segunda-feira, junho 27, 2022
CasaEditoriasBarra MansaGrampos Barra Mansa

Grampos Barra Mansa

Mercado do produtor – As obras em Barra Mansa estão a todo o vapor. Na segunda, 9, a construção do ‘Mercado do Produtor AgroRJ’ – direcionado aos trabalhadores rurais da cidade – deu mais um passo importante com o início da sondagem do solo onde serão construídos 20 boxes na antiga área de um estacionamento localizado próximo à rodoviária, na Avenida Joaquim Leite, no Centro. “Vai contribuir muito para o nosso trabalho de reformulação do centro de Barra Mansa. A estrutura, arquitetonicamente, vai valorizar o entorno, além de beneficiar pelo menos 25 famílias. O local foi escolhido por ser uma área de propriedade do estado do Rio, que entrou com uma ação judicial para reavê-la. Após a decisão favorável, uma parceria foi firmada com o governo municipal para deixar o local útil à população”, explicou o prefeito Rodrigo Drable.

Segurança (I) – A Prefeitura de Barra Mansa, a Guarda Municipal e agentes do 28º Batalhão da Polícia Militar promoveram na madrugada de domingo, 8, uma operação integrada para coibir furtos, roubos e arrombamentos a estabelecimentos comerciais, residenciais e logradouros públicos no centro da cidade e na área gastronômica do Ano Bom. Isso porque dados da força de segurança apontaram um aumento dos casos nas últimas semanas.

Segurança (II) – Segundo o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, durante a operação não foram registradas ocorrências. “Com o comboio patrulhando as ruas, esse resultado já era esperado. Ocorreu a prevenção aos citados crimes. Vamos dar continuidade à medida para trazer tranquilidade à nossa população”, destacou. A operação terá continuidade com as forças de segurança trabalhando em conjunto na cidade para otimizar a ostensividade e potencializar os resultados.

Brucelose – A secretaria de Desenvolvimento Rural de Barra Mansa segue disponibilizando vacinação gratuita contra brucelose em bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses. No município, 740 cabeças de gado já foram imunizadas e a meta é atingir a marca de 1.000 bezerras. Os pecuaristas têm até o mês de junho para imunizar o rebanho, lembrando que a medida é obrigatória segundo a Defesa Agropecuária Estadual. “Apesar de termos um cadastro dos produtores, às vezes nossas equipes chegam aos locais e não encontram ninguém. Quando isso acontece, os pecuaristas devem entrar em contato com a secretaria para que uma nova visita aconteça, a fim de vacinar o rebanho. Nós disponibilizamos o imunizante gratuitamente, assim como os técnicos para a aplicação das doses”, destacou o gerente de Defesa Agropecuária da Pasta, Bruno Meirelles, lembrando que os produtores que deixarem de vacinar as fêmeas contra a brucelose estarão sujeitos a punições como multas e restrição da movimentação de animais da propriedade, bem como comercialização da produção.

No flagra – Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa surpreenderam no sábado, 7, três homens fazendo descarte irregular de resíduos na Estrada da Bocaina, próximo ao distrito de Rialto. Os suspeitos foram autuados em flagrante e conduzidos para a 90ª Delegacia de Polícia, onde podem ser multados com valores que variam entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, conforme dispõe o Decreto Federal 6.514 de 2008. O caminhão foi apreendido durante a ação.


Óculos – Mais 44 moradores de Barra Mansa passaram a ver a vida com outros olhos desde quarta, 4. Isso porque eles receberam os óculos gratuitos produzidos na própria fábrica do município, localizada no pátio da prefeitura, no Centro. Ao todo, 5.000 unidades já foram distribuídas pelo governo municipal a estudantes da rede pública e idosos atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O próprio prefeito Rodrigo Drable e o gerente da Fábrica de Óculos, Joel Valcir Pereira, realizaram as entregas. “A Fábrica de Óculos é um orgulho para todos nós, porque é efetiva e ágil. A partir deste projeto, nós decidimos investir também em uma nova conquista para a cidade, que é o Hospital dos Olhos. Nos próximos dias teremos uma ótima notícia”, adiantou Drable.

Gincana estudantil (I) – Com o objetivo de concentrar as ações de recolhimento de óleo de cozinha usado e materiais recicláveis, a prefeitura de Barra Mansa voltou a promover uma ‘Oficina do Sabão’, na verdade, uma gincana guiada pelo diretor de escola Lucas Peres, que ocorre nas quatro escolas localizadas na Zona Rural de Barra Mansa e ainda na Escola Vocacionada Socioambiental, que funciona na Região Leste. “Os alunos estão empolgados com a gincana, e claro com a expectativa de serem premiados, mas além disso a gincana tem servido para conscientização e aprendizado não só dos alunos, mas também dos pais e comerciantes locais”, disse o diretor, lembrando que a iniciativa segue até o próximo mês, por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser comemorado em 5 de junho. As turmas vencedoras serão premiadas com uma viagem ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Gincana estudantil (II) – O óleo de cozinha coletado será acondicionado em bombonas que estão sendo instaladas temporariamente nas unidades escolares pela secretaria de Meio Ambiente. Os demais materiais recicláveis, como garrafas pet e latas de alumínio, serão separados adequadamente, conforme a sua classificação e colocados em sacos e recolhidos pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Os produtos serão recolhidos até o dia 30 de junho.

Kits escolares (I) – A secretaria de Educação de Barra Mansa iniciou a entrega de kits escolares para todos os alunos da rede municipal, desde a Educação Infantil (Creches e Pré-Escola) até o Ensino Fundamental (1° ao 9° anos). As escolas também receberão novos equipamentos e notebooks até o fim de maio. De acordo com o secretário de Educação, Marcus Barros, a oferta dos kits é de extrema relevância. “Nossos alunos merecem essa isonomia dentro da sala de aula e, assim, acreditamos estar motivando a sua aprendizagem. Desde o primeiro mandato do prefeito Rodrigo Drable isso é uma prática fundamental para a garantia da qualidade do processo de aprendizagem”, disse.

Kits escolares (II) – De acordo com a gerente administrativa da SME, Morgana de Fátima Campos Vieira, os kits escolares são organizados conforme as necessidades acadêmicas dos alunos. “Os kits foram montados para atender os alunos conforme o ano de escolaridade deles. Possuímos seis modelos, que atendem desde a creche até o último ano do fundamental. Por exemplo, as crianças da pré-escola ganharam materiais que colaboram com o desenvolvimento educacional infantil e os alunos dos anos mais avançados, materiais mais acadêmicos, como variedades de réguas e canetas esferográficas”, concluiu.

Sala do Empreendedor – A prefeitura de Barra Mansa entregou na terça, 10, as adaptações visuais da Sala do Empreendedor, localizada no pátio da Prefeitura e que tem a finalidade de facilitar os processos de abertura de microempresas individuais, regularização e baixa. O evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Drable, da vice-prefeita, Fátima Lima, entre outros. O atendimento médio é de 500 cidadãos por mês, destacou Drable.

Atletismo – Hoje, sábado, 14, acontece o 20° Campeonato de Atletismo para alunos da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa. A disputa será no UBM, a partir das 8 horas. Já amanhã, domingo, acontece a tradicional Corrida Rústica de São Sebastião, com percurso de sete quilômetros, a partir do Calçadão Dama do Samba, no Centro. A largada será às 9 horas.

Artigo anteriorColuna Social
Artigo seguinteOAB
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos Barra Mansa

Vagas abertas

No páreo

LEIA MAIS

Grampos

Grampos Barra Mansa

Voltou a subir

Vagas abertas

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp