quinta-feira, outubro 3, 2024

Grampos

PELÉ – Vinte e um artistas de Volta Redonda, da região e ainda de alguns estados estão expondo suas charges e caricaturas sobre Pelé, jogador mais famoso
do mundo, na Academia de Artes, Ciências e Letras de Volta Redonda, localizada à
Rua Assis Chateau-briand, 48, no Aterrado. A mostra fica aberta ao público até o dia 15 de junho, com visitação de segunda a sábado, a partir das 10 horas. Isso se não for prorrogada. Arte: @cartuns.pedro

A CONFERIR (I) – A decisão do Tribunal Regional do Trabalho de afastar três dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos (ver matéria na página 9) agitou o meio sindical. Indica que, até prova em contrário, a eleição da chapa de Edimar Miguel teria sido mesmo irregular. Há quem entenda até que, se os três foram afastados por irregularidades, será mais do que natural a anulação da eleição de Edimar já que a sua chapa, segundo o TRT, não teria regularidade jurídica para disputar as eleições. “Está mais do que claro que a disputa pela liderança do sindicato e as ambições de Edimar – amparadas pelo Ministério Público do Trabalho e pela Justiça do Trabalho de Volta Redonda – estariam prejudicando os trabalha- dores da CSN, que seguem sem proposta de acordo coletivo”, pontuou uma fonte do aQui que pede anonimato.

A CONFERIR (II) – Outra fonte, que também pede anonimato, vai além. “O desembargador admitiu erros e vícios no processo eleitoral que terminou com a eleição de Edimar. Ou seja, a chapa dele estaria totalmente irregular, e o estatuto do Sindicato é claro: se uma chapa não estiver completa legalmente, ela não pode concorrer. Ele abriu um precedente para quem quiser pedir a nulidade total do processo eleitoral”, avalia.

CIMENTOS – A CSN e o Sindicato da Construção Civil se reuniram na quarta, 24, para a primeira rodada de negociações da campanha salarial dos trabalhadores da CSN Cimen- tos. A proposta da empresa não foi aceita pelo Sindicato, e uma nova reunião foi marcada para segunda, 29.

GRIPE (I) – A máxima de que uma pandemia só acaba quando se inicia
outra parece fazer sentido. É que o Ministério da Agricultura decretou emergência zoosanitária em todo o território nacional por 180 dias depois que nove casos de Influenza Aviária (H5N1), também conhecida como Gripe Aviária, foram registrados no país: sete no Espírito Santo e dois no estado do Rio. A doença é considerada uma zoonose – quando o animal transmite para humanos – e, desde que foi detectada, vem sendo monitorada pelas autoridades sanitárias.

GRIPE (II) – O vírus H5N1 tem potencial patogênico (IAAP), com letalidade média. Isto significa que ele produz sintomas em todos os organismos que infecta e provoca morte em mais da metade deles. Os casos das aves infectadas no estado do Rio foram em São João da Barra e Cabo Frio. No primeiro, quatro pessoas tiveram contato direto com o animal, passaram por exames e não precisaram ficar isoladas, porque as amostras de sangue analisadas pela Fiocruz deram negativo para H5N1. Já em Cabo Frio, a ave foi recolhida na praia de Tamoios e, segundo autoridades locais, não houve exposição de pessoas ao animal infectado.

GRIPE (III) – Para comunicar qualquer suspeita de gripe aviária em
Volta Redonda e Barra Mansa, basta entrar em contato com o Núcleo de Defesa Agropecuária, que atende os dois municípios. Fica no Parque da Cidade, no Centro de Barra Mansa. O e-mail do órgão é ndabarramansa. agriculturarj@gmail.com.

GRIPE (IV) – Ontem, sexta, 26, uma coruja com suspeita de ter sido contaminada pela gripe aviária foi encontrada no Sesc de Barra Mansa. O material foi coletado pelo serviço veterinário oficial do Estado do Rio e encaminhado para exame.

CHURRASCADA – Quem trabalha no posto de vistoria do Detran, no São Luiz, garante que a troca da chefia do órgão, ocorrida recentemente, teve até churrasco de comemoração, com direito à presença de um grupo de 11 colaboradoras que teriam pedido conta por discordarem do ex-chefe. Há quem diga até que usaram muitos papéis para ‘acender’ a churrasqueira.

GRATIDÃO (I) – Satisfeito da vida com o início das viagens dos idosos para Caxambu, o prefeito Neto decidiu fazer um agrado aos que vivem nos asilos de Volta Redonda e que, infelizmente, não podem viajar. “Vamos levar música e pão de queijo com refrigerante a todos os asilos de Volta Redonda. Eu sou muito grato a essas pessoas que ajudaram a construir a cidade lá atrás”, justificou.

GRATIDÃO (II) – Na entrevista a Dário de Paula, na quinta, 25, Neto destacou o projeto das viagens. “Até o último dia do meu governo, eu vou incentivar cada vez mais esse projeto. Quando nós reassumimos o governo, estava tudo totalmente acabado. Não havia nem duas mil pessoas participando. E nós já passamos da casa dos 10 mil”, comparou, indo além. “As pessoas (idosos) estão voltando. Até agosto, estaremos com 15 mil pessoas participando”, aposta.

GRATIDÃO (III) – Neto entende que o projeto não pode parar, por um simples e grande motivo: “Não podemos esquecer que a expectativa de vida aumentou 10 anos em Volta Redonda”, disparou, lembrando que os idosos têm de frequentar as atividades e não podem ter mais de 30% de falta. Aproveitou e foi sincero com os que criticam o projeto e tentam impedir a participação de seus familiares. “Quantas vezes essas pessoas enfrentam marido, mulher, cunhadas, parentes chatos… Eu falo pra eles esquecerem”, aconselhou. “Esses dias eu usei até uma palavra indelicada, falei ‘mandem eles pra m… e venham participar’”, confessou Neto.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp