Grampos Barra Mansa

Compliance – O prefeito Rodrigo Drable se reuniu na segunda, 17, com representantes da vida organizada de Barra Mansa para apresentar o Programa de Integridade e Compliance, que será implementado na administração municipal. O projeto tem o objetivo de estabelecer condutas de relacionamento entre vários setores da prefeitura e seus respectivos fornecedores, prestadores de serviço, usuários e funcionários. Além disso, está prevista a implementação de um grande portal de transparência que permitirá ao cidadão acompanhar em detalhes a gestão pública, como folha de pagamento, controle da frota, gerenciamento de contratos, acesso a estoques de produtos e medicamentos. “A experiência dos últimos anos tem nos mostrado as fragilidades que historicamente existem na gestão pública. A transparência preserva quem trabalha direito e expõe a conduta irregular e ilícita. Um sistema de governança moderno, transparente e com normas de conduta que sejam claras permite que todos sejam fiscais e que os erros sejam diretamente atribuídos a quem, de fato, os cometer”, justificou Drable. Uma nova reunião será marcada para que o prefeito apresente o texto do projeto aos vereadores locais.


Turismo (I) – A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa está investindo no planejamento e gestão do setor turístico local, tendo como base a geração de emprego e renda, o estímulo ao empreendedorismo sustentável e a inclusão social. Sendo assim, o titular da pasta, Bruno Paciello, e a gerente de Turismo, Bhella Santos, se reuniram com a direção do Clube de Tiro Cicuta e do Clube de Aeromodelismo para promover o turismo pós-pandemia e auxiliar na divulgação das potencialidades do município. O trabalho, de acordo com Bhella, envolve estimular os eventos que possam atrair turistas.

Turismo (II) – Bhella foi além. “Por exemplo, se o visitante estiver participando de uma atividade no Clube de Tiro ou de Aeromodelismo, precisa ter informações e apoio para hospedagem, alimentação, transporte, shows, eventos e afins. O turismo envolve toda uma cadeia produtiva, que passa pelas atrações do município, mas, também, pela qualidade dos serviços oferecidos. Estamos trabalhando para que o visitante ao deixar a nossa cidade tenha o imenso desejo de retornar. É dessa maneira que pretendemos nos tornar referência na região do Vale do Café e em todo o país e integrar o Mapa do Turismo do Governo Federal”, ponderou, lembrando que o local é dotado de pista de 200 metros para tiro de longa distância, para tiro rápido e de precisão, além de pistas para ar comprimido e para tiro ao prato. As visitas podem ser agendadas através do site: https://www.clubecicuta.com.br.

Turismo (III) – Acompanhado da vice-prefeita, Fátima Lima, o prefeito Rodrigo Drable se reuniu com a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR LÍDER Vale Médio Paraíba, para estudar ações integradas com foco no desenvolvimento do município. Um dos pontos de destaque do encontro foi a criação de um circuito turístico, que poderá ser feito de bicicleta, com totens informativos em diversos lugares turísticos da cidade.
“A reunião com o grupo ADR LÍDER nos permitiu projetar ações conjuntas para os próximos anos, desenvolvendo segmentos específicos, não só com um viés empresarial, mas também trabalhando a logística, os modais de transportes e o desenvolvimento da educação. Penso que é fundamental para o sucesso dos empreendimentos que a sociedade se envolva nas ações governamentais que tendem a fazer com que a região se desenvolva”, disse o prefeito.

Sinal gratuito – Essa tem tudo pra cair nas graças do povo. Na segunda, 17, o vereador Paulo da Gráfica (PSL) entrou com um Projeto de Lei na Câmara, a fim de instrumentalizar a inclusão digital, ou seja, disponibilizar gratuitamente o sinal de internet nas praças, parques e demais espaços públicos de Barra Mansa. Segundo ele, o Executivo poderá garantir a utilização e fornecimento do serviço, proibir o acesso a sites de pornografia, apologia ao crime ou materiais ilícitos através de sistemas, programas ou equipamentos. “A internet é uma ferramenta indispensável para nossas vidas, sendo utilizada amplamente para capacitação e conhecimento, de forma que sua implementação trará maior conforto e melhor qualidade de vida à população. A disponibilização deste serviço poderá, ainda, incentivar a valorização dos espaços públicos, tornando-os mais atrativos”, pontuou o vereador. O PL deve ser votado nos próximos dias.

Visita – Na manhã de terça, 18, a vice-prefeita Fátima Lima visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) da Bocaininha, que passou por uma reforma. “Algumas unidades estão passando por mudanças, e isso é sempre positivo. Procuramos oferecer um serviço cada vez melhor à nossa população e a USF da Bocaininha tem demonstrado esse compromisso. Uma equipe acolhedora, fazendo o seu melhor para responder aos anseios das pessoas que procuram atendimento”, disse.

IPTU – A secretaria de Finanças da prefeitura de Barra Mansa disponibilizou a emissão do carnê do IPTU de forma on-line, através do site www.bar-ramansa.rj.gov.br. Por conta da pandemia, o vencimento da primeira parcela foi prorrogado para 15 de julho e, além disso, o pagamento poderá ser feito em cota única com 30% de desconto ou parcelado em seis vezes também com desconto, de 15%. “Entendendo o cenário pandêmico e o momento socioeconômico, validei com o prefeito que, ao invés de iniciarmos no início do ano, o vencimento passasse para julho. O objetivo é não penalizar o munícipe a pagar muitas contas no mesmo período. Para evitar aglomerações, não estamos liberando a impressão do carnê na prefeitura. Tomamos essa decisão pensando na segurança do munícipe. É fácil solicitar a emissão pelo site, que é responsivo e funciona tanto em computadores quanto celulares”, explicou o titular da pasta, Leonardo Ramos. Aos que preferem utilizar o carnê impresso, o boleto será enviado às residências. Para maiores informações, basta entrar em contato com a secretaria de Finanças através dos e-mails: [email protected] e [email protected]

Trânsito – A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa está melhorando a sinalização de trânsito na cidade, assim como orientando a população, através de faixas, e distribuição de panfletos. Isso porque, nas últimas semanas, tem aumentado o uso indevido das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente para idosos, deficientes e as de carga e descarga. O motorista que for flagrado usando as vagas exclusivas de forma indevida poderá ser multado e até ter o veículo rebocado, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro. “Temos acompanhado diariamente e notamos que ainda há pessoas que estão colocando seus carros nas vagas de deficiente e idoso. A Guarda Municipal vem atuando de forma constante, orientando e até multando, mas mesmo assim não é o suficiente. Estamos agora sinalizando vagas de deficiente, idoso e de carga e descarga”, disse o secretário de Ordem Pública, William Pereira. A ação segue nos próximos dias, garantiu. Ele está certo.

Zona rural – Na quarta, 19, o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, esteve no 28º Batalhão da 2a Companhia da Polícia Militar, discutindo a segurança no campo. Motivo: os últimos crimes ocorridos na zona rural e que trouxeram medo à população. Segundo o secretário, nos próximos dias duas viaturas da PM farão rondas na zona rural. “Os agentes terão um número telefônico que será divulgado para os moradores das redondezas caso aconteça qualquer questão suspeita como carro roubado, incendiado ou qualquer outra atividade considerada crime”, revelou Beleza, que também falou sobre a importância da iniciativa.
“É muito interessante e importante o que está sendo feito, porque o medo se instalou no campo e isso acaba refletindo na produção, na economia e nas pessoas que vivem nesse meio. Não queremos as pessoas com medo de ficar na zona rural e buscando outras alternativas de moradia, isso gera uma instabilidade muito grande. Vamos criar roteiros e rondas para oferecer mais segurança”, concluiu.

Deixe um comentário