Grampos Barra Mansa

Feira de Artesanato Especial de Natal

Já começou, na quinta, 10, a tradicional Feira de Artesanato Especial de Natal em Barra Mansa. Na edição deste ano, 30 artesãos estão expondo seus produtos na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro. Para garantir a segurança de todos, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação criou um protocolo de prevenção à Covid-19 em feiras de artesanato no município. O evento segue até o dia 24, sempre das 9 às 20 horas.
Jair Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico, falou sobre a importância do artesanato para o município. “O artesanato é fundamental para o desenvolvimento de Barra Mansa. Este ano foi atípico, pois os nossos artesãos sofreram muito financeiramente com a pandemia. Entretanto, este retorno é essencial, pois além de expor os produtos feitos com criatividade, a população já estava ansiosa pelo retorno desta atividade. Lembrando que criamos um protocolo de prevenção à Covid-19 para que expositores e clientes se sintam seguros”, comentou.
A gerente de Turismo Bhella Santos falou sobre a importância da Feira de Artesanato Especial de Natal neste período de pandemia. “A atividade criativa no município é muito grande. Temos pessoas que tiram o seu sustento deste segmento e que estão sem trabalhar desde março. A feira é fundamental para cada artesã, movimenta a cidade e a economia criativa. Por isso, durante um mês, traçamos um protocolo para o funcionamento da feira de artesanato, o que é inédito em nossa região, para garantir a segurança do artesão e do consumidor”, justificou, explicando as regras que foram adotadas para a venda dos produtos. “O consumidor não terá acesso direto ao artesão. Haverá um distanciamento. Fica proibido o visitante encostar no produto, ficando a cargo do artesão apresentar o material”, disse.
Pessoas com idade acima de 60 anos, ou que possuam doenças crônicas graves ou descompensadas e imunocomprometidas, assim como grávidas em qualquer idade gestacional e mulheres até duas semanas após o parto foram orientadas a não participar do evento.

 

Inauguração – Na quinta, 10, a Leader Magazine inaugurou a sua primeira loja em Barra Mansa, chegando ao número de 97 unidades abertas no Brasil. A loja, localizada na Avenida Domingos Mariano, nº 50, abre as portas com todos os cuidados necessários em tempos de pandemia. A nova unidade funcionará de segunda a sexta, das 9 às 19 horas, com exceção dos domingos, quando estará fechada. Aos sábados, a partir de hoje, a loja fechará às 18 horas. “Estamos avaliando a situação de cada região e, seguindo as orientações dos órgãos de governo, estamos inaugurando novas lojas aos poucos. Organizamos nossa operação visando preservar a saúde e a segurança de todos”, comentou André Peixoto, presidente da Leader.
Durante os meses de isolamento social, a rede se reinventou e ofereceu novos canais de vendas aos clientes: uma nova plataforma de compra pelo WhatsApp, o Leader Zap (21 2018-0551), que atende todas as regiões que possuem Lojas Leader; e também foi feita a retomada da venda on-line pelo site https://www.lojasleader.com.br/

Presencial – Na manhã de sexta passada, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro atendeu cerca de 50 pessoas na sede do Ilha Clube, no Ano Bom. Entre eles, vereadores eleitos, líderes comunitários e moradores de vários bairros que foram buscar ajuda. De acordo com o deputado, essa é uma forma de estar sempre próximo ao povo e ter oportunidade de contribuir ainda mais para a cidade, por meio do mandato da Alerj. “Desde que assumi meu mandato, busco continuar sempre próximo à população; mesmo com todos os compromissos e reuniões que tenho na capital, não posso deixar de reservar esse tempo para atender os moradores de Barra Mansa”, disparou Marcelo. Os atendimentos ao público na cidade eram realizados mensalmente e, por conta da pandemia, ficaram paralisados e estão sendo retomados aos poucos.

Exposição – A pandemia restringiu o pleno funcionamento do Grebal (Grêmio Barra-mansense de Letras), mas se enganou quem achou que a sede iria ficar parada. Isso porque na sexta, 11, às 16 horas, será inaugurada a Galeria Dora de Oliveira, com a exposição ‘Acervo’, através do Facebook do Grebal. No evento, será feita uma homenagem à artista plástica e escritora de Barra Mansa que integra o Grêmio desde 1977, apresentando 14 obras que passaram por processos de restauração, com novas molduras, limpeza e recuperação de fundos das telas. “Dora é uma referência e sua importância merece ser registrada. E optamos pelo lançamento de um vídeo para marcar essa inauguração no mundo da internet, abrindo as portas para a apreciação de todos e ampliando o público do Grebal”, disse Paulo Rangel, presidente do grêmio. Aos interessados em fazer parte desse momento, basta acessar o seguinte link: https://facebook.com/grebal

Vencedora – A aluna Evelyn Silva Ferreira, do 7º ano do Ciep 54, Maria José Machado de Carvalho, na Vila Maria, aceitou o desafio e desenvolveu um projeto ousado voltado para a sustentabilidade veicular. A proposta, que teve como finalidade a demonstração do desenvolvimento da tecnologia sustentável e acessível financeiramente para a construção de veículos elétricos, conquistou o 1º lugar na XIV FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro), segundo resultado divulgado na terça, 5, durante evento virtual promovido pela Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação do Estado do Rio de Janeiro). Usando apenas papel panamá, folha de EVA e lixo eletrônico, o veículo desenvolvido pela jovem é composto por três circuitos de baterias, de tablet e celular, o que permite a recarga do sistema, chegando a atingir a velocidade média de 30 km por hora. “Estou muito feliz com o resultado obtido. É o reconhecimento do entrosamento e esforço conjunto com a professora-orientadora Alyne Lúcia. Acredito que esta vitória sirva como estímulo para os meus amigos da escola e para mim mesma, me impulsionando a buscar meu objetivo, que é cursar faculdade de engenharia de eletromecânica ou robótica”, disse a aluna.

‘Leiturar’ (I) – Mais uma edição do projeto ‘Leiturar’ foi iniciada em Barra Mansa. Mas por conta da pandemia, o formato do evento foi adaptado e aconteceu de forma on-line, entre os dias 7 e 11, sendo que os profissionais da secretaria de Educação ofereceram, pelo canal “Do Aprender ao Ensinar”, no YouTube, vídeos educativos com o objetivo de estimular a leitura entre os estudantes da rede. Com o tema “Apesar de Tudo, Vamos Leiturar?”, os encontros acontecem de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCrV4LDxeMytDblMD8oILb4A/videos.

‘Leiturar’ (II) – Tem mais. Todos os vídeos estão disponíveis com tradução em libras. De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Vinícius Pires de Barros, mesmo diante das dificuldades por conta da Covid-19, não foi cogitada a hipótese da não realização do projeto. “Desde quando iniciamos a atividade, percebemos que houve um engajamento e envolvimento muito grandes entre os participantes do projeto. Conseguimos provocar nas crianças um maior interesse na leitura e não podíamos perder a chance de alcançar mais pessoas adeptas à leitura, através da iniciativa”, disse ele.

Deixe uma resposta