quarta-feira, julho 17, 2024

Grampos

Vagas
Leitores do aQui estão inconformados com a redução do número de vagas de estacionamento rotativo na Vila, área nobre da cidade do aço, que está tomada por várias obras, como a expansão do Sider e o novo Royal. Agora, para piorar, a sede do Clube dos Funcionários está sendo reformada e, para surpresa geral, várias vagas foram ‘reservadas’ para o serviço. E os motoristas que… Cadê a GM, que permite a prática dos mais espertos de usar cavaletes para se beneficiarem de bens e espaços públicos?

Pedras
Aliás, a reforma do clube também está danificando o passeio, que é todo em pedras portuguesas. Será que tem autorização da prefeitura?

Esquerda
Hoje, sábado, 15, o Psol vai promover o lançamento das pré-candidaturas do partido à Câmara e vai oficializar o nome de Adriana Bittencourt como pré-candidata a vice- prefeita do professor Alexandre Habibe (PT). Será às 11 horas, no Clube Fotofilatélico, na Vila.

Lixo
A prefeitura de Volta Redonda vai desembolsar cerca de R$ 6 milhões para enviar o lixo coletado no município para o aterro sanitário de Barra Mansa, controlado pela CTR (Central de Tratamento de Resíduos de Barra Mansa) pelo período de 12 meses. Fica a dúvida: o município não poderia investir no lixão municipal, que está desativado, cumprir tudo o que o Inea exige e voltar a destinar o lixo doméstico e empresarial que produz para ser tratado nele? Cartas para a redação!

Faps
A prefeitura de Volta Redonda pretende reformar a sede do Faps (Fundo de Assistência e Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais), na Rua 33, número 133 (um dos antigos hotéis da CSN), na Vila. A licitação está marcada para o dia 2 de julho. Já passou da hora.

IA
A Escola Técnica Pandiá Calógeras, a ETPC, está completando 80 anos de fundação e vai retomar a série de Seminários de Educação que conecta inovação com criatividade para repensar o processo de ensino-aprendizagem, a partir dos avanços tecnológicos contínuos. A 6a edição, marcada para o próximo dia 28 de junho, das 9h30min às 17 horas, vai abordar o tema

Inteligência Artificial: Desafios e oportunidades na educação e na empresa, e reunirá especialistas que debaterão o instrumento contemporâneo de melhoria de processos a partir de dois painéis: Transformação da Educação pela IA e Ética, na manhã e IAe  a Revolução Industrial 4.0, Desafios e Futuro da IA na Indústria, no período da tarde. Os interessados podem adquirir o ingresso gratuitamente pela plataforma Sympla no link http://sympla.com/etpc, podendo participar do dia inteiro ou de apenas um período.

Jari
Na segunda, 17, o deputado estadual Jari Oliveira estará com o projeto ‘Deputado na sua Cidade’, das 8 às 12 horas, no São Geraldo. A tenda estará na Rua Capitão Benedito Lopes Bragança, próxima ao posto de Saúde.

Boato
Na semana passada, após Mauro Campos anunciar, a toque de caixa, que o advogado Leandro Pereira de Souza seria seu novo pré-candidato a vice- prefeito pelo partido Novo, em substituição à pastora Raquel Costa, que preferiu não se envolver mais com política, um boato circulou na cidade dando conta que o rapaz não teria inscrição na Ordem dos

Advogados
do Brasil. Era fake. O jovem de 38 anos, presidente da Associação de Moradores do São Luiz, está devidamente inscrito na OAB.

Pó preto
Por falar no novo vice de Mauro, o jovem advogado participou das manifestações contra o pó preto da CSN em meados de 2023. Em uma foto nas redes sociais, ele aparece segurando uma placa com os dizeres: “o pó da CSN não tem ideologia, ela contamina o pulmão da direita e da esquerda”. Em outra foto, aparece com lideranças de partidos de esquerda que encabeçaram o movimento contra a CSN.

Voltou
O vereador Vair Duré voltou a participar das sessões da Câmara na segunda, 10, após o aQui divulgar que ele teria se ausentado do Legislativo por duas semanas, embora estivesse fazendo política nas ruas. Segundo alguns, Duré estaria ‘sem cabeça’ para as sessões após sofrer uma tentativa de assalto no final de maio. Agora, pelo visto, está tudo bem com ele. Que bom!

Animado
Pré-candidato a prefeito de Volta Redonda pelo PT, Alexandre Habibe começou a colocar o bloco na rua. Contratou uma agência de comunicação, está gravando vídeos
para o período eleitoral e patrocinando postagens nas redes sociais. Tem mais. Nas próximas semanas, deverá lançar um movimento para debater os problemas da cidade.

Luz
Em entrevista ao programa Fato Popular, do vereador Betinho Albertassi (Rep), o prefeito Neto revelou que muitos dos problemas de falta de iluminação pública são decorrentes de roubos dos fios e cabos. Um dos pontos preferidos para roubos seria nas proximidades da Capela Mortuária, no Aterrado. “Estão roubando muito fio. Mas eu falo que vamos vencê-los (os bandidos). Eu brinco até que vou fazer um apelo ao ladrão: não precisa roubar, me procura, que dou. Até porque dá um trabalho danado arrumar depois”, brincou.

Lâmpada
O prefeito ainda deu uma boa notícia. Comprou sete mil lâmpadas de LED. “Vamos iluminar toda a cidade”, prometeu. “Estou recebendo muito pedido. O vereador Edson Quinto (PL) deixou uma lista grande de locais onde precisamos atuar, vamos atender o pedido dele”, disparou. Se der, que mande trocar as que estão com problemas no Jardim Normândia, onde várias ruas já estão ‘meio que no breu’.

Defesa
O prefeito Neto enviou à Câmara de Volta Redonda um ofício (349/ 24) com sua defesa acerca do parecer do Tribunal de Contas do Estado sobre suas contas de 2022, que foram rejeitadas pelo órgão. Agora, caberá ao Poder Legislativo acatar ou não o parecer da Corte de Contas, que, vale lembrar, é apenas opinativo.

Veto
Por falar em Câmara, na segunda, 17, os parlamentares devem analisar o veto do prefeito Neto ao PL 262/23, do vereador Lela. O projeto prevê o fornecimento obrigatório e gratuito de água potável em eventos artísticos, shows e festivais de música na cidade do aço.

Audiência
A Secretaria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos vai apresentar o 1o Plano Municipal de Políticas de Direitos Humanos, na quarta, 19, às 14 horas, no Instituto Manuel Marinho.

Reforma
O Fundo Comunitário de Volta Redonda vai reformar a sede da Secretaria de Serviços Públicos, na Avenida Beira- Rio, 3994. Serão gastos cerca de R$ 325 mil. A licitação será em 4 de julho.

 

IA (I) O vereador Renan Cury quer que a Secretaria de Educação de Volta Redonda inclua atividades extracurriculares de inteligência artificial nas escolas municipais da cidade. O PL foi aprovado, por unanimidade, na noite de segunda, 10. A ideia, diz Renan, é preparar os estudantes para o uso consciente e ético de softwares de inteligência artificial. “É fundamental capacitar os alunos para utilizar essas ferramentas de maneira eficaz e ética, garantindo sua competitividade no mercado de trabalho e maximização das oportunidades oferecidas por essas inovações”, crê.

IA (II)
Renan Cury também lembrou que ensinar os limites éticos da inteligência artificial nas escolas de Volta Redonda é outro objetivo do seu projeto, para evitar práticas prejudiciais como plágio, propagação de fake news e uso indevido de informações. “Saber utilizar a inteligência artificial para o bem será crucial para o ingresso no mercado de trabalho no futuro. Temos que lidar com isso, assim como temos que lidar com a parte ruim e ajudar a combater tais práticas. Levar o tema para as escolas ditará os rumos do futuro”, justifica.

IA (III)
O projeto segue agora para sanção ou não do prefeito Neto. Se for sancionada e Neto topar, já que a lei é autorizativa, o Executivo poderá firmar parcerias com instituições privadas, universidades e organizações não governamentais, para fortalecer a implementação das atividades educacionais previstas do PL, “proporcionando recursos e expertise necessários para a formação de cidadãos mais preparados e responsáveis”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp