sexta-feira, março 29, 2024
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Pátio de Manobras – O prefeito Rodrigo Drable e o deputado federal Deley de Oliveira conseguiram na terça, 7, a promessa de que R$ 9 milhões serão liberados pelo Ministério dos Transportes para a continuação das obras de readequação ferroviária de Barra Mansa. “O Deley tem sido importante nesse processo”, comemorou o prefeito.  

 

Olha o trem – O prefeito Rodrigo Drable recebeu a gerente Geral de Assuntos Institucionais da MRS Logística, Rosa Cassar, e dois diretores da empresa para a primeira reunião de alinhamento para a melhoria das relações institucionais entre ferrovia e prefeitura. Na pauta: termos de convênio para a manutenção dos 28 quilômetros da malha ferroviária da MRS que cortam Barra Mana desde Floriano até a divisa com Volta Redonda. Somente a área urbana são 11 quilômetros e seis passagens de nível. Detalhe: Rodrigo reclama muito que a empresa não cuida da área nem por questão de metros. Não faz, por exemplo, a limpeza do leito da ferrovia. Um novo encontro ficou agendado para o próximo dia 20.   

06-02-17-Mopvimento de Permanencia ao Delgado Ronaldo Aparecido, rodrigo drable- Paulo Dimas (24)

DP (I) – Como noticiado, Rodrigo Drable, a vice, professora Fátima, vereadores e populares, promoveram na segunda, 6, um ato público para tentar manter o delegado Ronaldo Aparecido à frente da 90ª DP. “Esse ato não é um pedido, mas sim o reconhecimento do trabalho de pessoas competentes, como o doutor Ronaldo e sua equipe. Mesmo diante de tantas limitações e dificuldades tenho admiração e respeito pela equipe. As ações da delegacia de Barra Mansa ultrapassam os limites do município e têm reconhecimento até mesmo nacional. Não podemos perder um delegado e uma equipe tão comprometidos com a cidade”, disse Drable, anunciando que dados apontam aumento significativo da taxa de elucidação de homicídios no município: “Até 2015, foram 45%; em 2016, a resolução de assassinatos subiu para 70%”, comparou.

 

DP (II) – No ato, as autoridades locais assinaram um documento, encaminhado ao governador Luis Fernando de Souza, o Pezão e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Roberto Cesário de Sá, onde relatam os motivos para a sustentação do pedido de permanência de Ronaldo Aparecido à frente da delegacia. Entre eles estão: dados, indicadores, relacionamento, comprometimento, seriedade, dedicação e confiança da população.

 

DP (III) – O delegado reforçou os pedidos pela sua permanência anunciando que as estatísticas e indicadores de segurança pública de Barra Mansa apresentam números interessantes e provam que o trabalho de investigação e inteligência são fundamentais para combater a criminalidade. Segundo Aparecido, o Índice Nacional de Elucidação de Homicídios é de 8% e que, em Barra Mansa, os números são muito superiores. “Até 2015, 45% dos homicídios eram solucionados. Em 2016, esse índice passou para 70%”, avalia, garantindo que a delegacia de Barra Mansa, desde 2011, é uma das que apresentam maior produtividade no Estado em relação à conclusão de inquéritos, a que mais realiza prisões em flagrante, a que mais cumpre mandados de prisão etc. “Somos 28 policiais comprometidos com Barra Mansa. Mesmo diante de tanta dificuldade financeira, a equipe supera as adversidades com dedicação e apoio das entidades e empresas da cidade”, destacou. 

 

DP (IV) – Ronaldo Aparecido iniciou sua carreira na área de segurança pública em São Paulo, onde atuou por 12 anos. Por oito anos trabalhou na Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), especializada no combate às drogas. Entre 2008 e 2011 foi delegado adjunto da 90ª DP, onde passou a responder como delegado titular.  

O presidente da CDL, Xisto Neto, disse que a permanência de Ronaldo Aparecido em Barra Mansa é de suma importância. “O doutor Ronaldo precisa ficar para dar continuidade ao belo trabalho que vem desenvolvendo”, disse.      

Já o diretor da Aciap de Barra Mansa, Gabriel Amorim Camargo e membro do Conselho Comunitário de Segurança Pública, disse que ‘seria uma grande perda para Barra Mansa a saída do delegado’. “Sobre seu comando, a delegacia aumentou o índice de elucidação de crime e ajudou na redução da criminalidade”, disse.

 

DP (V) – Apesar de tanta gente boa pedido por Aparecido, vale lembrar que em Volta Redonda autoridades e população fizeram o mesmo tipo de ato para pedir a permanência do delegado Antônio Furtado à frente da 93ª DP. O policial chegou a ser carregado nos ombros, tamanha era sua fama. Foi transferido para uma cidadezinha do Norte Fluminense e hoje comanda a delegacia de Pinheiral, bem longe dos holofotes.

 

Marquises – A secretaria de Planejamento Urbano, com o apoio da Defesa Civil, vai fiscalizar, até meados de março, todas as marquises do centro comercial da Vila Nova. No total, oito ruas serão percorridas e os fiscais, quando encontrarem irregularidades vão notificar os lojistas a retirarem, em um prazo de cinco dias, os revestimentos das fachadas para analisar o real estado de conservação das marqui-ses. A ação está sob o comando do secretário de Planejamento Jorge Melhem.  “Precisamos ver como elas realmente estão, por isso é importante a colaboração dos proprietários de imóveis. Muitas delas aparentam bom estado de conservação porque estão revestidas, mas por baixo podem estar mal conservadas. Precisamos analisar”, disse.

 

 

Afro Saberes – A Fundação de Cultura de Barra Mansa lançou na quinta, 9, na Estação das Artes (antiga Estação), o Projeto Afro Saberes, com direito a debates, workshops e contação de histórias com temática voltada para a cultura afro. As atividades voltarão a ser realizadas nos dias 16 e 23, a partir das 18 horas. E a partir de março serão no Palácio Barão de Guapy, aos domingos. Para o superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, a ideia é transformar os prédios públicos em áreas de convergência cultural. “Afro Saberes é uma ação de multiplicação do conhecimento dos saberes da matriz africana, os equipamentos públicos de cultura de nossa cidade agora estarão ocupados com atividades plurais e democráticas, um evento aberto a toda família.”, ressaltou. 

 

Cronograma de Atividades:

 

Estação das Artes

16/2 – Palestra – Cuidando do Nosso Futuro – 19 h – Palestrante: Walmiro Fabiano Júnior

23/2 – Palestra – A África e a Escravidão Ontem e Hoje – 19 h – Palestrante: Djalma Augusto dos S. Melo

9/3 – Palestra – Juventude Negra – desafios e conquistas – 19 h – Palestrante: Águida de Oliveira de Paula

16/3 – Palestra – A Identidade Visual do Negro na Sociedade – Palestrante – Maria de Fátima Lima da Silva (vice-prefeita)

 

Palácio Barão de Guapy

5/3 – Abertura Oficial com a Camerata do Música nas Escolas, Danças e Contação de Histórias Interativas.

12/3 – Contação de História

19/3 – Contação de História

26/3 – Contação de História

Professora Déborah Dias- Atriz – Contadora de Histórias- Cordelista

bloco boi_cor

Carnaval (I) – A prefeitura de Barra Mansa realizará uma série de eventos carnavalescos de hoje, sábado, 11, e até o dia 4 de março. Tudo sem qualquer gasto, pois a prefeitura não será responsável pelas despesas com trio elétrico, banheiros químicos e segurança, que ficarão por conta dos organizadores dos blocos que irão animar o carnaval de rua do município. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, tudo será diferente daqui em diante.  “Será o último ano que o carnaval terá sua concentração no Corredor Cultural. Para os outros anos a ideia é realizar as festividades em outro local. Vamos realizar trajetos menos impactantes, visando não afetar o trânsito na cidade”, revelou, acrescentando que os blocos que não estiverem regularizados poderão sofrer sansões. “Todos os blocos que participarão do carnaval este ano procuraram a prefeitura para se regularizarem. Caso haja algum bloco irregular ou ilegal, eles poderão ser multados, além de não ter o suporte da prefeitura, como a presença da Guarda Municipal e de outras forças de segurança. Os blocos legalizados que não cumprirem as normas, como horário, percurso e estrutura, também serão penalizados, ameaça.

 

Carnaval (II) – Já o prefeito Rodrigo Drable prefere destacar que o carnaval terá custo zero para os cofres do município. “Vale ressaltar que não houve investimento por parte da prefeitura para o carnaval deste ano. Mesmo assim, com parcerias, vamos oferecer um carnaval bem bacana para a população”, prometeu.

 

Confira a programação:

 

Pré-carnaval

11 de fevereiro: Bloco Me Beija Direito

12 de fevereiro: Bloco Não Me Leve a Mal

18 de fevereiro: Bloco Vai, Vomita e Volta

Todos os blocos do pré-carnaval acontecerão das 14h às 21h, com concentração no Corredor Cultural, no Centro, terminando no Ano Bom.

 

Carnaval

25 a 28 de fevereiro: Bloco do Boi

26 e 27 de fevereiro: Bloco Carnavalesco Se Vira nos 30

26 e 28 de fevereiro: Bloco Carnavalesco Renascer

 

O Bloco do Boi sairá às ruas todos os dias do Carnaval, das 16 às 21 horas, com concentração no bairro Roberto Silveira, seguindo até o Centro da cidade. O bloco carnavalesco Renascer sairá das 17 às 22 horas, na Rua José Hipólito, na Cotiara, seguindo até a Avenida Joaquim Leite. Já o bloco ‘Se Vira nos 30’ se concentrará das 16 às 22 horas na Rua José Alves do Nascimento, no Siderlândia.

 

Pós-carnaval

4 de março: Bloco Não Era Eu – das 16 às 22 horas, com concentração no Corredor Cultural, seguindo até o Ilha Clube, no Ano Bom.

02-02-17 Visita Prefeito ciosp - Chico de Assis (24)

Ciosp – Para aumentar os dispositivos de segurança pública, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado por autoridades, visitou o local onde será instalado o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) do município. Com câmeras instaladas em pontos estratégicos, o Ciosp funcionará 24 horas, concentrando o atendimento no 190 da Polícia Militar, que fará a distribuição das ocorrências, de acordo com os órgãos responsáveis. Com o sistema dotado de software específico, será possível, através do leitor de placas ligado ao Detran, detectar veículos em situações irregulares, além de monitorar as ocorrências no trânsito, nas entradas e saídas da cidade. “A implantação desse sistema de monitoramento por vídeo representa um grande avanço para a nossa cidade. Queremos garantir a segurança dos cidadãos, inibir a ação dos criminosos e reduzir os índices de violência em nosso município”, disse Rodrigo, anunciando que além das 70 câmeras já em funcionamento, o Ciosp terá mais outras 28 em operação antes do Carnaval.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp