sexta-feira, junho 2, 2023

Grampos

 

Vai vendo (I) – Para o jornal ‘A Nova Democracia’, do PCB, os operários da CSN estão em greve há mais de um mês. Na edição do dia 24 de abril, por exemplo, o jornalão soltou a seguinte nota: “São cerca de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras paralisados desde o dia 31 de março, somente na mineração em Congonhas. Os trabalhadores do terminal de carvão do Porto de Itaguaí, e da siderúrgica, em Volta Redonda entraram em greve no dia 8 de abril”, detalhou como se a notícia fosse real.

Vai vendo (II) – O jornal do PCB foi além. “A decisão pela greve se deu após uma assembleia realizada no dia 07/04, em que os trabalhadores levantaram suas reivindicações. A CSN tentou desmobilizar a votação e chegou a proibir que os trabalhadores se reunissem no portão da empresa. No entanto, a votação aconteceu e os trabalhadores decidiram entregar uma pauta de reivindicações para a direção da empresa. Os operários reunidos afirmaram que se não fossem cumpridas tais exigências, entrariam em greve, e assim foi. Como forma de repressão à greve, a CSN demitiu trabalhadores que compõem a Comissão de Base, porém estes não abaixaram a cabeça e convocaram os colegas a seguirem com a paralisação”. Então, tá!

Reintegração (I) – A decisão da Justiça do Trabalho em Volta Redonda de obrigar a CSN a reintegrar 9 operários, que participaram dos últimos atos de protestos contra a empresa, dentro e fora da Usina Presidente Vargas, não pegou ninguém de surpresa. “Já era esperada, pois a juíza do caso está em pendenga com a direção do Sindicato dos Metalúrgicos”, avaliou uma fonte do meio siderúrgico, pedindo anonimato.

Reintegração (II) – A fonte só se surpreendeu com o fato de, na sentença, a juíza ter escrito que os sindicalistas seriam pelegos. “É a opinião dela em um papel da Justiça do Trabalho. Deveria se abster do comentário pessoal”, ponderou.

Reintegração (III) – Nas redes sociais, outro fato chamou atenção: se a CSN teria demitidos 120 operários, por que a Justiça do Trabalho só teria mandado reintegrar nove deles?

Reintegração (IV) – Outro fato que se destacou durante a semana foi o encontro dos demitidos com lideranças da Igreja Católica de Volta Redonda, com direito a foto ao lado do bispo. No flagrante só aparecem alguns operários. E os demais?

Reintegração (V) – Na manhã de quinta, 5, a CSN acatou a determinação da Justiça do Trabalho e promoveu a reintegração dos nove operários demitidos. Mas, segundo uma fonte, a empresa vai recorrer da decisão em instâncias superiores. “A CSN foi obrigada a readmitir em razão da decisão judicial. Tudo tranquilo. O oficial de Justiça foi bem recebido e os trabalhadores voltaram a fazer parte do quadro de funcionários da empresa. Mas a CSN irá recorrer”, garantiu, pedindo anonimato.

Reintegração (V) – Provocada a falar a respeito das demais demissões – a oposição diz que o número de operários demitidos seria da ordem de 120 – a fonte preferiu dizer que “as demissões não violaram a lei”, disparou. “Eles (demitidos) receberam tudo o que lhes era devido e a Justiça não pode, por sentença, impor estabilidade de funcionários”, pontuou.

A conferir – Outra fonte do aQui dá conta que a rede de supermercados que estava interessada em ocupar a área do Umuarama teria desistido da empreitada, motivada pela ação de tombamento do clube. “O processo de despejo continua correndo, e esperamos que a solução saia em breve. Mas com o tombamento (projeto aprovado pelos vereadores de Volta Redonda), a CSN não está tendo nem propostas de novos negócios. Até o supermercado que queria se instalar nesse terreno não procurou mais a área imobiliária da CSN em Volta Redonda. A tendência é, com o tombamento, que tudo fique fechado…”, prevê. Para sempre?

Medalha (I) – O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, pode ser homenageado com a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. É o que determina o Projeto de Resolução 1.195/22, aprovado, em discussão única, na quarta, 4. O texto será promulgado pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e será publicado no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Formado em Direito pela Uerj em 1978, Figueira exerceu a advocacia até 1988, quando ingressou na magistratura. Desde então, assumiu diversos cargos de juiz no Poder Judiciário até 2002, quando foi promovido ao cargo de desembargador. Como desembargador, atuou como membro das comissões de Regimento Interno do Tribunal de Justiça e de Implementação de Plano de Saúde para os servidores da Justiça. Foi eleito presidente do Tribunal de Justiça em 2020, com pouco mais de 53% dos votos. Em 2021, presidiu o Tribunal Misto, formado por desembargadores e parlamentares que decidiram pelo impeachment do ex-governador Wilson Witzel.

Medalha (II) – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado André Ceciliano (PT), também foi homenageado e recebeu a Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) em sessão solene realizada na quarta, 4. A honraria, criada pelo Decreto 39.246/2006 e definida com a chancela do Conselho Superior da PGE, é entregue a autoridades que contribuem para o fortalecimento da advocacia pública e da cultura jurídica fluminense.

Medalha (III) – Além do presidente da Alerj, outros nove nomes foram agraciados com a Medalha do Mérito da PGE-RJ. São eles: o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Henrique Figueira; o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos; o Defensor Público-Geral, Rodrigo Pacheco; os procuradores Alde da Costa, Claudia Freze e Sônia Mestre; os servidores da PGE Júlio Cesar Teixeira e Teresa Pereira; além de Letácio Jansen, que foi procurador-geral de 1986 a 1987.

 

O desembargador Vitor Marcelo Afonso Rodrigues, que já foi professor do UniFOA, esteve em Volta Redonda no último final de semana para participar de um evento particular, aproveitando para trocar alguns dedos de prosa com o advogado Carlos Meira (ver foto). A posse do desembargador aconteceu na noite de ontem, sexta, 6.

No páreo (I) – Sob a forte chuva que caiu no sábado, 30, na Baixada Fluminense, a casa de shows Via Music Hall (antiga Via Show), em São João de Meriti, ficou pequena para receber políticos, amigos, fãs e cabos eleitorais do deputado estadual André Ceciliano, que se lançou como pré-candidato do PT ao Senado. As catracas da casa registraram a passagem de 12 mil pessoas no ato, que começou às 10 horas e terminou 13h30min.
Conhecido pela sua capacidade de diálogo, André conseguiu reunir uma grande quantidade de prefeitos, deputados estaduais, federais e vereadores de 12 diferentes partidos, de diferentes pensamentos ideológicos e também representantes de sindicatos, como a CUT e movimentos como o MST, e até entidades patronais, como a Associação dos Supermercados e a Rio Indústria. “Aqui tem vascaíno, como o (vereador) Lindbergh Farias, até flamenguista, como o deputado Dr. Luizinho, mas uma coisa nos une, acima de tudo, que é o estado do Rio de Janeiro”, foi como André iniciou o seu discurso, logo após a exibição de um vídeo enviado pelo ex-presidente Lula especialmente para saudar os participantes do evento.
No páreo (II) – Do presidente do União Brasil, prefeito Waguinho, até as deputadas Jandira Feghali (PCdoB), Benedita da Silva (PT) e a ex-deputada Cidinha Campos, André não apenas deu uma demonstração de sua força política em todo o estado, mas também do carinho que conquistou ao longo dos anos. Comitivas de várias partes do estado foram prestigiar o evento. O engraçado é que das centenas de fotos postadas nas redes sociais, não apareceu ninguém conhecido do Sul Fluminense. Mais engraçado ainda é que a assessoria do presidente da Alerj foi procurada pelo aQui querendo saber quem tinha ido. E, se fosse o caso, que enviassem fotos dos políticos ao lado do pré-candidato do PT ao senado. Até hoje estamos esperando… Ah, veja as fotos emhttps://drive.google.com/drive/folders/1LbsgNnLy5oP3ObMi7yK
Lwa35OnAwH_Q9?usp=sharing

Mais uma (I) – Jogar no bicho, ninguém pode (oficialmente, é claro), mas a Caixa Econômica Federal acaba de lançar a ‘+Milionária’, novo jogo de azar do bancão, que promete grandes prêmios aos apostadores. Oferece, por exemplo, prêmio mínimo de dois dígitos de milhões, partindo de R$ 10 milhões após um sorteio sem acumulação. O sorteio do primeiro concurso está marcado para o dia 28 de maio.

Mais uma (II) – Agora, as Loterias Caixa oferecem 11 produtos lotéricos em seu portfólio: +Milionária; Dia de Sorte; Dupla Sena; Loteca; Loteria Federal; Lotofácil; Lotomania; Mega-Sena; Quina; Super Sete e Timemania. Tadinho do jogo do bicho, né?

