sexta-feira, março 29, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Lilás – Na terça, 22, um ‘ônibus lilás’ esteve no Retiro, das 10 às 16 horas, oferecendo atendimento gratuito à população do bairro com advogada, psicóloga e assistente social. A ação fazia parte das políticas públicas da secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Fica a pergunta: em seis horas deu para atender (sem divulgação nenhuma) quantas pessoas?

Trabalho – Na segunda, 21, o governador Wilson Witzel deu posse a Jorge Gonçalves da Silva como secretário estadual de Trabalho e Renda. A criação da secretaria, de acordo com o governador, tem o intuito de ajudar os trabalhadores a se adequarem ao novo mercado de trabalho, que passa por um momento de crise.

‘Guarda-chuva’ (I) – Engraçado é que a prefeitura, apesar do período das chuvas só começar (oficialmente) em 1º de novembro, já diz que está promovendo uma série de ações de prevenção para enfrentar os temporais do ano que vem. Em release aos jornais, a secretaria de Infraestrutura diz que tem feito a limpeza e a manutenção do sistema pluvial e dos córregos com regularidade. E que, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, anda ampliando o trabalho de poda das árvores, além da limpeza de bueiros por toda a cidade. “Estamos trabalhando para que, em casos de temporais, a cidade não sofra como aconteceu no início desse ano”, lembrou Samuca, anunciando que a ‘Operação Guarda-Chuva’ faz parte da preparação do sistema de Defesa Civil e da população para o “enfrentamento aos eventos que podem acontecer no período de alerta, que inicia dia 1º de novembro e vai até 31 de março”.

Guarda-chuva’ (II) – De acordo com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende, já foram definidos que os locais para receber possíveis desabrigados serão nos ginásios poliesportivos dos bairros 249, Retiro, Três Poços e Santa Cruz. Ele lembra que os moradores de Volta Redonda podem receber alertas da Defesa Civil, pelo celular, via SMS. Para se cadastrar, o morador deve enviar um SMS para o número 40199, apenas com o número do CEP de onde mora, podendo digitar com ou sem hífen, com ou sem ponto.

Verão – Aliás, faltando apenas alguns meses para o período das chuvas não se tem notícia de nenhum projeto, público ou privado, para evitar os transtornos das enchentes na Avenida Amaral Peixoto, provenientes das construções ao longo da Rodovia dos Metalúrgicos. A história tem tudo para se repetir…

Pouco a comemorar – O Shopping Park Sul acaba de completar um ano de vida. Pena que ainda tenha várias lojas fechadas. Tem mais. Ainda não tirou do papel o projeto da ciclovia que prometeu construir para o prefeito Samuca Silva.

Cidade da Música – A Orquestra de Cordas do ‘Volta Redonda Cidade da Música’ estará se apresentando neste sábado, 26, às 17 horas, na sede do projeto, à Avenida Graham Bel, 89, na Vila Mury. Cerca de 70 músicos farão o espetáculo gratuito, revezando-se entre solos, duos, trios e pequenos grupos com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

Saúde – Depois de selar a paz com o governador Wilson Witzel, Samuca já esteve com o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, para buscar investimentos do setor para a cidade do aço. A reunião foi no Rio de Janeiro e contou com a presença dos secretários de Fazenda, Fabiano Vieira, e de Saúde, Alfredo Peixoto. No encontro, foi discutida a proposta de um convênio entre a prefeitura de Volta Redonda e o governo do Estado para a compra de equipamentos e reformas, entre outras. Será que o Hospital Santa Margarida abre as portas ainda em 2019? Façam suas apostas… 

Hospital do Retiro (I) – Na conversa com Dário de Paula, na quinta, 24, Samuca aproveitou uma deixa para falar sobre o Hospital do Retiro, cuja administração passou às mãos da OS Mahatma Gandhi. E, para ele, a terceirização está dando certo. “Nós cobramos metas indicadoras e, incrivelmente, nós ampliamos o serviço. Hoje, em base de volume, o Hospital do Retiro atende mais que o São João Batista”, contou. “São hospitais de características diferentes, obviamente, mas é impressionante como o Hospital do Retiro, nas mãos da iniciativa privada, mudou. As reclamações acabaram, é impressionante”, pontuou.

Hospital do Retiro (II) – Samuca foi além e comentou com o jornalista que era melhor não falar muito a respeito da mudança de administração implantada na unidade. “É bom deixar quietinho. O importante é funcionar e a população ser bem atendida. Deixa quietinho. A gente não precisa de protagonismo, de falar. A população é que tem que sentir essa melhora”, explicou.

Santa Margarida (I) – Diante da colocação, Dário deu uma cutucada no governo e cobrou uma posição de Samuca sobre as dificuldades que o prefeito anda tendo para terminar as obras do Hospital Santa Margarida. “Tem gente que acha que você não consegue terminar as obras e pôr em funcionamento o Santa Margarida nem que a vaca tussa”, disse o jornalista. “Ah, tem gente que ficou 20 anos e não construiu nada”, retrucou Samuca, alfinetando seu antecessor, o ex-prefeito Neto, é claro. “Essa política do quanto pior, melhor, não funciona pra gente. A esses pessimistas de plantão, beijinho no ombro como dizem por aí, porque nós vamos abrir o Santa Margarida”, ironizou.

Santa Margarida (II) – A estratégia, segundo Samuca, passa agora por abrir quatro andares da unidade localizada no bairro Niterói. “O quarto andar, por exemplo, já está quase pronto para atender; a questão da energia foi resolvida, mas falta ainda a entrega de um material que é essencial para suportar o funcionamento completo da unidade. Assim, os quatro primeiros andares abriremos em breve”, disse, garantindo estar satisfeito com o andar da carruagem, mesmo que seja a passos de cágado. “Está ficando belíssimo (o hospital). O próprio servidor público vai ter um atendimento diferenciado, espaço pensado para ele. Vai ser algo que vai ficar para a história em médio e longo prazo para Volta Redonda” crê o prefeito.

Ambiente – Ex de Samuca, Daniela Alvarenga pode se tornar ex de Witzel. Politicamente falando, é claro. Será que volta ao antigo batente na secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda? Se voltar, o homem da árvore, tadinho, pode perder seus galhos e ir plantar árvores em outras plagas.

Rua de Compras (I) – Na quarta, 30, a prefeitura de Volta Redonda vai sortear as datas e locais das edições do projeto Rua de Compras para 2020. Será na sede do ‘Na Hora’, às 19 horas, com a presença de representantes das Associações de Moradores dos bairros (não disse quais, grifo nosso), da CDL, Aciap e Sicomércio, estes sim, os maiores interessados. Serão sorteadas as datas de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festa Julina, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Esqueceram do Natal? 

Rua de Compras (II) – Vale lembrar que o projeto privilegia apenas alguns centros comerciais, como Amaral Peixoto, Vila, Paulo de Frontin e Retiro. Segundo a prefeitura, a ideia do sorteio é fazer com que nenhum comerciante se sinta prejudicado. Ideia melhor seria detonar o projeto, isso sim. Afinal, pequenos lojistas e comerciantes dos bairros da periferia acabam sendo prejudicados nas melhores datas de vendas.

Mortalidade infantil

O Ministério da Saúde divulgou recentemente os índices referentes às taxas de mortalidade infantil no Médio Paraíba e deixou o prefeito Rodrigo Drable rindo à toa. Não é para menos. Barra Mansa aparece com a maior redução de casos entre as cidades classificadas com populações superiores a 100 mil habitantes. Bate até Volta Redonda. Os dados são calculados através de amostragem em 1000 nascidos vivos. Segundo levantamento do Dado Vitas SES/RJ, entre 2011 e 2018, Barra Mansa diminuiu o índice de 12,20 para 7,28, representando uma queda de 40,57%. A segunda melhor iniciativa alcançou uma redução de 14,30%.

O município também ficou com uma média melhor que a estadual e regional em 2018, onde a taxa média para o estado do Rio de Janeiro foi de 12,54 e de 11,57 para o Médio Paraíba. A secretaria de Saúde também divulgou os dados municipais de números absolutos de óbitos fetais, infantis e maternos. De sete categorias, Barra Mansa reduziu os números em seis, representando uma grande mudança da atual gestão em contrapartida aos anos anteriores.

Fazendo um comparativo de 2016 até setembro deste ano, os óbitos fetais caíram 37,5%, os óbitos infantis 13%, neonatal tardia (de 7 a 27 dias) 50%, pós-neonatal (28 dias a menos de um ano) 42,8% e óbitos maternos 40%.

Astronomia (I) – O Ciep 054 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho conquistou a melhor colocação de Barra Mansa na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada, em maio passado, pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O resultado acaba de ser divulgado e dá conta que a unidade barra-mansense conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. Participaram 884.979 alunos de 9.965 colégios. Os medalhistas de ouro foram os alunos Kaique Toledo de Almeida e Ana Lídia Nazário Givisiez, prata para Marcela Basílio da Silva e de bronze para Isabella Lobo Gonçalves e Maria Clara Duque Miquilino. Ao todo, participaram 12 estudantes da unidade de ensino.

Astronomia (II) – O trabalho foi desenvolvido em sala de aula pelos professores de geografia Rodrigo de Almeida Seixas e Tânia Regina da Silva Pereira. “Foram exposições audiovisuais, roda de conversa, debates, entre outras atividades. As oficinas foram feitas no contraturno, de maneira voluntária, pelos professores e opcional para os estudantes”, explicou Rodrigo. Em carta, o comitê organizador, representado pelo astrônomo e professor João Batista Garcia Canalle, parabenizou o trabalho dos alunos do Ciep 054 de Barra Mansa. “Deixamos aqui registrados, mais uma vez, os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores, diretores, gestores e Secretário Municipal de Educação”, escreveu. Ah, a secretaria de Educação pretende realizar uma cerimônia para fazer a entrega das medalhas e certificados. A data ainda será divulgada.

Rio Barra Mansa – Para tentar evitar os transtornos com as chuvas de novembro, a prefeitura de Barra Mansa está promovendo a limpeza do Rio Barra Mansa na altura da Boa Sorte e Piteiras retirando troncos de árvores e moitas de bambus que se alojam embaixo das pontes. A ação tem o objetivo de reduzir o assoreamento do leito e o transbordamento das águas, evitando assim as enchentes que ocorrem ano após ano.

Bancos – A prefeitura de Barra Mansa acabou com o monopólio da Caixa Econômica e fez convênio com outras redes bancárias para que estas aceitem pagamentos do Darm (Documento de Arrecadação de Receitas Municipais), que abrange ISS, IPTU, ITBI e autos de infrações. Com a medida, o Santander, o Itaú e ainda as Casas Lotéricas também estão autorizadas a processar esse tipo de operação. A medida visa oferecer praticidade, eficiência e agilidade, facilitando a vida dos contribuintes. Ainda bem!

Sem expediente – Na segunda, 28, não haverá expediente nas repartições públicas municipais de Barra Mansa, devido ao Dia do Servidor Público. Considerada ponto facultativo, a data não abrange as unidades de ensino, já que os educadores e funcionários folgaram no dia 15, quando do Dia do Professor. Portanto, as aulas serão normais.

Subprefeitura – Para melhorar e aproximar a população das atividades do governo, o prefeito Rodrigo Drable inaugurou na noite de quinta, 17, a nova subprefeitura da Região Leste. Com a reestruturação, o local passará a contar com auditório para reuniões, baias para estocagem de material, além de uma central de fiscalização de obras, posturas e resíduos sólidos. “Há dois anos e dez meses, nós estivemos aqui para ver qual era a estrutura de trabalho que nós teríamos para desenvolver na região. Quando eu entrei, este pátio era uma lona com um pouco de escória jogada em cima, tinha um carro quebrado e as pessoas estavam se organizando para trabalhar em mesas e cadeiras quebradas, em um cantinho, com um telhado precário. A gente entende que, sem o mínimo de estrutura, não dá para se fazer nada”, comparou Rodrigo.

Obras – O prefeito Rodrigo Drable e o subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, entregaram mais uma obra realizada no Boa Vista II, com direito a revitalização e urbanização de várias ruas, que receberam asfalto novo, meios-fios, sem contar o calçadão na beira do córrego, com bancos e mesas, além de melhorias na iluminação. Futuramente, a área passará a se chamar Anastácio Rodrigues Mourão, figura importante e respeitada da comunidade.

Cidadão – O vereador Gustavo Gomes (PTB) fez uma graça com o deputado federal Delegado Antônio Furtado (PSL) apresentando o nome do político de Volta Redonda para receber o título de ‘cidadão barramansense’. “O Furtado tem uma história vitoriosa e admirável e como deputado federal tem sido um grande amigo do município. Este ano já estive com ele em Brasília e estamos conversando com frequência visando melhorias para a cidade; inclusive estou vendo com ele a viabilidade de conseguir uma verba federal para asfaltar algumas ruas da cidade entre outras demandas apresentadas pela população”, justificou. Só isso? 

Verba – Já o vereador Wellington Pires fez as honras da casa ao receber de braços abertos a deputada federal Chris Tonietto (PSL). No encontro, a parlamentar teria prometido inserir uma emenda no valor de R$ 500 mil ao orçamento da União para que seja usada, em 2020, na Santa Casa de Barra Mansa, além de mais R$ 270 mil para a implantação de academias da terceira idade.

Tá feia a coisa (I) – Em visita à redação do jornal, um leitor do aQui, que não quis se identificar, aproveitou para reclamar da postura dos motoristas de táxis de Barra Mansa, mais precisamente dos que fazem ponto na rodoviária local. Segundo ele, os profissionais do volante andam muito ‘irritadinhos’ com os moradores de rua que existem na área. Para piorar, ele dá conta que alguns motoristas estariam ameaçando de morte tanto os desabrigados que permanecem no local quanto quem tenta ajudá-los. Cadê a polícia?

Tá feia a coisa (II) – O engraçado é que a Guarda Municipal de Barra Mansa, ao invés de ajudar os moradores de rua, decidiu reprimi-los na manhã de terça, 22, quando promoveu uma ação nos arredores da antiga estação de trem do município. Houve muito bate-boca e, em release aos jornais, os GMs teriam tomado medidas ‘mais cautelosas’ para conseguir retirá-los do local. A foto de duas facas, que teriam sido encontradas com os moradores de rua, foi enviada aos jornais. Só que um vídeo, feito por uma moradora, foi postado nas redes sociais e mostra que os GMs de Barra Mansa foram truculentos, isso sim. 

Exposição – O Ponto de Ação Cultural (PAC) de Barra Mansa inaugurou ontem, sexta, 25, a sua primeira exposição de artes, após receber melhorias físicas realizadas por um mutirão de voluntários  no mês passado. A exposição ‘Série de Desenhos’ é de Érico Vinicius, natural de Barra Mansa, e conta com 17 quadros ligados à mitologia e à espiritualidade, tendo como tema “Senhores e Senhoras da Meia Noite”.

A exposição tem curadoria de Claudio Crovatto e poderá ser visitada de 28 de outubro a 18 de novembro, sempre de segunda a sexta, das 14 às 18 horas, com entrada franca. O PAC Jandyra Reis de Oliveira fica na Rua Pedro Vaz, nº 01, no Centro de  Barra Mansa, próximo à Santa Casa.

Rolimã – Sem se preocupar em ‘modernizar’ a tradicional corrida de carrinho de rolimã, chamando-a de Mad Race, como faz Volta Redonda, a Associação de Moradores do Bairro São Cristóvão, em parceria com a Associação de Moradores do Santa Inês, promove amanhã, domingo, 27, das 10 às 17 horas a segunda edição do seu Festival de Carrinho de Rolimã, ainda em comemoração ao Dia das Crianças. Detalhe: o carrinho mais criativo ganhará um brinde. Simples assim.

Lula livre – Hoje, sábado, 26, das 8 às 21 horas, o “Calçadão Dama do Samba”, no Centro, será ocupado por integrantes do PT e demais partidos de esquerda, durante a realização do ‘Festival Lula Livre BM‘, com a apresentação de mais de 20 artistas regionais. “O propósito do festival também é valorizar nossos músicos e artistas, divulgando-os para além dos limites de Barra Mansa e do Sul Fluminense. Participar do Festival Lula Livre é um ato de consciência cidadã e serve para a promoção da arte regional”, divulgou a assessoria de imprensa do evento.

Acidente – A secretaria de Saúde de Barra Mansa informou que a Van placa LMW4D44 –responsável pela condução de pacientes para tratamento fora do município e que se acidentou na Linha Vermelha – era conduzida por um servidor de carreira há cerca de 10 anos. O veículo se envolveu em um engavetamento com outros cinco carros na altura da Infraero, na Ilha do Governador, por volta das 5h20min. Oito pessoas estavam na Van, entre pacientes e acompanhantes, sendo que dois  acompanhantes sofreram escoriações leves.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp