quarta-feira, julho 17, 2024

Grampos

Cicuta (I)
A boa notícia para quem vê a prefeitura de Volta Redonda podando e cortando árvores pela cidade do aço é que a CSN vai plantar 102 mil mudas em uma área de 41 hectares no entorno da Arie Floresta da Cicuta, que favorecerá a interação entre os ecossistemas locais e contribuirá para o processo de conservação da população do macaco Bugio (Alouatta guariba clamitans). Com diretrizes aprovadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o projeto inclui a abertura de berços e o plantio de mudas com espaçamento de 2 x 2 metros, totalizando 2.500 mudas por hectare.

Cicuta (II)
O espaçamento foi escolhido considerando as características específicas das áreas a serem recuperadas, para a eficiência do plantio e a rápida recuperação do ecossistema. Segundo o gerente-geral de Meio Ambiente da CSN, José Carlos Gouvea Junior, “o projeto também vai ajudar ecologicamente a transição e a troca genética tanto da flora quanto da fauna da floresta, possibilitando o surgimento de novas espécies e abrindo área de mata preservada”, justificou, anunciando que, entre as mudas nativas que estão sendo plantadas, destacam-se a aroeira-pimenta, angico-vermelho, jequitibá- branco, cedro-rosa, paineira, pau-viola, ipê- amarelo, ipê-roxo, jatobá, ingá-mirim etc.

Energia solar
Uma usina fotovoltaica construída pela prefeitura de Volta Redonda em parceria com a Light, no Roma, para beneficiar 19 escolas da rede municipal, entrou em operação neste mês em fase de testes. O objetivo é tornar as escolas autossuficientes energeticamente. A usina fica em um terreno em frente ao Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), onde 382 placas fotovoltaicas são as responsáveis por captar e fazer a conversão da luz do sol em energia elétrica.

Da série ‘perguntar não ofende’

Em release aos jornais, a prefeitura de Volta Redonda diz que a Creche Dauro Aragão, construída no Tangerinal e inaugurada há menos de um mês, já tem matriculados cerca de 230 alunos de mais de 50 bairros. Fica a pergunta: a unidade não tinha 400 crianças de zero a três anos matriculadas? Onde foram parar as outras?

Vai vendo (I)
A bomba que o aQui soltou na noite de segunda, 29, agitou o meio político da cidade do aço. Só não surpreendeu quem acompanha as edições semanais do jornal que, em 16 de março, já previa a “explosão” em Volta Redonda até o final de abril, atingindo o colo de um importante parlamentar da base do prefeito Neto na Câmara de Vereadores. E deu no que deu. Caiu no colo de Vander Temponi (UB).

Vai vendo (II)
O engraçado, se não fosse trágico, é que o próprio parlamentar estava, segundo uma fonte, como se nada estivesse acontecendo. “Ele participou da sessão normalmente e foi embora, andando tranquilamente, indiferente a tudo”, comentou um deles, referindo-se a Vander Temponi, que a Justiça condenou a 25 anos de prisão. Sorte dele é que ainda poderá recorrer, e em liberdade.

Vai vendo (III)
Ao receber a notícia sobre Temponi, outro vereador resumiu tudo com um palavrão. “Pqp”.

Vice (I)
Em entrevista ao programa Dário de Paula, o prefeito Neto deixou claro que não vai abrir mão do passe da secretária de Saúde, Conceição de Souza, caso Pezão vença as eleições municipais de Piraí. Motivo: ele a considera ‘o máximo’. Há controvérsias, é claro.

Vice (II)
Para Neto, Conceição conseguiu agilizar o sistema de Saúde em Volta Redonda. “É impressionante o avanço que conseguimos dar na saúde pública. Eu acho que no país não existe uma secretária de saúde com a competência da Conceição”, teoriza. “Vamos ter uma briga feia, eu e o Pezão, se ele ganhar e eu ganhar, eu não vou deixar ela sair de Volta Redonda”, comparou, referindo-se à eleição dele e à de Pezão para prefeito de Volta Redonda e Piraí, respectivamente. “Mas estão dizendo que ela vai ser candidata a vice do Pezão” comentou Dário. “Não, isso não. Isso está descartado, ela não quer ser de jeito nenhum”, afirmou. Como o prefeito é muito próximo a Pezão, a afirmação pode até ser verdade, mas, legalmente, como o aQui mostrou, Conceição pode sair como vice na chapa de Pezão. Aliás, o caso só será resolvido em junho, quando das convenções partidárias em Piraí. Palavra de Pezão.

 

Pinheiral
O empresário Guto Nader, pré-candidato a prefeito do MDB em Pinheiral, escolheu a advogada Andréya Lemos, a Teka, para ser sua pré-candidata a vice- prefeita. Ela é casada, mãe de dois filhos, e foi vereadora por três mandatos, tendo sido a primeira e única mulher presidente da Câmara de Vereadores. Enquanto isso, nas cidades vizinhas tem muito partido à procura de um nome para chamar de seu.

 

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp