Grampos Barra Mansa

Mais verde – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do governo Rodrigo Drable deu início ao projeto ‘Barra Mansa Mais Verde’, que tem por objetivo incentivar o plantio de mudas da Mata Atlântica. O município tem utilizado o Horto Florestal como estufa para fazer o cultivo das mudas, ajudando a promover o reflorestamento da cidade e também a doação das mudas. Em junho, por exemplo, a pasta doou 2.780 mudas, incluindo o condomínio ‘Minha Casa, Minha Vida’ do bairro Santa Izabel, que recebeu 60 mudas frutíferas.

Social – Na noite de terça, 6, o prefeito Rodrigo Drable voltou a receber a visita do ex-lutador de artes marciais mistas e lenda do MMA, Rogério Nogueira, o Minotouro. Depois, os dois visitaram o projeto social de Jiu-jitsu DNA Pitbull, do mestre Adriano, no Nove de Abril, na Região Leste, onde 90 crianças e jovens aprendem as técnicas do esporte.

Taxas – Empresas e pessoas físicas de Barra Mansa têm até a próxima quarta, 14, para pagar a primeira parcela da Taxa de Fiscalização de Anúncio (TFA) e da Taxa de Fiscalização de Veículo (TFV). As duas podem ser emitidas pelo site da prefeitura, e quem optar pelo pagamento em cota única terá 10% de desconto. Tem mais. Podem ser divididas em até três vezes, com vencimentos nos dias 14 de julho, 13 de agosto e 15 de setembro. O contribuinte deve acessar o site da prefeitura (www.barramansa.rj.gov.br) e escolher a opção “Carnê Taxas”.

Covid-19 – Na segunda, 5, Barra Mansa ultrapassou a marca de 100 mil doses aplicadas de vacina contra a Covid-19. De acordo com o último vacinômetro, o município já vacinou 101.740 pessoas, sendo 72.252 com a primeira dose, 28.063 com a segunda, e 1.425 com a dose única da Janssen, que não necessita de aplicação complementar. A vacina mais aplicada na primeira dose em Barra Mansa foi a AstraZeneca, com 37.416 doses. Em seguida, a Coronavac, com 25.820 e a Pfizer, com 9.016. Já com a dose dois, quem lidera é a Coronavac, com 22.491, seguida da AstraZeneca, com 5.571 e a Pfizer, com apenas uma dose aplicada.

Visita (I) – Na sexta, 2, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro esteve mais uma vez em Barra do Piraí. Dessa vez, para participar da inauguração da unidade de saúde ESF (Estratégia de Saúde da Família) Nelson Gomes da Graça, no distrito de Vargem Grande. “É um prazer fazer parte deste momento. Meus parabéns ao secretário de Saúde, Wagner Teixeira, e toda sua equipe, que contribui muito para o trabalho exemplar que vem sendo feito pelo Mário Esteves”, discursou, mostrando que não está muito preocupado com a reação à atenção que vem dispensando ao prefeito da cidade vizinha, que deve sair candidato a deputado federal na eleição de 2022.

Visita (II) – Aliás, uma fonte do aQui, muito próxima a Cabeleireiro, garante que o deputado não está brigado com o prefeito Rodrigo Drable. Imaginem se estivesse…

Boato (I) – Por conta dos arranca-rabos entre Drable e Cabeleireiro, há quem diga que um dos motivos seria o fato de o prefeito de Barra Mansa estar disposto a se lançar como candidato à Câmara Federal. Uma das fontes vai além. Aposta que Rodrigo Drable sairá como candidato do PV. Se for verdade, é claro.

Boato (II) – Mais um: Abílio Pedra, coordenador Regional do PV, estaria sonhando em sair candidato a deputado estadual em dobradinha com Drable. E estaria intermediando a filiação de Munir Francisco, irmão de Neto, prefeito de Volta Redonda, e de Deley, ex-deputado federal ao PV, para que os dois volta-redondenses possam apoiá-lo e ao prefeito Rodrigo Drable em 2022.

Saúde – Aliás, Rodrigo Drable, ao lado do secretário de Saúde, Sérgio Gomes, e do vereador Paulo da Gráfica, entregou na noite de quinta, 1, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Monte Cristo. O local ganhou até nome novo: “Auxiliar de Enfermagem Maria Helena da Silva”, em homenagem à primeira profissional a exercer a função na unidade, que atende cerca de 3,3 mil pessoas por dia. “Esse posto não estava à altura da equipe que aqui trabalha, nem da população que é atendida”, definiu o prefeito. “Antes, nós buscávamos atendimento em outras cidades, hoje são eles que vêm para cá”, gabou-se Drable.


Reunião (I) – No mesmo dia, Drable se reuniu com autoridades do estado do Rio para apresentar o projeto de requalificação urbana do Parque da Cidade. Se tudo der certo, o parque passará a contar com pistas de kart e skate, área de eventos, anfiteatro, teleférico, bares, restaurantes, estacionamento, quiosques, playground, escola inclusiva, banheiros, área administrativa e um lago. Pra ninguém botar defeito.

Trânsito – Desde ontem, sexta, 9, a secretaria de Ordem Pública mudou o trânsito do bairro Boa Vista III. No trecho da Rua Antonio Elias Arbex foi implantada uma via de mão única. A mudança visa, além de organizar o trânsito e o estacionamento, garantir a segurança dos pedestres.


Abrigo provisório – Visando atender a população em situação de rua durante o inverno, a prefeitura de Barra Mansa iniciou as atividades de um abrigo provisório, no Siderlândia. O espaço pode atender 30 pessoas e funciona onde será inaugurado, em breve, o abrigo municipal, no antigo Asilo dos Vicentinos, oferecendo acolhimento noturno, local para banho, alimentação e atendimento de psicólogos e assistentes sociais. “Uma noite fria nos faz pensar nas dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua. A pandemia nos ensinou muitas coisas, inclusive sobre a necessidade de atenção especial a essas pessoas. Preparamos um novo abrigo, mas esse frio danado nos fez antecipar seu funcionamento”, explicou o prefeito Rodrigo Drable. O trabalho é realizado por profissionais da Assistência Social e voluntários e a inauguração de forma oficial está marcada para a próxima sexta, 23.

Sirene – Na segunda, 5, o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, acompanhado da vereadora Cristina Magno, anunciou a reforma da sirene da Vila Nova e a ampliação da rede, que irá se transformar em uma unidade mista com a criação de uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família). “Vamos manter a sirene e criar uma UBSF. É um anseio da comunidade de muitos anos e agora vai ser atendido, graças à gestão do prefeito Rodrigo Drable, marcando história nesse município”, afirmou. Parece até que está em campanha. Não é?

Covid-19 – A prefeitura de Barra Mansa anunciou que a partir de segunda, 12, irá disponibilizar a vacinação de quem tem mis de 18 anos e está acamado. A solicitação deve ser feita pelo telefone (24) 99842-5935.

Ponte – O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro e o prefeito Rodrigo Drable voltaram a se encontrar na quinta, 8, quando acompanharam uma visita da equipe técnica da secretaria Estadual de Obras à ponte Ruth Coutinho, nas imediações do Fórum de Barra Mansa. A reforma deve começar no segundo semestre deste ano. A foto (abaixo) serve para ilustrar como anda o relacionamento dos dois…


2022 – O azedume entre Drable e Cabeleireiro tem a ver com as eleições do ano que vem. É que o deputado anda se assanhando para os que pensam em se lançar à Câmara e o prefeito em atrair vários candidatos à Alerj para a base dele para apoiá-lo em 2022.

Boato – O ex-vereador Thiago Valério estaria propenso a desistir de candidato em 2022. Motivos: 1 – estaria sem fluxo de caixa, pois teria perdido o cargo que ocupava na secretaria estadual de Educação; 2 – perdeu três parentes próximos… e estaria sem ânimo nenhum para sair pedindo votos.

Nova Esperança – O prefeito Rodrigo Drable inaugurou na quinta, 8, o Posto de Saúde da Família do bairro Nova Esperança. A nova unidade, localizada à Rua Felipe Camarão, 25, conta com consultórios médico, ginecológico e odontológico, recepção, dispensário de medicamentos e salas de vacina e curativo. A unidade oferecerá consulta médica, vacina, serviços do Nasf (nutricionista, fisioterapia, psicólogo) e de enfermagem, curativo e coleta de preventivo. O bairro não possuía um PSF até então.

Deixe um comentário