Nossa secretaria apoiou a iniciativa e, assim, o bom velhinho abrilhantou a festa realizada para as crianças atendidas pelos CRAS do nosso município. Nosso agradecimento especial à Gerência de Relações Institucionais da VLI, que nos atendeu prontamente”, detalhou enquanto distribuía cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, guaraná e geladinho.

Tiro de Guerra – Na quinta, 16, a vice-prefeita Fátima Lima participou da cerimônia de troca de comando no Tiro de Guerra 01/016, realizada no Parque da Cidade. O 1º Sgt Leandro Furtado de Souza passou a chefia da organização militar ao 1º Sgt Wesley César Santana.

Cantata de Natal – A Associação Comercial de Barra Mansa promove no próximo dia 20, às 18h30min, a Cantata de Natal com o Coro Cantabile. Será na sacada do prédio da entidade, no Centro.

PSD – Na segunda, 20, às 18 horas, na Câmara de Barra Mansa, o PSD dará posse à nova comissão provisória do partido, que terá a vice-prefeita Fátima Lima como presidente. Detalhe: o prefeito do Rio de Janeiro e presidente estadual da sigla, Eduardo Paes, deverá estar presente.


Protesto – O prefeito Rodrigo Drable enfrentou ontem, sexta, 17, uma grande manifestação contra o seu governo, com a presença da vereadora Fernanda Carreiro, entre os manifestantes. À noite, Drable, dizem, perdeu o sono…

 

Artigo anteriorNa bucha
Artigo seguinteVale ouro
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

“Não enganei ninguém”

Luto sem fim

Grampos

Grampos Barra Mansa

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp