Grampos Barra Mansa

Entre as 20 melhores – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa está na 19ª colocação no ranking do ICMS Ecológico, que é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas a que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. O resultado foi divulgado na quarta, 18, pelo Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro. O secretário da pasta, Vinicius Azevedo, lembra que, no ano passado, Barra Mansa estava na 57a posição. “Essa é a melhor posição que o município já atingiu. A colocação obtida neste ano é reflexo das práticas ambientais e atuação da administração municipal. Nossa intenção é melhorar a posição todo ano, e estamos trabalhando muito para isso”, avaliou.

LED – Cumprindo a promessa de investir cada vez mais nas melhorias dos serviços públicos, a prefeitura de Barra Mansa está promovendo a substituição das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio/metálica por de LED, que comprovadamente têm maior qualidade, durabilidade e trazem uma grande economia para os cofres públicos. As mudanças foram iniciadas em julho, e até o momento, 800 unidades já foram trocadas. De acordo com o secretário da Pasta, Luiz Vanelli, o Leiteiro, a expectativa é substituir em torno de duas mil lâmpadas. “Com o serviço, as vias ganharão maior luminosidade e segurança. Outro fator importante diz respeito à sua durabilidade. As luminárias têm uma vida útil de 100 mil horas. Se dividir esse número pela quantidade de horas em que essas lâmpadas permanecem acesas, a expectativa é de que durem quase 20 anos. A LED também possibilita menor necessidade de manutenção e dispensa o uso de reatores e ignitores para o seu funcionamento”, pontuou.

Céu aberto – O prefeito Rodrigo Drable e o deputado Marcelo Cabeleireiro se reuniram com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Léo Vieira, e o presidente da CDL-BM, Leonardo dos Santos, para tratar do projeto de criar um shopping a céu aberto, com a ampliação das calçadas, melhoria no fluxo do trânsito e na iluminação das principais avenidas do Centro. “A ideia para a via da esquerda é criarmos um estacionamento. Quero cancelar 300 vagas que existem, para criar 2.000 vagas nesta nova área. Retirando as vagas dos carros da avenida, aumentaremos as calçadas um metro de cada lado, chegando naquele sonho do shopping a céu aberto, que sempre foi um desejo muito distante, mas que agora tem chance de acontecer”, revelou Drable, acrescentando que está em busca de recursos para idealizar esta mudança.

Aulas – A volta às aulas presenciais em Barra Mansa tem tudo para dar certo. Isso porque o Comitê de Retorno às Aulas começou a visitar as unidades de ensino da rede pública e privada do município para checar o cumprimento do protocolo de segurança contra a Covid-19. As vistorias foram feitas em escolas do Centro, Ano Bom, Vila Nova/Vista Alegre, Região Leste e Goiabal. “O nosso foco foi verificar se as escolas estão mantendo e cumprindo os protocolos criados pelo Comitê. Com o avanço da vacinação, estamos intensificando os cuidados para que todos os alunos possam se sentir seguros ao voltarem às aulas de modo presencial. Estamos trabalhando duro para realizar tudo isso com muita segurança e eficácia”, disse o secretário de Educação, Marcus Barros.
Zona Rural – Para aumentar a segurança de moradores e produtores da zona rural, a secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio da Guarda Municipal, esteve fazendo o reconhecimento das propriedades e de pontos estratégicos para poder planejar a melhoria da sinalização viária. “Hoje iniciamos um trabalho direcionado aos moradores e produtores rurais, que visa um melhor atendimento à população do campo e a interação entre a Polícia Militar e as comunidades abrangidas nessas áreas. Reitero à população que podem contar com a Polícia Militar no combate ao crime e na resolução dos problemas inerentes à segurança pública na área rural de Barra Mansa”, disparou o comandante da PM, Marcelo Tavares.

Drogas – A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Barra Mansa está trabalhando duro para ajudar pessoas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas. Tanto que disponibilizou um número de WhatsApp para atendimento ao público e às famílias dessas pessoas em vulnerabilidade. As ligações podem ser feitas através do número: (24) 99907-6512. “Nas ligações, a maior procura que temos é de famílias interessadas na internação, mas nós conseguimos mostrar que ela não é a solução, mas sim uma das ferramentas para deixar a dependência química. Por meio dessa conversa, eu consigo acalmar o familiar e mostrar que o uso abusivo de drogas é uma doença e também quais são as ferramentas que o município oferece para que ela seja tratada”, revelou o coordenador da Compod, César Thomé.

Horta – A secretaria de Desenvolvimento Rural, em parceria com a Associação de Moradores do Loteamento Primavera, promoveu mais uma etapa da implantação de hortas comunitárias no município, que reutiliza terrenos abandonados com o intuito de aumentar a produtividade econômica. A ação contou com o apoio da JN Hortaliças, produtor de mudas do distrito de Santa Rita de Cássia, que realizou a doação das mudas para o plantio. “As ações coletivas são de muita importância para promover ambientes saudáveis, levando à população o acesso às verduras e hortaliças, garantindo assim o consumo de alimentos riquíssimos em nutrientes. As hortas comunitárias, além de fazer parte de ambientes saudáveis, aumentam a oferta de alimentos, contribuindo para o senso de coletividade e auxiliando na formação de cidadãos mais participativos e conhecedores de seu valor social”, avaliou o secretário da pasta, Roberto Carvalho, o Beleza. O morador que possuir um terreno e se interessar no projeto deve procurar a secretaria de Desenvolvimento Rural, fornecer os dados da área de cultivo e aguardar solicitação.

Inclusão (I) – A prefeitura de Barra Mansa está realizando obras de acessibilidade em espaços públicos, prédios e postos de saúde do município, para garantir autonomia e mobilidade às Pessoas Com Deficiência (PCD), para que possam usufruir dos locais com mais segurança e comodidade. Dentre as melhorias realizadas no prédio da prefeitura, já foram finalizadas a aplicação de rampas e de placas pré-moldadas em concreto, com sinalização tátil na entrada do prédio, assim como o aumento da largura das portas. Além disso, tem sido realizada a adequação dos banheiros e a reforma do mezanino na secretaria de Finanças.

Inclusão (II) – Mostrando que não é um caso isolado, a secretaria de Saúde de Barra Mansa está oferecendo atendimento especializado na Fábrica de Óculos, com o auxílio de uma intérprete de libras. O serviço consiste em criar uma comunicação plena entre moradores e funcionários, para que eles possam receber as orientações sobre a escolha da armação e tirar dúvidas.

Ronda Escolar – Na tarde de terça, 17, a prefeitura de Barra Mansa, em parceria com o 28º Batalhão da PM, a Guarda Municipal e o Conselho Comunitário de Segurança do município, realizou uma reunião para discutir o retorno da Ronda Escolar. Segundo a vice-prefeita, Fátima Lima, é muito importante estreitar o relacionamento da educação com as forças de segurança. “A presença mais próxima da polícia e da Guarda com os alunos é essencial para a orientação sobre a prevenção de drogas e também para a segurança dos alunos no entorno escolar, deixando os familiares mais tranquilos e até mesmo os alunos, porque nós sabemos que infelizmente o tráfico tenta fazer essa abordagem próximo às escolas, e nós queremos evitar esse tipo de coisa”, afirmou.

Deixe uma resposta