A conferir – O prefeito Rodrigo Drable teria demitido o médico Paulo Baltazar. O ex-prefeito de Volta Redonda, hoje suplente de deputado estadual, atuava em um dos postinhos de Barra Mansa.
Nervoso – Por falar em Rodrigo, há quem garanta que ele anda estressadinho e teria batido boca com integrantes de sua equipe.
Rejeitada – Será que o estresse do prefeito tem a ver com o fato do TCE (Tribunal de Contas do Estado) ter dado parecer contrário às suas contas de 2017?
Salários – Rodrigo também pode estar estressadinho por não ter dinheiro para pagar o 13º do funcionalismo.
Dezembro Vermelho (I) – A secretaria de Saúde de Barra Mansa inicia hoje, sábado, 1, a campanha do Dezembro Vermelho, de combate ao vírus HIV/DST e outras infecções sexualmente transmissíveis. O Programa de DST/Aids estará no Hospital da Mulher realizando testes rápidos para o HIV, distribuindo informativos e preservativos femininos e masculinos. A ação começa a partir das 8 horas e a previsão é que termine às 12 horas, porém durante o mês, as 45 Unidades Básicas da Saúde da Família (UBSF) do município darão prosseguimento à campanha.
Dezembro Vermelho (II) – Para o médico e coordenador do Programa DST/Aids – BM Alberto Aldet, em Barra Mansa existem cerca de 650 pacientes acometidos pelo HIV em tratamento. Porém, segundo ele, de acordo com segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o número pode ser computado em dobro em função das pessoas que ainda não descobriram a infecção ou os que sabem que têm, mas não procuram o programa. “Por isso, é muito importante a realização do teste, ele é 98% preciso na detecção do vírus”, afirmou o médico, acrescentando que o preconceito e o medo são fatores que inibem as pessoas a garantirem o bem estar de ter uma vida saudável, mesmo quando diagnosticadas com o vírus.
Dezembro Vermelho (III) – Aldet confirmou que mensalmente a secretaria de Saúde realiza cerca de 500 testes rápidos e quando o vírus é detectado, o sangue coletado vai para análise em um laboratório no Rio de Janeiro a fim de obter um laudo final. “Quando temos o retorno positivo do laboratório, iniciamos o tratamento com os coquetéis, que são medicamentos distribuídos gratuitamente pelo setor”, informou.
Dezembro Vermelho (IV) – Em 23 anos, Barra Mansa já livrou mais de 250 crianças de serem contaminadas por suas mães durante a gestação, de acordo com Aldet. “O tratamento com gestante é realizado durante o pré-natal. Quando esta mãe é detectada com o vírus, iniciamos o tratamento com o coquetel fazendo com que o vírus não evolua a ponto de contaminar a criança”, explicou. Dá uma média de quase 11 crianças por ano.
Doação de Sangue – O Hemonúcleo de Barra Mansa inicia nesta semana a sua campanha do ‘Natal Solidário’, que passa por incentivar a população a doar sangue e, assim, manter os estoques em dia. No período de fim de ano há uma baixa de até 40% no número de doadores. O Hemonúcleo de Barra Mansa funciona de segunda a sexta, das 7 às 11 horas.
Dividas – A prefeitura de Barra Mansa já deu início à campanha do programa ‘Ficou fácil ficar em dia’. A ideia é oferecer aos contribuintes em dívida com os cofres municipais a oportunidade de pagar as dívidas de IPTU, ISS e outros tributos e com o Saae com desconto de 100% sobre juros e multas, desde que sejam pagam em cota única até o dia 21 de dezembro. Mais informações em (24) 2106-3422.