Grampos Barra Mansa

Surdos – O vereador Paulo da Gráfica, marinheiro de primeira viagem, já apresentou três projetos de lei voltados para a comunidade surda de Barra Mansa. Eles dispõem sobre a obrigatoriedade da presença de intérpretes da língua brasileira de sinais (Libras) nas agências bancárias e nos órgãos da administração pública do município, assim como a utilização de Libras nas propagandas oficiais do governo Drable. Paulo, que tem uma neta de 13 anos que é surda, quer que o Estatuto da Pessoa com Deficiência seja respeitado.

“Fumacê” – Na manhã de quinta, 18, a Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa voltou a utilizar, nas ruas da Vila Nova, o tradicional “carro fumacê” para tentar acabar com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti no bairro. A ação continuará nos próximos dias, sempre a partir das 6 horas, nos bairros localizados à margem esquerda do Rio Paraíba, que vai do Vista Alegre até o Vale do Paraíba. Posteriormente, será a vez do lado oposto e dos distritos.

Covid-19 – Barra Mansa completou ontem, sexta, 19, o seu primeiro mês de vacinação contra a Covid-19. No total, até quarta, 17, a secretaria de Saúde já tinha vacinado 5.042 pessoas. Deste total, 820 receberam a 2a dose do imunizante. Agora, a pasta espera a chegada de novos lotes das vacinas em uso para ampliar a faixa etária dos idosos a serem vacinados.

Multado (I) – O ex-vereador Thiago Valério foi multado em R$ 3 mil por agentes da Fiscalização de Postura da prefeitura de Barra Mansa por, conforme denúncias feitas por moradores da Vista Alegre, promover uma festa no período do Carnaval com aglomeração de pessoas. “Por conta da Covid-19, a prefeitura proibiu, por meio de decreto, festividades de Carnaval em casas de festas, sítios e similares. O mesmo serve para eventos em residências ou churrascos, que aglomerem mais de 12 pessoas. Em ambos os casos, a pena é uma multa de 1.000 UFM. Assim sendo, procedemos com a coibição da referida festa e a sanção administrativa”, explicou o comandante da GM, Paulo Sérgio Valente, que no release enviado aos jornais não revelou o nome do político barra-mansense.

Multado (II) – Procurado pelo aQui, Thiago Valério – hoje sem mandato por ter disputado a eleição para prefeito em 2020, quando não se elegeu – não se pronunciou.

Mais um (I) – Na madrugada de quarta, 16, os agentes da Fiscalização de Posturas interditaram um bar na Rua Aristides Ferreira, na Vila Ursulino. O bar teria desrespeitado o horário de fechamento definido pelo Decreto nº 10.162, que dispõe sobre restrições para o enfrentamento da Covid-19.

Mais um (II) – Além disso, também foram autuados alguns veículos que estavam promovendo atividades com som alto, causando a perturbação do sossego público, assim como a aglomeração de pessoas. Os proprietários dos automóveis foram multados em R$ 2.980,00 cada.

Sangue – A manhã de segunda de Carnaval, 15, foi de trabalho para a equipe do Hemonúcleo de Barra Mansa. Mas compensou. Dos 35 atendimentos feitos em pleno feriado, 25 bolsas de sangue foram aproveitadas e apenas 10 foram consideradas inaptas para a transfusão.
De acordo com a coordenadora da unidade, Thais Mendes, o Hemonúcleo continua necessitando de doações de sangue, principalmente do tipo A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo.

Aprovadas – Para decepção dos políticos de oposição, que vivem querendo flagrar algo de errado no governo Rodrigo Drable, a Justiça Eleitoral aprovou as contas, sem ressalvas, da campanha eleitoral de 2020 do prefeito de Barra Mansa. “Fizemos uma campanha limpa, do início ao fim. E a aprovação das contas, sem qualquer ressalva, é mais uma demonstração de como trabalhamos. O Tribunal de Contas aprovou as contas de gestão da prefeitura e agora a Justiça Eleitoral aprovou nossas contas de campanha. Tenho orgulho da nossa equipe”, avaliou.

Animais – Equipes da Guarda Ambiental de Barra Mansa realizaram uma operação de combate à repressão e maus tratos de animais. A ação foi baseada em 54 denúncias recebidas pelo órgão nestes primeiros meses do ano. Segundo o secretário da pasta, Vinícius Azevedo, todos os dias chegam, em média, três denúncias envolvendo maus tratos a animais. Quem souber de outros casos pode denunciá-los pelos telefones da secretaria de Meio Ambiente (24) 2106-3408/ 2106-3406 ou pelo canal da Ouvidoria, no site https://www.barramansa.rj.gov.br .


Boa ação – A Câmara de Barra Mansa aprovou a reivindicação feita pela vereadora Cristina Magno para que a prefeitura local possa realocar os moradores de rua que estão ‘vivendo’ na Vila Nova. “Eles estão fazendo moradia, têm toalha na mesa, cozinham e dormem. Não estão agredindo nem machucando ninguém, porém nós precisamos ajudar essas pessoas a recuperarem sua dignidade”, justificou.

Deixe um comentário