sexta-feira, março 29, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Boa – Foi um sucesso a campanha ‘Descarte Solidário de Eletroeletrônicos’, realizada no sábado, 17, que arrecadou cerca de 4,5 toneladas de material, que será destinado à Apae-BM e à Coopcat-BM.

Nota – A secretaria de Educação de Barra Mansa soltou nota para esclarecer que o atraso na entrega dos kits de alimentação aos alunos da rede municipal de ensino aconteceu devido à desistência de fornecedores no processo licitatório. As três primeiras empresas não conseguiram entregar e, por esse motivo, houve o atraso. A previsão é que os kits sejam entregues em todas as escolas do município no mês de novembro e, a partir daí, regularmente.

Será que volta? – Na sexta, 16, integrantes do grupo do Comitê de Barra Mansa se reuniram no Parque da Saudade para a elaboração de protocolos que visam a reabertura segura das escolas públicas e privadas do município. De acordo com o titular da pasta, Marcus Vinícius Pires de Barros, o Comitê terá até quinta, 29, para finalizar o documento com protocolos de funcionamento seguro das unidades. Para agilizar esse trabalho, o grupo terá quatro reuniões até a data. “Definimos o cronograma de reuniões hoje, para que executemos um planejamento que seja objetivo, dinâmico e executável. Esse protocolo precisa estar alinhado para que apresentemos e tenhamos um parecer do MP”, disse ele.

Tecnologia – Com o objetivo de obter dados técnicos referentes ao inventário dos animais existentes nas oito unidades de conservação, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa passou a monitorar a fauna existente no município através de quatro câmeras CoreDS. Os equipamentos capturam imagens diurnas e noturnas, com sistema infravermelho, sem flash e com disparos de velocidade de 0,2 segundos para fotografías e 0,5 segundos para filmagens. “O inventário da fauna permitirá maior controle fiscal, coibindo ações de caças aos animais, principalmente aqueles ameaçados de extinção, além da possibilidade de aumento na arrecadação do ICMS Ecológico. A iniciativa permitirá ainda o registro das diferentes espécies animais existentes em Barra Mansa, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios”, destacou o secretário de Meio Ambiente.

Preservação – A secretaria de Saúde de Barra Mansa conseguiu vacinar 5.296 pessoas durante a ação de sábado, 17, Dia D da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite.

Boa notícia (I) – Barra Mansa pulou da 70ª posição para a 45ª no índice final de conservação ambiental entre os anos de 2009 e 2020. Os números, divulgados na plataforma observatório do ICMS, da secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, englobam os 92 municípios do Estado. Na Região do Médio Paraíba a cidade ocupa a 9ª posição em arrecadação.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, disse que o resultado reflete a política pública que vem sendo implementada e aperfeiçoada a cada ano. “São medidas que permitem a realização de ações ambiental-mente corretas e impactam positivamente na qualidade de vida da população, com programas voltados para a gestão de resíduos sólidos, preservação de áreas verdes e qualidade de água entre outros. Os projetos viabilizam ainda a geração de renda e inclusão social”, disse Vinicius.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp