Crime bárbaro
A tarde de quinta, 8, vai ficar marcada por muitos anos na memória dos moradores de Piraí. É que duas mulheres – avó e neta – foram assassinadas a tiros. O crime aconteceu na fazenda da família, na estrada que liga o município ao distrito de Passa Três, em Rio Claro. As vítimas foram identificadas como Rozilda Silva Cambraia, de 93 anos, que era acamada; e Priscila Silva Cambraia, de 45 anos. Rozilda foi baleada com um tiro no peito e Priscila, por três disparos nas costas e dois no braço.
Suposto assassino ainda está na sala vermelha do Hospital Flávio Leal
Priscila era proprietária do Restaurante Quinta do Lado, que funcionava na entrada da fazenda. O suposto assassino – identificado como Leonardo de Mendonça, 34 (ver foto) – trabalhava como caseiro, e há duas versões para o desfecho do caso: a primeira é que ele teria tentado se suicidar. A segunda é que ele teria sido baleado. Segundo uma fonte, essa hipótese seria reforçada pela trajetória do projétil que atingiu o pescoço do suposto agressor.
Leonardo está internado no Hospital Flávio Leal, em Piraí e, até o fechamento desta edição, seu estado de saúde ainda era grave. Estaria na sala vermelha da unidade à espera de atendimento com um especialista. Ele foi preso em flagrante por homicídio qualificado e ficará sob custódia da polícia no hospital.
Homenagem
Um dos padres mais conceituados de Volta Redonda, Jorge Axé, vai receber da Assembleia Legislativa o Diploma Dom Waldyr Calheiros, pela sua atuação como sacerdote. A indicação foi do deputado Munir Neto, com coautoria do deputado Jari Oliveira.
Jardim
A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai gastar R$ 140 mil com serviços de jardinagem e paisagismo nas unidades básicas de saúde.
Fundação
Por falar em Secretaria de Saúde, a pasta contratou o Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa) para elaborar o projeto executivo de criação das fundações estatais de saúde, projeto da prefeitura para terminar com os RPAs na pasta. O valor: R$ 446 mil.
Tá feia a coisa (I)
A Unimed Volta Redonda está marcando em cima de quem, por um acaso, atrasa o pagamento da mensalidade do plano de saúde. Um leitor do aQui, cliente há mais de 20 anos da prestadora de serviços, recebeu um e- mail quando o atraso estava completando, vejam só, dois dias. E com ameaças: “Solicitamos que o débito seja regularizado dentro de 5 dias para que não haja qualquer transtorno para você e sua família”, destacava a operadora.
Tá feia a coisa (II)
Ela foi além na cobrança. “Ressaltamos que os contratos cujos pagamentos não estejam em dia serão cancelados de acordo com o que estabelece o art. 13, parágrafo único, inciso II, da Lei 9.656/98 que rege “o não pagamento da mensalidade por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 (doze) meses de vigência do contrato”. Ou seja, pressão total. Ah, e diz que poderá sujar o nome do cliente no Serasa. É mole?
Tá feia a coisa (III)
No mesmo dia em que recebeu o e-mail, o cliente da Unimed Volta Redonda recebeu também uma ligação da operadora fazendo a cobrança por telefone. E olhe que era sábado. Pode isso, Arnaldo?
Vai melhorar
O estilo Unimed de cobrar seus clientes leva à conclusão que está mesmo na hora do H.FOA (Hospital FOA) lançar seu plano de saúde para a população de Volta Redonda e cidades vizinhas.
Olhos
O Hospital São João Batista promoveu, no último final de semana, um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Doze pacientes, sendo quatro homens e oito mulheres, passaram pelo procedimento de vitrectomia posterior com infusão de perfluocarbono com a equipe do médico Gabriel Lopes. A vitrectomia é uma cirurgia oftalmológica que consiste na retirada do vítreo do globo ocular e em sua substituição por outra substância. Apesar desse procedimento ser utilizado para o tratamento de vários problemas oculares, as indicações mais frequentes são para casos de descolamento da retina e hemorragia vítrea.
Manutenção
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda iniciou um novo plano de manutenção preventiva dos ônibus elétricos do Tarifa Zero e encaminhou um dos três que circulam pela cidade do aço para a fabricante, em Campinas (SP), onde o veículo passará por alinhamento de baterias do sistema de tração para manter a autonomia de 250 quilômetros/dia com apenas uma carga. O planejamento prevê o envio de apenas um veículo por vez, permitindo que os outros dois garantam o atendimento à população durante o período de manutenção.
Vendas
A prefeitura de Volta Redonda está com inscrições abertas para selecionar 25 profissionais da área de vendas para o Programa de Capacitação em Vendas. Os interessados podem se inscrever pelo link https://acesse.one/ RavqL até amanhã, domingo, 11. As vagas são limitadas, e o curso gratuito terá início no dia 22 de agosto, terminando em 12 de setembro.
Bueiros (I)
A Secretaria de Obras do governo Neto está com uma equipe de seis pessoas e um caminhão de alta pressão passando por algumas das principais vias dos bairros da cidade para executar a limpeza do sistema pluvial, composto por caixas de ralo (os bueiros), ramais e a rede principal. Titular da pasta, Jerônimo Teles lembra que o serviço ‘é diário, de rotina’, dando prioridade às vias onde pode haver maiores transtornos. “Mas também realizamos serviços pontuais, a partir de demandas dos moradores”, alertou. “Um dos bairros com o maior número de solicitações é o Santo Agostinho”, disse.
Bueiros (II)
Jerônimo lembra ainda da importância de a população se conscientizar quanto ao descarte apropriado do lixo. “A população, na sua maioria, entende o recado. Mas reforçamos que quanto mais as pessoas se conscientizarem e descartarem o lixo no lugar apropriado, o risco de obstrução de bueiros no período de chuvas – e o risco de alagamentos – diminui”, frisou.
Cursos gratuitos
A prefeitura de Volta Redonda, em parceria com a Firjan Senai/Sesi, está com inscrições abertas até a próxima quarta, 14, para os cursos gratuitos de designer gráfico de embalagens e de aplicador de revestimentos cerâmicos. As aulas serão dadas a partir do dia 19, na unidade do Senai, no Aero Clube, de segunda a sexta, das 18 às 22 horas. Os interessados poderão se inscrever nas unidades dos Cras dos bairros Voldac, Vila Americana, Santo Agostinho, Ilha Parque, Retiro, Vila Brasília, além do Centro de Convivência do Aero Clube.
Doação (I)
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro doou 4 mil
computadores para o governo do Rio Grande do Sul, estado castigado pelos alagamentos no fim de abril. A iniciativa visa auxiliar na reestruturação de serviços públicos em áreas afetadas pelas enchentes que atingiram o estado. Os equipamentos, que incluem CPUs, monitores e teclados, serão destinados principalmente a escolas estaduais, hospitais, postos de saúde e outras estruturas governamentais localizadas no interior do estado. Mais de 90% dos municípios gaúchos foram impactados pelas fortes chuvas e inundações.
Doação (II)
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, destacou a importância da iniciativa. “Diante da tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, não poderíamos ficar inertes. Esta doação representa nosso compromisso com a solidariedade e a reconstrução dos serviços essenciais para a população gaúcha”.