Grampos Barra Mansa

OAB – Luciano Bandeira (na foto), presidente da OAB-RJ, esteve ontem, sexta, 23, em Barra Mansa para inaugurar a nova central de peticionamento e os novos escritórios digitais da OAB-BM. Com isso, os profissionais terão toda estrutura necessária para realizarem seus trabalhos, inclusive audiências por videoconferência, e receberem seus clientes. Luciano Bandeira destacou que a sua gestão já montou 250 escritórios virtuais em todo o estado e trabalha para atingir a marca dos 300. ”Por falta de estrutura, nenhum advogado ou advogada ficará sem trabalhar. A entrega dessas melhorias à advocacia é a demonstração de que, apesar da pandemia e de todas as dificuldades decorrentes dela, a Ordem jamais deixou de trabalhar, sempre com o pensamento voltado aos interesses de nossa classe. Esperamos sinceramente que os advogados e as advogadas da região aproveitem ao máximo”, reforçou.

INCA (I) – O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (DC) recebeu a visita do vereador Paulo da Gráfica, para definirem qual estratégia vão adotar para impedir que o Inca (Instituto Nacional de Câncer) mantenha suspenso o tratamento de muitas crianças de Barra Mansa, como vem ocorrendo. Representando um grupo de mães, Adriana Cristina Oliveira Fontes participou da reunião e contou que seu filho, Luiz Guilherme Oliveira Fontes Vale, de 12 anos, faz tratamento no Inca desde 2012 e foi um dos pacientes que teve sua matrícula cancelada sem aviso prévio, sob alegação de que o hospital precisa abrir novas vagas. “Eles disseram que os pacientes que não fazem quimioterapia e radioterapia não precisam manter as consultas e que eles precisam abrir novas vagas para pessoas que estão iniciando o tratamento”, contou Adriana.

INCA (II) – Após se inteirar do assunto, Marcelo Cabeleireiro buscou apoio da Comissão de Saúde da Alerj, presidida pela deputada Martha Rocha. “Ela já se dispôs a ajudar no que for preciso e vou conversar com os outros membros da comissão. É válido também buscarmos ajuda de deputados federais”, ressaltou, levantando a possibilidade de sugerir que o Estado assuma a responsabilidade de auxiliar no tratamento dos pacientes.

INCA (III) – Na terça, 27, um grupo de mães lançará a campanha “Não ao Cancelamento”. A ideia é mobilizar outras pessoas prejudicadas pela decisão do Inca e chamar atenção das autoridades para o assunto. “Queremos que o desligamento seja comunicado com antecedência de pelo menos seis meses, conforme previsto pelo administrativo, e o encaminhamento para outro órgão”, acrescentou Adriana, recebendo a promessa de Marcelo Cabeleireiro de conseguir apoio de outros deputados. Ele pede, inclusive, que outras mães entrem em contato pelo WhatsApp (21) 99900-0450.

Amparo – Já na quinta, 22, Marcelo Cabeleireiro esteve no distrito de Amparo, acompanhado pela ex-vereadora Maria Lúcia, para uma reunião com representante da Light sobre a falta de energia elétrica no loteamento da Estrada Municipal José Gomes do Vale. Há quatro anos, os moradores solicitam a implantação da energia elétrica no loteamento, situado ao lado de uma subestação da empresa. Atualmente, há poucas casas devido ao problema de falta de luz, mas os proprietários dos lotes aguardam uma solução o quanto antes. Marcelo Cabeleireiro frisou que não medirá esforços para que a questão seja regularizada. “Tenho certeza de que vamos conseguir e o prefeito Rodrigo Drable também já sinalizou que ajudará no que for de sua competência”, destacou.
Estacionamento – Para oferecer conforto aos doadores voluntários que procuram o Hemonúcleo de Barra Mansa, a prefeitura está oferecendo estacionamento gratuito no pátio da secretaria de Assistência Social, localizado à Rua Oscar da Silva Marins, 252, no Centro. Ao todo, existem seis vagas para uso dos doadores. Cada veículo terá direito a permanência de 45 minutos a 1 hora e, ao dar entrada no estacionamento, o doador deverá se dirigir à recepção da unidade para pegar o canhoto de controle.

Comércio – Desde segunda, 19, o comércio de Barra Mansa voltou a funcionar das 9 às 20 horas, de segunda a sexta, e das 9 às 15 horas aos sábados. Já os bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares continuam podendo usar mesas e cadeiras em calçadas até as 23 horas, desde que tenham autorização da prefeitura. Pelo visto, a Covid-19 acabou em Barra Mansa. Há controvérsias.

Recanto do Sol – Na manhã de terça, 20, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado do subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, visitou as obras em andamento no campo do Recanto do Sol. A ideia é criar um espaço para jogos de futebol e que ofereça lazer de qualidade à população do bairro.

Ferramenta – Dando continuidade à implantação do Programa de Integridade e Compliance, a Controladoria Geral da prefeitura de Barra Mansa está desenvolvendo ações para garantir uma fiscalização mais rigorosa das empresas interessadas em participar de compras e licitações no município. O controle é feito através de um questionário, que abordará o perfil da empresa, o nível de relacionamento com agentes públicos, histórico sobre o descumprimento de normas de anticorrupção, existência ou não de um programa de integridade e declaração de veracidade sobre as informações.
Além da implantação do questionário, a Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do Município estão elaborando a minuta de um decreto de responsabilidade de pessoa jurídica, que tem por objetivo criar mecanismos de responsabilização das empresas que se relacionarem com o Poder Público de Barra Mansa e que, de algum modo, causarem atos lesivos contra a administração pública.
O controlador-geral do município, Rodrigo Amorim, falou sobre a iniciativa. “O questionário tem o objetivo de coibir a participação de empresas que já tenham histórico de má prestação de serviços ou descumprimento de leis que possam causar prejuízo ao poder público. Para isso, está sendo criado métodos de controle no setor de Licitações, para que as empresas que participem dos certames sejam empresas idôneas e que tenham compromisso com a administração pública”.

Deixe uma resposta