Hospitalizado – Na madrugada de segunda para terça, 3, o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, sentiu-se mal e foi parar no Hospital Unimed, em Volta Redonda, onde passou por um cateterismo. Seu estado de saúde é bom.

Cirurgias – O mutirão de cirurgias ginecológicas e de vesícula que a prefeitura de Volta Redonda anda patrocinando já beneficiou 47 pessoas em três meses. Implantado em fevereiro, o programa realizou 34 procedimentos ginecológicos e 13 de vesícula até o final do mês de abril. Para maio estão programadas mais 15 cirurgias, sendo 13 ginecológicas e duas de vesícula.

Morro da Conquista – Na manhã de segunda, 2, o secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique, fez questão de acompanhar a demolição de um imóvel que estava sendo construído de forma irregular no Morro da Conquista, no Santo Agostinho. Mostra, pelo menos, que não tem medo de cara feia, afinal o terreno fica em uma área de conflito. Detalhes: o dono da área não teria autorização de nenhum órgão do município, o terreno seria parte de uma área verde de preservação, e a casa estava sendo construída na beira de um barranco, que poderia oferecer risco àqueles que fossem morar lá. Luiz Henrique estava acompanhado por integrantes da sua pasta (GMs) e por agentes da PM.

Merenda – Os cerca de 36 mil alunos da rede municipal de Ensino de Volta Redonda já estão se alimentando direito. Passaram a receber até pães e bolos fornecidos pela empresa que assumiu os serviços de fornecimento da merenda escolar. O cardápio de segunda, 2, primeiro dia que a Horto Central Marataízes (do Espírito Santo) ‘assumiu a cozinha’, não foi fornecido, mas na terça, 3, os alunos do Ensino Fundamental, EJA e C.M.E.I receberam, de desjejum, leite com achocolatado e rosquinha. No almoço e jantar, puderam se deliciar com arroz/feijoada de verão (cubos de carne, linguiça calabresa); virado de legumes/salada de couve/laranja. Gostaram?

Meu Bairro – A secretaria de Infraestrutura deu início na segunda, 2, a uma extensa programação de manutenção pela cidade do aço. As equipes da pasta estão espalhadas realizando diversos serviços, como capina, roçada, pintura de meios-fios, tapa-buracos, retirada de entulhos etc. Até o fim de maio, nove bairros serão beneficiados: Siderlândia (dias 9 a 11), Santa Rita do Zarur (12 a 14), Limoeiro (16 a 18), Açude (19 e 20), Candelária (23 a 25), Três Poços (26 a 28) e Belmonte (30 e 31 de maio e 1º de junho).

Salário (I) – Na sua entrevista de sempre ao programa Dário de Paula, o prefeito Neto anunciou que vai pagar parte dos salários dos ocupantes de cargos comissionados da gestão do ex-prefeito Samuca Silva. São cerca de 500 funcionários que esperam pelo décimo-terceiro e o salário de dezembro de 2020 que têm direito. “Fizemos um cronograma e vamos pagar na sexta, 13, parte desses ex-comissionados”, disse Neto que ainda teve que ouvir o radialista dizer que tem recebido relatos de ex-comissionados que estariam com sérias dificuldades financeiras.

Salário (II) – Os ex-cargos comissionados que ainda tem salário de dezembro a receber são os das nomenclaturas DAS 101 (R$ 4 mil); DAS 102 (R$ 2,5 mil) e DAS 103 (R$ 1,5). Neto, entretanto, não confirmou se todos eles serão contemplados. “Vamos dar prioridade a quem ganhava menos”, disparou. Quanto à liberação do 13 de 2020, a data da liberação do dinheiro ainda é uma incógnita. Motivo: nem os servidores concursados receberam.
Reunião (I) – O prefeito Neto segue empenhado em apaziguar o quiproquó existe entre os vereadores de Volta Redonda e a secretária de Saúde, Conceição Souza, que cisma de não atender os ilustres parlamentares. E decidiu marcar para a próxima sexta, 13, em seu gabinete, uma reunião entre os brigões. Quem também estará presente é Albaneia Baylão, coordenadora de Atenção Básica de Volta Redonda, responsável pelos postos de saúde. Seria ela o motivo das pendengas?

Reunião (II) – A tentativa de Neto é para evitar que Conceição seja ‘convocada’ a prestar esclarecimentos da pasta na Câmara de Volta Redonda. “Conversei com o prefeito sobre as reclamações dos vereadores e disse que iriamos convocá-la. Para evitar isso, o Neto nos pediu para fazer essa reunião no gabinete dele. Acho importante manter essa harmonia entre Executivo e Legislativo e então vamos fazer essa reunião lá no gabinete”, explicou Dinho, presidente da Casa.

Reunião (III) – Desde que assumiu a pasta da saúde de Volta Redonda, Conceição Souza – que era secretária na pequena Piraí – anda acumulando inimigos na Câmara de Vereadores. “Eu estou tentando marcar uma reunião com ela (Conceição) desde o ano passado”, disparou o vereador Luciano Mineirinho.

Reunião (IV) – Ainda sobre a ida dos vereadores para ‘fazer as pazes’ com Conceição, Renan Cury quer que outro secretário também seja ‘convocado’ a estar presente ao encontro. Trata-se do nada popular Paulo Barenco, secretário de Transporte. “Ele não atende ninguém”, disparou Renan. “Eu nem sei se ele trata bem ou mal as pessoas, nunca me reuni com ele”, completou Betinho Albertassi.

Reclamação (V) – Segundo Renan Cury, Paulo Barenco teria prometido a ele, em 2021, providenciar um ponto decente do Tarifa Comercial Zero em frente do Shopping Park Sul, o que não foi cumprido. “Ele não vê TV, não ouve rádio, não lê jornal e não entra na internet. Ele não está nem aí para críticas”, atacou. Ele tem razão, pois Barenco já ignorou diversos pedidos até do próprio prefeito Neto. E não cai.

Rompimento – A prefeitura de Volta Redonda rescindiu o contrato com a Proatividade Consultoria Empresarial e Gestão de RH, que prestava serviços para a secretaria de Saúde. Era responsável pela limpeza das unidades de saúde. Só que, contratada em 2021, não estava presentando um serviço de qualidade e andava atrasando os salários dos funcionários. Resultado: Neto decretou que a empresa não pode mais participar de licitações em Volta Redonda.

Compra – Por falar em secretaria de Saúde, a pasta concluiu a compra do seu primeiro aparelho de ressonância magnética. A licitação foi vencida pela Siemens Healthcare Diagnósticos por R$ 5,8 milhões. Detalhe: os recursos saíram de emendas parlamentares da bancada fluminense.

Homenagem – O ex-BBB Eliezer anda com moral com os políticos de Volta Redonda, tanto que vai receber duas Moções de Aplausos e Congratulações da Câmara de Vereadores. As homenagens foram propostas por Paulinho AP e Fabio Buchecha. E aprovadas, é claro, por unanimidade. Afinal, quem iria contra um BBB, não é mesmo?

Lucro – Essa vai irritar os opositores da CSN. A siderúrgica teve um lucro líquido de R$ 1,36 bilhão no 1º trimestre de 2022. O que a maioria vai ignorar é que o resultado representa uma queda de 76% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Extra – O encerramento das atividades da filial dos supermercados Extra em Volta Redonda, marcada para o último 30 de maio, ficou para o próximo dia 25 de maio.


Psol – Na noite de quarta, 4, Juliana Carvalho, ex-candidata à prefeitura de Volta Redonda, lançou sua pré-candidatura a deputada estadual pelo Psol. Na foto, ela aparece ao lado de Alexandre Fonseca, pré-candidato deputado federal pela legenda.

Salão do Humor – A exposição das caricaturas do Salão do Humor de Volta Redonda, em seu formato itinerante, já pode ser vista, até o dia 31 de maio, na sede do UGB, no Aterrado.

Estádio – O Silvio Raulino, estádio administrado pela prefeitura de Volta Redonda, vai virar uma grande casa de samba no próximo dia 28, com um show de Mumuzinho, entre outros. Bem apropriado, né? Veja o mapa do evento. Aliás, que o dinheiro recebido pelo aluguel das instalações tenha valido a pena.

Telão – Neste sábado, 7, a partir das 10 horas, o PT de Volta Redonda vai colocar um telão à disposição dos petistas para assistirem, na sede da legenda, à Rua Luis Alves Pereira, número 27, ao lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula à sucessão de Bolsonaro.

 

 

Feira de artesanato – A feira de artesanato de Volta Redonda terá uma edição especial de Dia das Mães a partir das 9 horas deste sábado, 7, no térreo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila. Às 10 horas haverá uma apresentação da Banda e Coral Municipal de Volta Redonda com uma cantata especial em homenagem às mães.

Vacinação – A Prefeitura de Volta Redonda promove mais um plantão de vacinação contra a Covid-19 e gripe neste fim de semana, com aplicação de doses hoje, sábado, 7, das 9 às 16 horas, na Rua de Compras, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. O plantão nos shoppings está mantido para sábado e domingo, assim como na Unidade Básica de Saúde da Família da Vila Mury, das 8 às 18h30.

Enfermeiros – A Câmara dos Deputados aprovou na quarta, 4, o Projeto de Lei 2564/2020, que fixa o piso salarial dos profissionais de enfermagem. O texto aprovado estabelece que o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, o piso será proporcional: 70% para os técnicos de enfermagem e 50% do valor para os auxiliares de enfermagem e parteiras.
Agentes comunitários – Na quinta, 5, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 120, que garante um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) a agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Caberá à União arcar com a remuneração. Dessa forma, estados, Distrito Federal e municípios ficarão responsáveis por pagar auxílios, gratificações e indenizações. Hoje, essa responsabilidade é compartilhada entre os três entes federativos. Ainda pelo novo texto, esses profissionais deverão receber adicional de insalubridade, bem como aposentadoria especial pelos riscos vinculados à função.

Correios – O ex-presidente Lula afirmou na quinta, 5, que, se for eleito, tentará evitar as privatizações da Eletrobras, dos Correios e do Banco do Brasil. “Nós vamos brigar, vamos tentar evitar que os Correios sejam privatizados, vamos evitar que a Eletrobras seja privatizada, que o Banco do Brasil seja privatizado. Vamos recuperar a Petrobras para o povo brasileiro”, disse Lula. Se conhecesse a agência dos Correios em Volta Redonda, fechada há quase duas décadas, ou mais, não defenderia a ideia.
Moção de Aplausos (I) – “Os agraciados nesta Moção merecem toda a nossa admiração e respeito pelo belíssimo trabalho que vêm desenvolvendo em prol dos idosos no Brasil”. Essa foi a justificativa que a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal resolveu conceder, por unanimidade, uma Moção de Aplausos e Louvor a todos os profissionais e voluntários da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda. A moção foi assinada pelo presidente da Comissão, deputado Denis Bezerra.

Moção de Aplausos (II) – Em carta ao presidente da AAP-VR, Ubirajara Vaz, o presidente da Comissão afirma que “a sociedade está passando por muitos desafios que nos provocam a desenvolver cuidado, atenção, solidariedade e empatia. Nesse contexto de pandemia, àquele que doa tempo e atenção às demandas sociais e aos mais vulneráveis têm muita clareza e percepção das dificuldades que eles enfrentam, especialmente o público idoso”.

Animais – A secretaria de Meio Ambiente promove neste sábado, 7, mais um espaço de adoção ‘Família Animal’. Será na Avenida Amaral Peixoto, durante a realização do Rua de Compras. Ao todo, 23 animais – 10 gatos adultos, além de três cães adultos e nove filhotes – estarão disponíveis para guarda responsável.

Declan – Empresários de Volta Redonda têm até o próximo dia 16 para entregar a Declaração Anual do Índice de Participação dos Municípios (Declan-IPM) referente a 2021. A declaração retificadora poderá ser entregue até o dia 23 de maio. Pelo documento, o estado do Rio coleta informações econômicas das empresas que atuam no município e calcula o valor a ser repassado de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). A Declan-IPM é feita no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) – www.fazenda.rj.gov.br/declan – e deve ser preenchida exclusivamente pelo programa gerador.

‘Leão Amigo’ – Como o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda 2022 foi estendido até o próximo dia 31 de maio, a “Campanha Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso” também foi prorrogada e os volta-redondenses ganharam mais tempo para poder ajudar, doando parte do imposto devido para uma boa causa: o Fundo Municipal Para Infância e Adolescência (Finad) e para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI). “Você não paga a mais e nem recebe a menos ao destinar parte da sua contribuição, isso por conta das chamadas ‘leis de incentivo fiscal’”, explica a coordenadora dos dois fundos, Lúcia Caires.

Formação – O UniFOA está com inscrições abertas para os cursos de formação de Gestão Comercial: Estratégia de vendas e atendimento ao cliente (até 10/05); Planejamento e Gestão de Mídias Digitais (até 11/05); e Gestão e Liderança em Ambientes Competitivos (até 11/05). Os interessados devem se inscrever pelo site da Instituição: https://sites.unifoa.edu.br/formacao-executiva/.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Grampos

Grampos

Grampos

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp