Grampos Barra Mansa

Racismo (I) – A Ordem dos Advogados de Barra Mansa, por meio da Comissão de Igualdade Religiosa, Racial e de Gênero, promoveu na noite de terça, 30, uma roda de conversa sobre a abolição da escravatura, que é lembrada no dia 13 de maio. A vice-prefeita, Fátima Lima, o gerente de Promoção de Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, a pedagoga Águida Oliveira de Paula e a enfermeira Kely Cristina dos Santos Oliveira foram os palestrantes. “Nossos desafios são diários e em todas as áreas, mas seguimos lutando. Hoje nossa arma é a educação, para sairmos deste patamar. Aqui em Barra Mansa temos enfrentado este desafio criando parcerias com a Saúde, para prevenir e evitar mortes desnecessárias de mulheres negras”, avaliou Fátima Lima.

 

Racismo (II) – A presidente da Comissão de Igualdade Religiosa, Racial e de Gênero da OAB-BM, Jaqueline Silva Reis, enfatizou que o racismo ainda está presente na sociedade. “O racismo ainda é uma realidade no país. Já passaram 129 anos da abolição no Brasil e ainda precisamos de avanços para que a população negra tenha as mesmas oportunidades e justiça social”.

Já para o presidente da Ordem dos Advogados de Barra Mansa, Noé Garcêz, é muito relevante chamar a atenção da população para esta questão. “Nosso objetivo com esse evento foi chamar a atenção da sociedade para a questão da população negra no país, que mesmo sendo maioria da população, ainda sofre preconceito e não está representada nos espaços de poder”, concluiu.

 

Xadrez (I) – A secretaria de Educação de Barra Mansa realiza neste sábado, 3, o tradicional campeonato de xadrez entre os alunos da rede municipal de ensino. O projeto “Xadrez nas Escolas” contempla 20 colégios e é voltado para crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 18 anos. “O principal objetivo do torneio é motivar os alunos. O xadrez é um esporte que estimula todos os sentidos, o raciocínio lógico e atenção. As crianças aprendiam e não jogavam, por isso começamos a fazer as competições, que motivou muito as crianças”, disse o coordenador do projeto, Nilson Abrantes.

 

Xadrez (II) – Cerca de 80 alunos são esperados para a competição, que inclui as categorias sub 8, 10, 12, 14 e 18, referentes a crianças de 8 a 18 anos. Os melhores jogadores ganharão troféu e medalhas e a possibilidade de participar de um intercâmbio no Fluminense, no Rio de Janeiro. O torneio será realizado no Colégio Municipal Marcelo Drable, no Ano Bom, das 13 às 17 horas.

comad bm

Comad – A vice-prefeita Fátima Lima, representando Rodrigo Drable, deu posse na manhã de segunda, 29, aos novos membros do Comad (Conselho Municipal Antidrogas) de Barra Mansa, que cumprirão o mandato até 2019. Ao todo, 22 entidades, divididas entre poder público e sociedade civil, formam o conselho, que tem função deliberativa, fazendo a ligação entre a população e o governo. O objetivo é promover ações para a prevenção e tratamento do uso de drogas utilizando todos os meios disponíveis nas áreas de ensino, saúde, religiosa e desportiva. “Temos que ter os olhos abertos e ações concretas. As redes envolvidas são muito importantes para nós. O governo atual enfrenta problemas financeiros, mas com força de vontade e apoio conseguimos fazer o necessário. O Conselho é de extrema importância para isso acontecer”, destacou Fátima.

 

Conselho – A gestão 2017-2019 do Comad será presidida por Cesar Thomé, coordenador do Compod (Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas) e é composta por representantes governamentais da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal de Barra Mansa, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Fundação de Cultura.

A sociedade civil e entidades de classe são representadas por membros da Pastoral Solidariedade, Paróquia de Saudade, Casa Clínica, Instituto Universo Acreditar, Comam (Conselho Municipal de Associação de Moradores), Federação Amor Exigente, Comunidade de Reabilitação Reviver, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Barra Mansa e Sicomércio e UBM (Centro Universitário de Barra Mansa).

Novo Olhar – Mais de 500 pessoas participaram na manhã de ontem, sexta, 2, do projeto Novo Olhar, realizado na Vila Nova. O prefeito Rodrigo Drable esteve no local, junto com a vice-prefeita Fátima Lima, a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, além de vereadores que apoiaram o trabalho. O projeto é da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Fundação Leão XIII, e aconteceu em Barra Mansa a pedido do deputado estadual Gotardo Netto.

 

Fotografia – A prefeitura de Barra Mansa está promovendo o I Concurso de Fotografia ‘Boas Práticas Ambientais’ para os alunos do 9º ano das 21 escolas municipais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser lembrado na terça, 5. Cada escola selecionou uma foto para ficar exposta no Parque da Saudade, a partir de segunda, dia 5, durante o Encontro do Meio Ambiente.

A partir desta exposição, uma comissão escolherá os vencedores, que participarão de uma oficina de fotografia com o conceituado fotógrafo da prefeitura de Barra Mansa e do jornal Diário do Vale, Paulo Dimas.

 

‘Show de domingo’ – As entidades empresariais de Barra Mansa vão promover uma ação promo-cional do Dia dos Namorados no próximo domingo, 11. Será no centro da cidade, das 10 às 16 horas. Detalhe: as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite serão interditadas para o Show de Domingo. “Estamos nos espelhando no evento realizado em Volta Redonda, que foi um verdadeiro sucesso e reuniu uma multidão na Avenida Amaral Peixoto. Com base nos acertos deles, estamos organizando um evento para movimentar o comércio de Barra Mansa, trazendo lazer e opções de compras. Queremos transformar as avenidas em um verdadeiro shopping a céu aberto”, argumentou Denyse Singulani, presidente da Aciap-BM.

 

 

Fake – Um dos maiores críticos do governo Rodrigo, o internauta que se identifica como Heitor Amaral seria um Fake (perfil falso). Há quem garanta até que ele seria um jornalista ligado aos Marins. Ou um conhecido advogado, com trânsito em todas as esferas da sociedade barramansense. Está criado o mistério… Façam suas apostas!  

 

Boato – Nos corredores do Palácio Luiz Amaral a informação que corre é a de que Jonathan Marins e Jonas Marins estariam passeando pelo velho continente. Ora, pois, pois. Outro é que o ex-prefeito teria aberto uma empresa na cidade maravilhosa.     

 

Chateado (I) – O internauta Marcelo Gomes Pinto fez questão de postar no sábado, 27, que estava muito chateado com o atual secretário de Saúde de Barra Mansa por não ter apoiado a realização de um Fórum Popular, realizado nas dependências do UBM. “O Secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, não compareceu, não mandou um representante, nem ao menos enviou uma justificativa, simplesmente menosprezou, com total falta de respeito, uma clara demonstração que não tem e não quer diálogo com os cidadãos de Barra Mansa”, postou, lembrando que o titular da Saúde tinha confirmado a presença em documento assinado. Que feio!

 

Chateado (III) – O engraçado é que as críticas saíram das redes sociais e foram parar nas redações das assessorias de imprensa. Mais precisamente na do UBM. Em release aos jornais, o Centro Universitário de Barra Mansa abordou a realização do 1º Fórum Popular Permanente de Saúde de Barra Mansa, idealizado pelo Comam – O Conselho Municipal de Associações de a Moradores da Cidade. Abordou as palestras da professora Sheila Rodrigues Dias Filgueiras, diretora Acadêmica do UBM, e de Geraldo Magela de Barros, representante do COMAM. E no final do release deixou claro que o Conselho também teria convidado o secretário de Saúde do município. “Porém ele não compareceu e não enviou representante”, deixaram claro.

Deixe uma resposta