Grampos Barra Mansa

Reencontro – A Santa Casa de Barra Mansa promoveu um encontro entre um paciente e seus familiares após 25 anos sem contato. Isso mesmo. No dia 19, Sebastião Francisco da Silva Miranda, 54, teve alta médica após ficar internado com suspeita de Covid-19, e para a sua surpresa, seus irmãos e sobrinhos vieram até Barra Mansa para levá-lo para sua cidade natal, em Cantagalo, interior do Rio de Janeiro. “Estivemos em constante contato com os familiares até o dia da alta. Uma de suas irmãs nos informou que Sebastião sempre gostou de andar e que não houve conflitos que despertasse nele o desejo de sair de casa. Nesse período eles não tiveram notícias dele”, contou a assistente social da Santa Casa de Barra Mansa, Priscila Perrut da Silva.

Natal – Representantes dos setores de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Procuradoria e Ordem Pública da prefeitura de Barra Mansa se reuniram na terça, 24, com integrantes da Aciap-BM, CDL, Sicomércio e Codec para definir as estratégias de fortalecimento ao combate à Covid-19 no período de Natal. Entre as ações apresentadas, estão a ampliação do horário de funcionamento das lojas e estabelecimentos a fim de evitar aglomerações e fiscalização redobrada para o cumprimento dos decretos, como uso de máscara, distanciamento social e fornecimento de álcool em gel 70° na entrada das lojas. Nos próximos dias, um novo decreto será publicado, regulando as atividades até 21 horas, no período de 7 a 24 de dezembro. Além disso, uma nova campanha de conscientização sobre a importância da manutenção das medidas de proteção também será lançada.

De volta (I) – Na quarta, 25, os motoristas de Barra Mansa voltaram a ter a opção do Estacionamento Rotativo para parar no centro comercial da cidade. Vale lembrar que a cobrança só começará na terça, 2, no valor de R$ 2 a hora. Ao estacionar, o motorista precisará fazer a retirada do ticket com o monitor do local e guardar o comprovante dentro do veículo, em lugar visível. O período máximo de permanência na vaga é de duas horas. Se ultrapassar o limite de tempo, o motorista deve procurar o monitor para revalidar o bilhete.

Segurança – Uma casa localizada à Rua Nelson Rocha, na Cotiara, foi demolida pela Defesa Civil de Barra Mansa por estar com as estruturas completamente comprometidas, apresentando risco iminente de desabar. A prefeitura, por meio da Supervisão e Fiscalização de Obras, conseguiu localizar os proprietários da residência para notificá-los sobre a necessidade urgente da demolição do imóvel.

Ponte – Na quarta, 25, a prefeitura de Barra Mansa avançou nas revitalizações ao longo da cidade. Além da pintura da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, conhecida como a Ponte dos Arcos, no Centro, também foram feitas operações tapa-buracos na Rua Joaquim de Oliveira Dutra, no São Genaro. “Essas obras são solicitações antigas e que trazem mudanças significativas na vida da população. Vamos continuar trabalhando em diversos pontos da cidade”, disse o secretário de Manutenção Urbana, Luiz Gonzaga. Além dessas obras, a secretaria de Manutenção Urbana segue com a pavimentação das vias Vereador Joaquim Boa Morte, Narsi Abrahão Zanlutti e parte da Francisco Rodrigues Leite, na Vila Coringa. Na terça, 24, também foi realizada a operação tapa-buracos pelas principais vias do bairro Goiabal.

Minha Casa – A prefeitura de Barra Mansa lembra aos contemplados do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Santa Isabel A e B que perderam o prazo de assinatura de contrato nos dias 17 e 19 de novembro, que eles devem se dirigir à agência da Caixa Econômica, no Centro, para assinar o documento. Pode ser de segunda a sexta, das 9 às 13 horas. Mais informações através dos telefones (24) 2106-3410 e 2106-3416.

Joia – A Polícia Militar de Barra Mansa prendeu dois suspeitos após um assalto em uma joalheria na manhã de quarta, 25, no centro da cidade. Três homens entraram na loja, armados com faca e revólver. Os policiais que fazem a patrulha na região foram acionados e conseguiram encontrar os indivíduos, que se dividiram na tentativa de despistar os agentes. Um suspeito armado foi atingido por um policial, na altura da nádega, sendo socorrido e preso, no Parque Centenário (Jardim das Preguiças), portando as joias furtadas. O terceiro homem está foragido.

Para depois – A prefeitura de Barra Mansa adiou a entrega dos kits de alimentação dos alunos da rede municipal de ensino que seria realizada nos dias 26 e 27 de novembro. O motivo do adiamento deve-se aos ajustes técnicos e jurídicos necessários com a empresa fornecedora no que se refere à logística, ajustando pontos detectados na primeira entrega. As novas datas para a entrega serão atualizadas.

Concurso Público (I) – No domingo, 22, foram realizadas as provas objetivas para o preenchimento de 1.077 vagas para diversas áreas da prefeitura de Barra Mansa, atraindo cerca de 18 mil inscritos. O gabarito preliminar da prova poderá ser consultado individualmente na página do concurso, a partir das 9 horas, do dia 16 de dezembro.

Concurso Público (II) – As próximas etapas são: prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, para os cargos de mecânico, motorista e operador, teste de aptidão física, de caráter eliminatório, para os candidatos ao cargo de Guarda Municipal, e avaliação de títulos.

Sangue – Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 25 de novembro, o Hemonúcleo de Barra Mansa, em parceria com o Grupo Bora Doar, está estimulando os cidadãos para a doação voluntária. A campanha, que tem o objetivo de reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem, também visa regularizar o estoque para atendimento do dia a dia e as demandas de fim de ano. A coordenadora do órgão, Thais Mendes, disse que devido à pandemia as doações estão sendo agendadas com até 24 horas de antecedência. “O agendamento é feito de segunda a sexta, das 7 às 11 horas pelo telefone (24) 3322-1918”, informou. O Hemonúcleo de Barra Mansa fica localizado na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, no Centro.

Bolsa-Família (I) – A segunda fase da vigência de acompanhamento dos beneficiários do Bolsa-Família já foi iniciada em Barra Mansa. Os usuários deverão procurar, até a próxima sexta, 4, a unidade de saúde mais próxima para se inteirar melhor sobre o assunto. Hoje, Barra Mansa tem registrado aproximadamente 14.500 mil pessoas sendo atendidas pelo programa.
Bolsa-Família (II) – De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Atan), Juliane Resende, a supervisão do Bolsa-Família é feita pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social. Ela ainda reforçou a importância de os usuários estarem em dia com o acompanhamento em saúde. “A cada seis meses realizamos o acompanhamento. Durante esse procedimento, oferecemos aos usuários serviços de atualização da caderneta de vacinação e também o exame de preventivo. No caso de gestante, é verificado se o pré-natal está em dia”, detalhou.

Providências (I) – Após receber denúncias de moradores da Vila Elmira sobre a ocupação ilegal de um terreno particular, a prefeitura de Barra Mansa vem trabalhando para solucionar os problemas locais e garantir a ordem pública, a segurança e a integridade física dos moradores no entorno. Prova disso é que na segunda, 23, representantes da prefeitura estiveram no local, onde foi constatado não haver nenhuma moradia, somente alguns barracos montados, construídos com lonas e bambus. O terreno estava sendo demarcado, em sistema de loteamento.

Providências (II) – Ainda na manhã de segunda, uma equipe do Executivo se reuniu com a liderança da ocupação, para orientar sobre questões legais e solicitar a não reincidir a ação. O encontro estava previsto para acontecer na terça, 24, mas foi antecipado. A secretaria de Assistência Social está fazendo um trabalho de acompanhamento das famílias para mapear a real situação de cada uma. O proprietário do terreno já foi notificado pelo município e está tomando as providências legais.

Casa Azul – Com a presença de representantes da secretaria de Educação, do Centro de Atendimento Educacional Especializado (Cemae), da Associação Autismo SuperAção e da equipe de manutenção da pasta, aconteceu na manhã de terça, 24, a primeira reunião pós-pandemia sobre a implementação da Casa Azul no Colégio Santo Antônio, na Colônia. O motivo do encontro, foi para verificar a estrutura do espaço e apresentar o projeto pedagógico que norteará o trabalho a ser oferecido. A visita à Casa Azul foi dividida em dois momentos. Na parte da manhã, os representantes vistoriaram a estrutura e verificaram as adequações necessárias para melhor receber os usuários. Já à tarde, contou com a presença da equipe do Cemae, das vereadoras eleitas Fernanda Carreiro e Luciana Alves e de representantes da Associação Autismo SuperAção. “Durante a nossa conversa e apresentação dos profissionais que atuarão diretamente na Casa Azul, pude perceber a importância desse trabalho no município. A previsão é que em dezembro a equipe de manutenção inicie a reforma para que no ano que vem estejamos em pleno funcionamento”, disse a subsecretária de Educação, Ângela Millen Penedo.

Deixe um comentário