Grampos Barra Mansa

0
225

Trem (I) – Mais um acidente, desta vez envolvendo um carro HB20, placa KPL 8907, e uma composição da MRS, complicou o trânsito de Barra Mansa na manhã de quarta, 9.  José Carlos Coutinho, 37, motorista do veículo e que seria policial rodoviário federal, teria desviado da cancela existente no local para ultrapassar a linha férrea, sem êxito. O acidente causou um congestionamento de cerca de 3 quilômetros entre as avenidas Dario Aragão e Joaquim Leite.

Trem (II) – De acordo com o comandante da GM, Joel Valcir, a prefeitura de Barra Mansa fará uma avaliação técnica do local do acidente e notificará a MRS Logística acerca da extensão da cancela. “Como o trânsito flui em mão única e de maneira organizada,  a sinalização semafórica foi desativada há muito tempo”, detalhou, lamentando que, em menos de uma semana, esse tenha sido o segundo acidente de trem registrado em Barra Mansa. Na sexta, 4, outro carro foi arrastado por um trem ao cruzar a passagem de nível na Rua Major José Bento, na Vila Nova.

Sangue – Para comemorar os 187 anos de forma solidária, a prefeitura de Barra Mansa, através do Hemonúcleo da Santa Casa, estará promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue por parte dos barramansenses. A ideia é conseguir, pelo menos, 187 novos doadores. “Pensamos na campanha em relação ao mês do aniversário da cidade e pegamos o número alusivo, 187, com a intenção de ter novos doadores. Hoje, aquele que vem doar sangue espontaneamente, pela primeira vez, representa em torno de 14% das nossas doações de sangue. A nossa intenção é que esse número chegue a 28%, ainda esse ano. Se a gente conseguir captar nesse mês de outubro os novos doadores, conseguiremos atingir a nossa meta de 28% esse ano”, frisou Sérgio Murilo, coordenador do Hemonúcleo da Santa Casa.

Sarampo – A prefeitura de Barra Mansa iniciou na segunda, 7, a primeira etapa da campanha seletiva da vacina triviral contra o sarampo. O objetivo é imunizar todas as crianças de seis meses a cinco anos. A ação vai até sexta, 25, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Barra Mansa.  “É extremamente importante que os pais compareçam nos postos de saúde com o cartão de vacina em mãos, para que o profissional analise a necessidade de aplicar a dose e também para atualizar as que estão em falta”, ressaltou Marlene Fialho, coordenadora do Núcleo de Imunização de Barra Mansa.

Odonto – Após as obras de reforma e ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a prefeitura de Barra Mansa comemora um saldo positivo nos atendimentos e na prestação de serviços à população. O espaço pode atender até 24 usuários diariamente, sendo que, mensalmente, são registrados cerca de 100 procedimentos por especialidade; 450 de Raios-X e 50 próteses dentárias. O CEO oferece atendimentos para as especialidades de cirurgia oral, a buco-maxilo, perio-dontia, odontopediatria, estomatologia, endodontia e extração dentária, que são prestados de forma gratuita a toda a população.  “Após a ampliação do Centro de Especialidade percebemos como os serviços foram aprimorados. Hoje proporcionamos para a população um ambiente bem mais adequado para receber os pacientes. Com sete consultórios odontológicos totalmente climatizados e modernamente equipados, prestando atendimentos radiológicos e odontoló-gicos”, disse o secretário de Saúde, Sérgio Gomes.

Segurança – Implantado em outubro de 2017, o Centro Estratégico de Segurança Pública (Cesp) de Barra Mansa tem sido importante para tentar coibir a violência na cidade. Localizado na Avenida Joaquim Leite, ao lado da Igreja Matriz, no Centro, o Cesp funciona como um canal de denúncias identificadas ou anônimas, à disposição dos cidadãos 24 horas por dia, através do número 153. Com 72 câmeras localizadas em pontos estratégicos, e monitorando em tempo real, o Cesp já cumpriu diversas medidas de proteção, tanto que a intenção do governo Rodrigo Drable é adquirir mais 200 câmeras para ampliar a aplicação dos trabalhos e interligar os aparelhos em estabelecimentos comerciais, a fim de auxiliar na identificação de casos de furtos e crimes. “O Centro de Estratégia de Segurança funciona com uma central de monitoramento e estamos com plano de expandi-lo; temos uma relação íntima com a polícia militar e a polícia civil de participação em ações efetivas conjuntas. Estamos investindo na aquisição de veículos, equipamentos, mudança de turno da guarda, para reduzir o índice de violência na cidade”, contou Rodrigo.

Alunos – Na terça, 8, o prefeito Rodrigo Drable recebeu a visita dos alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Marcelo Araújo, que, recentemente, desenvolveram projetos alusivos ao aniversário de 187 anos de Barra Mansa. No encontro, os alunos fizeram várias perguntas e conheceram um pouco mais sobre o funcionamento do Centro Administrativo. “Sempre que é solicitada uma visita de alunos, eu procuro atender com o maior carinho, pois acredito que é extremamente importante despertar o interesse deles no futuro da nossa cidade”, pontuou Rodrigo.

Dívida Ativa – O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro assinou na quarta, 9, um convênio de cooperação técnica com 12 municípios para dar celeridade aos processos de dívida ativa. O serviço de prestação jurisdicional, que visa a cobrança de executivos fiscais, será realizado em Barra Mansa, entre outros. Com o aumento da arrecadação, as prefeituras poderão investir mais em políticas públicas e em serviços para a população, como saúde, educação e saneamento. Já o tribunal, ganha com a redução do acervo de processos e a tramitação célere das ações.

Formatura – Na terça, 8, Rodrigo Drable participou da formatura dos 130 alunos do curso de gastronomia através do programa ‘Barra Mansa + Profissional’. “Esse é um momento muito feliz para todos nós. Saber que esses novos profissionais estiveram em boas mãos é a certeza de que o trabalho desempenhado será de excelência. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa, que tem o objetivo de transformar vidas, através das qualificações”, avaliou.

Receita – A diretoria da Associação Comercial de Barra Mansa recebeu na segunda, 7, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro (PSC) para debater temas sobre o desenvolvimento econômico e social do município. E ainda a possibilidade do retorno da sede da Inspetoria da Receita Estadual para Barra Mansa, que há dois anos passou a funcionar em Volta Redonda. “Tudo é possível, precisamos nos mobilizar e oficializar essa demanda para eu apresentar ao governo do Estado, além de oferecer a estrutura ideal para retomar o funcionamento da inspetoria na cidade”, prometeu Marcelo.