quinta-feira, abril 25, 2024

Grampos

BARRA MANSA – A vice- prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, recebeu os representantes regionais da Igreja Adventista do 7o dia que foram até o seu gabinete para oferecer auxílio às vítimas das chuvas no município, por meio da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais). A ideia é doar cestas básicas às famílias desalojadas e desabrigadas por um período que pode variar de uma semana a três meses. A celebração do Dia Mundial da Juventude, neste sábado, 18, às 17 horas, no Cine Nove de Abril, em Volta Redonda, terá toda a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados a Barra Mansa, segundo anunciou o pastor Ismael Brito.

FOGOS (I) – Vejam que interessante é o PL 220/23, que proíbe, em todo o território nacional, o comércio de fogos e artefatos pirotécnicos que emitam qualquer tipo de som tanto em jogos de futebol, eventos públicos e privados, festas juninas, formaturas, Ano Novo, entre outros. Os autores do PL, deputado Fred Costa (Patriota-MG) e deputado licenciado Delegado Bruno Lima (PP-SP), argumentam que a proibição pretende evitar prejuízos a pessoas, a animais e ao meio ambiente. Estão certos.

FOGOS (II) – Os parlamentares acrescentam que os animais podem sofrer com desnorteamento, surdez e até ataque cardíaco. E, de acordo com o projeto, o descumprimento da medida será punido conforme a Lei dos Crimes Ambientais, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

FOGOS (III) – O vereador Renan Cury, defensor da causa animal em Volta Redonda, conhece o PL 220/23 e bate palmas para os autores. Mas com um porém: “Acho um avanço, ao mesmo tempo que acho impossível colocar em prática. Eventos oficiais podem ser controlados, já os clandestinos, não. Nada impede a pessoa de comprar os fogos na Dutra (em Barra Mansa) e soltar em casa. Não é fácil descobrir quem solta rojões”, dispara, sem fazer barulho. “Tanto o Fred quanto o Bruno são bem ativos na causa, mas os fogos continuam sendo vendidos em São Paulo, em Minas, em Volta Redonda”, acrescenta, torcendo para que o PL vire lei federal.

FOGOS (IV) – “Quem insistir em vender por baixo dos panos estará cometendo um crime de tráfico”, avaliou Renan Cury. “Não precisa acabar com os fogos, a meu ver, mas os barulhentos sim. Fazem mal para as pessoas e para os animais. Na Europa, por exemplo, não vejo soltarem fogos de barulho. Usam drones e fogos de beleza apenas”, compara, indo além. “Os fogos barulhentos incomodam idosos, animais, pessoas autistas ou com
Down. Acordam recém-nascidos e atrapalham a vida das pessoas internadas”, finalizou.
AUDIÊNCIA – A Câmara de Volta Redonda vai realizar, em 22 de março, uma audiência pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2023: Fraternidade e Fome. Será às 18 horas.

RELIGIOSA – Por falar nisso, os vereadores locais aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 018/23, de Fábio Buchecha, que prevê a criação do Dia Municipal do Combate à Intolerância Religiosa.

MEDALHA – Mais uma da Câmara de Volta Redonda: os parlamentares aprovaram a criação da Medalha de Honra ao Mérito a Servidor Público. O objetivo é agraciar os funcionários públicos da prefeitura e autarquias que se destacarem durante o ano.

EDUCAÇÃO – O governador Cláudio Castro nomeou a professora Roberta Barreto
como a nova secretária estadual de Educação. Ela é servidora pública efetiva das redes estadual e municipal de ensino de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Tem mais. É graduada em História, pós- graduada em gestão escolar e especialista em gestão pública.
CULTURA – Frederico Paschoeto Silva foi nomeado para o cargo de subsecretário de Cultura de Volta Redonda a partir de 1 de março. Entrou no lugar de Alan Teixeira de Amico.

LIBRAS – A prefeitura de Volta Redonda, em parceria com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), está com inscrições abertas para o curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas fazem parte do projeto “O Diálogo por meio da Língua de Sinais” e devem começar no final do mês. Existem 60 vagas para o nível básico e 50 para o intermediário, sendo que os interessados devem se inscrever até segunda, 20, pelo Instagram @smpd.vr.

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp