Música – A Escola Vocacionada à Música de Barra Mansa – Ciep
485, primeira unidade desta modalidade no Brasil, comemorou, na quarta, 15, seu
aniversário de um ano prestando uma homenagem a seis músicos que fizeram história no Sul Fluminense: o violinista e professor de violão Dito; Elinton Lopes, o percussionista Adelmo Machado, do Projeto Música nas Escolas; o baterista Marcelo Bife; os irmãos Neném e Bonfá e Gilson Medeiros. O evento contou com a participação da vice-prefeita, Fátima Lima, do secretário de Educação, Marcus Barros, de representantes da secretaria de Estado de Educação, diretores, professores e alunos. “Há cerca de 20 anos, o maestro Wantuil de Souza foi visionário ao idealizar este projeto. Hoje, estamos aqui, na primeira escola vocacionada à música do país, colhendo os resultados deste trabalho”, pontuou a vice-prefeita Fátima Lima. No evento, o ateliê de artes da escola foi ‘batizado’ com o nome do artista visual Ronaldo Auad, e o laboratório de Ciências, com o nome do neurocirurgião Valério Marcelino, ambos de Barra Mansa.
Alerta total – A Defesa Civil de Barra Mansa continua em estado de alerta por conta do alto índice de chuvas no município. Até quarta, 15, o órgão tinha atendido, em 24 horas, cerca de 17 casos, sendo seis deslizamentos de terra, cinco pontos de alagamento, quatro imóveis interditados e duas quedas de árvores. E continua monitorando a situação dos rios da cidade, que permanecem elevados, mas abaixo do nível de segurança.
Somente no pluviômetro do bairro Vila Nova foi registrado um total de 64 mm de chuva acumulados – o que é classificado como chuva muito forte. O coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos, alertou que o órgão segue de prontidão para os próximos dias de chuva em Barra Mansa. “Estamos sempre em estado de alerta, principalmente nesse período do ano em que as chuvas não cessam. É importante frisar que a população tenha consciência para os riscos que ela sofre ao realizar atividades sem a prévia autorização e acompanhamento técnico e em áreas de risco”, ressaltou. O órgão divulgou que o município poderia enfrentar chuvas fortes até ontem, sexta, 17, com chances de este prazo se estender para a próxima semana. Em caso de emergência ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil de Barra Mansa pode ser feito pelos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.
Adiada – A inauguração do Restaurante do Povo, prevista para acontecer em fevereiro, por conta de alguns pequenos atrasos, vai ficar para o mês de março, em data ainda a ser anunciada.
Projeto – Marcada para o dia 8 de março, a abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar do pregão eletrônico para a elaboração do projeto básico de engenharia para a construção da nova sede da prefeitura de Barra Mansa. Detalhe: até heliponto o imóvel deverá ter.
Aedes aegypti – A prefeitura de Barra Mansa criou na quarta, 15, o Comitê Intersetorial de Controle e Combate às Arboviroses que tem como finalidade realizar um trabalho em conjunto entre as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Saae, além de outros setores do município. Cada categoria será responsável por contribuir com o domínio das elaborações desenvolvidas pelo comitê para possibilitar a diminuição da proliferação dos mosquitos causadores das arboviroses, que são doenças virais. As mais comuns na região são a dengue, a chikungunya e a zika, transmitidas principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Hoje, os níveis de arboviroses no município estão baixos.