terça-feira, março 19, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Nota de Pesar – A prefeitura de Barra Mansa lamentou, em nota, a morte do reitor do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Leandro Álvaro Chaves, 86, ocorrida ontem, sexta, 7. “Leandro Chaves contribuiu muito com o engrandecimento da educação do município, deixando um legado para as próximas gerações. Foi um dos fundadores da Sociedade Barramansense de Ensino Superior (Sobeu), mantenedora do UBM, assumindo a reitoria do centro universitário em outubro de 2012, após passar por diversos cargos dentro da instituição”, escreveu, lembrando que o advogado foi professor de Direito, secretário de Interior e Justiça do Estado do Rio de Janeiro, além de ter participado da fundação de importantes empreendimentos e instituições, como a seção local da OAB, a TV Sul Fluminense e as rádios Sul Fluminense e Sociedade”. Leandro estava internado, com câncer, na Casa de Saúde Santa Maria.

SUS – No final da tarde de quinta, 6, Rodrigo Drable voltou a usar as redes sociais para dar boas notícias e anunciar que Barra Mansa, segundo ele, terá o melhor “Hospital SUS do Brasil”. “Boa tarde!!! Tem muita coisa bacana acontecendo em Barra Mansa! Obras do Pátio de Manobras avançando rápido. Palácio Barão de Guapy quase pronto. Reforma de um montão de unidades de saúde e construção de outras novas. Asfaltamentos. Quadras e praças. E também a transformação da Santa Casa de Misericórdia”, comentou, indo além: “Nós teremos o melhor hospital SUS do Brasil, pode escrever isso!”, disse ao repórter do aQui. “Estamos trabalhando com muita determinação para que isso aconteça!”, acrescentou.

Médio Paraíba – O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro participou de uma reunião virtual com os diretores da Assessoria Fiscal da Alerj, Mauro Osório e Aldir Pires, para apresentação dos dados relativos à região do Médio Paraíba, na manhã de quinta, 6. Um dos temas discutidos foi a criação de um projeto de lei para dar incentivos fiscais à indústria de fármacos, com o intuito de tornar o Rio de Janeiro mais competitivo e estimular a economia e a geração de empregos. “Nosso objetivo com esse projeto é atrair grandes empresas e desenvolver o nosso polo industrial, mas não podemos esbarrar em inconstitucionalidades. Precisamos desenvolver um projeto que possa ser realmente colocado em prática”, destacou.

Ecológico – A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa entregou ao governo do Estado a documentação pertinente às ações de preservação realizadas no município ao longo de 2020. Os dados sobre a coleta seletiva de lixo, óleo vegetal, remediação de vazadouro, entre outras iniciativas, além de impactar positivamente sobre a conservação de matas ciliares, solo, fauna e flora, favorecem o aumento no repasse do ICMS Ecológico, que tem a previsão de chegar a R$1.783.766,07, ainda em 2021, maior valor repassado desde 2009 quando o ICMS Ecológico foi criado no Rio de Janeiro.

Saber afro – Na tarde de quarta, 5, a vice-prefeita Fátima Lima se reuniu com a equipe do projeto “Afrosaberes”, no Palácio Barão de Guapy, no Centro, para tratar de assuntos relacionados à igualdade racial em Barra Mansa. Um deles foi o fato de que muitas crianças negras não conhecem e não possuem referências negras de sucesso para se espelharem. “Nosso projeto já está se encaminhando para o quinto ano, e o interessante é poder aproximar a criança do saber afro, porque muitas vezes as pessoas não têm noção de que suas raízes são importantes. A visão que se tem é que a descendência afro é de escravos, pobreza e dificuldades, somente. Agora com essa temática da ciência, as crianças vão descobrir uma África além daquilo que foi apresentado a elas. Mostrar que lá é o berço da humanidade. Estamos tratando de referenciais de mulheres negras, cientistas que fizeram a diferença e que as crianças não conhecem. Queremos mostrar para as nossas crianças que o negro é muito mais que folclore. Consciência negra vai muito além”, ponderou a vice-prefeita.
O Projeto “Afrosaberes 2021” tem como meta dialogar com as pessoas através do livro “Me conta aí, quantas cientistas pretas você conhece?”, de vídeos e ainda de um jogo elaborado com esse propósito, que crianças negras podem e devem almejar um futuro profissional em qualquer área de atuação.

Dentes bons – Barra Mansa deu mais um passo para melhorar a qualidade de vida das gestantes da cidade. Trata-se da implantação do atendimento odontológico especializado às futuras mamães. Os serviços, que serão um complemento às consultas de pré-natal realizadas na rede municipal de saúde, serão realizados no Hospital da Mulher, no Ano Bom. Ao lado da vice-prefeita Fátima Lima, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Eduardo Pimentel, e da vereadora Cristina Magno, o prefeito Rodrigo Drable visitou a unidade na manhã de quinta, 5. “Estamos avançando, promovendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas. O atendimento odontológico especializado à gestante é também uma demonstração de carinho e respeito, marcas que têm consolidado o nosso governo”, destacou Drable, lembrando que os encaminhamentos para os atendimentos odontológicos serão feitos através do obstetra que acompanha a gestante no pré-natal. O agendamento será feito no próprio Hospital da Mulher.

Drogas – Devido ao aumento de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas durante a pandemia, a Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas) disponibilizou um número de WhatsApp (24 99907-6512) para que as pessoas possam tirar as suas dúvidas, pedir informações e ajuda. A iniciativa faz parte de um pacote de ações da Semana Municipal de Prevenção às Drogas em Barra Mansa, que está sendo organizada pela Coordenadoria e se estenderá até os próximos meses.
On-line – A secretaria de Saúde de Barra Mansa realizará um fórum on-line com o tema “Saúde e Etnia”, nos dias 10, 11 e 12 de maio, sempre às 16 horas. O evento acontecerá de forma remota, através de uma transmissão ao vivo pelo Facebook do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). Na segunda, 10, a palestra será sobre diabetes. Na terça, 11, sobre povos indígenas e a Covid-19. Já na quarta, 12, será sobre Anemia Falciforme.

Mão na massa (I) – A prefeitura de Barra Mansa promoveu a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Coringa, à Rua H. A obra, que foi realizada por funcionários da prefeitura em parceria com moradores do bairro, contou com pintura, reparo dos vazamentos, instalação de ar-condicionado, reforma na recepção, além de reparos nos encanamentos. “Resolvemos fazer essa reforma, que é algo simples, mas de grande valia. Os moradores ficaram extremamente felizes, principalmente as coordenadoras. Com pouco fizemos o muito, de um Cras que se encontrava abandonado e que agora está totalmente modificado, e tudo isso foi possível sem nenhum gasto”, explicou o secretário de Assistência Social, José Chagas, informando que o material para a reforma foi doado.

Febre aftosa – Os produtores rurais de Barra Mansa têm até o dia 31 de maio para vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a febre aftosa. A primeira fase pretende imunizar cerca de 40 mil animais. Para participar da campanha, o produtor deve adquirir as doses únicas de 2 ml em revendas autorizadas. Aqueles que não possuem condição de comprar a vacina ou realizar a aplicação no animal devem procurar a secretaria de Desenvolvimento Rural através do telefone (24) 2106-3547.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Nas ruas

Já funcionando

Grampos Barra Mansa

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp