In loco – Na segunda, 21, o prefeito Rodrigo Drable e o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, entre outros, estiveram em Petrópolis para entregar as doações arrecadadas em Barra Mansa. “Estou em Petrópolis para entregar mais doações. Barra Mansa já enviou três caminhões e hoje nós trouxemos vários gêneros alimentícios, de limpeza, e ração para animais”, disse Drable, lembrando que quem quiser contribuir pode doar, de preferência, alimentos não perecíveis, água potável, ração para animais, absorvente, roupa íntima (infantil, masculina e feminina), álcool 70° (gel e líquido), desodorante, fralda geriátrica e máscaras de proteção individual, que são os itens mais necessários no momento.
Veja onde entregar: na SMASDH, à Rua Oscar da Silva Marins, 252, ao lado da prefeitura; no Cesp da Avenida Joaquim Leite, 421, ao lado da Praça da Matriz; e na 2ª Cia. do 28° BPM, na Vila Nova.
Ponto facultativo – O prefeito Rodrigo Drable decretou ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro e 2 de março, em função do carnaval. A medida vale para todas as repartições municipais. No entanto, os serviços considerados essenciais seguirão em sistema de plantão. Na quinta, 3, às 8 horas, todos voltarão ao normal, exceto as aulas da rede municipal, que só retornam na segunda, 7.
Hemonúcleo – Excepcionalmente na segunda, 28, o Hemonúcleo de Barra Mansa estará aberto das 7 às 11 horas para receber doações de todos os tipos sanguíneos.
De graça – O Senac de Barra Mansa está recebendo inscrições para o curso gratuito de Assistente Administrativo, com início em 3 de março. O curso é presencial e será oferecido na unidade da Rua Luiz Ponce, 103 – Centro. As vagas destinam-se a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, e as inscrições devem ser feitas em http://psg.rj.senac.br.
Aulas – Os 18 mil alunos das 69 unidades da rede municipal de Ensino de Barra Mansa retornaram às salas de aula na segunda, 21. A vice-prefeita, Fátima Lima, e o secretário de Educação, Marcus Barros, percorreram as escolas para dar boas-vindas aos profissionais e estudantes no primeiro dia de aula. “Este é o retorno oficial das nossas 18 mil crianças. Contamos com o apoio da comunidade para manter o avanço da vacinação e permitir que este ano seja seguro e produtivo. Estou muito feliz em poder acolhê-los”, destacou Fátima, que também é professora.
Aproveitando o início das aulas, a secretaria de Saúde está realizando busca ativa em todas as unidades de ensino da cidade, públicas e privadas, que trabalham com alunos de idade entre 5 e 11 anos. O objetivo é ampliar a adesão à vacinação contra a Covid-19. Detalhe: até terça, 22, Barra Mansa já havia aplicado a primeira dose em 7.812 das 15.727 das crianças que moram na cidade; o que corresponde a 49,7%.
Escola Vocacionada – Na terça, 22, o governo Rodrigo Drable inaugurou a primeira Escola Vocacionada Socioambiental de Barra Mansa, localizada no Ciep 483 – Ada Bogato, no Paraíso de Cima. A cerimônia contou com a participação do secretário de Educação, Marcus Barros; do subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, entre outros.
De acordo com o secretário de Educação, a Escola Vocacionada vai oferecer uma nova realidade às crianças e jovens. “Estamos em uma área de muita vulnerabilidade, mas ao mesmo tempo muito bonita e arborizada. A escola vocacionada vem para oferecer a formação integral. É o poder público fazendo o trabalho de mudança de uma realidade”, defendeu.
Teatro – O Grêmio Barra-mansense de Letras está com inscrições abertas para um curso de teatro, em parceria com a Cia Teatral Granada. As aulas serão com o ator e diretor Paulo Rangel, e embora tenham sido anunciadas como gratuitas, os interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 50. Mais informações pelo WhatsApp (24) 99912-1975. O início das aulas está previsto para 12 de março, sempre aos sábados, das 14h30min às 16h30min.