quinta-feira, março 28, 2024
CasaGERALGeral 1263

Geral 1263

Arte popular
A passarela de pedestres do Viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, ao Aterrado, está sendo transformada em uma galeria de arte a céu aberto. O projeto faz parte do Programa Cultural Urbano, da secretaria de Cultura de Volta Redonda. No último final de semana, o artista Roberto Tommy deu um colorido diferente ao espaço, mesclando cores para retratar a natureza e o voo do pássaro Arigó, uma ave de migração também símbolo da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura, Anderson de Souza, o objetivo é aproximar a cultura da população, através do Programa Cultura Mais Perto. “A ideia é ressignificar os espaços públicos que existem, como viadutos e praças, em equipamentos culturais. Dessa forma, vamos aproximar a cultura da população, fazendo com isso que as pessoas tenham mais acesso ao trabalho dos artistas da cidade. Estamos aproveitando essa reforma do viaduto e fazendo essa ação artística”, justificou.
Ele foi além. Anunciou que, em breve, serão instalados cerca de 50 painéis com fotos coladas e obras de arte dentro da passarela, agora galeria.

 

CURSOS DE INFORMÁTICA
Para oferecer e aprimorar a inclusão digital, principalmente para qualificar pessoas para a inserção no mercado de trabalho, a secretaria de Ação Social (Smac) vai criar mais vagas para os cursos de informática que oferece – básicos e intermediários. Os cursos são destinados a pessoas com idade a partir de 12 anos e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, 13, nos 23 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que possuem telecentro. As aulas, com 1h30min de duração, começam no dia 16 e vão até o mês de dezembro. As vagas são limitadas e abertas à comunidade, com prioridade para as pessoas que são acompanhadas pelos Cras.
Para se inscrever, basta o candidato ir a uma unidade do Cras dos bairros Três Poços, Água Limpa, Açude, Verde Vale, Caieiras, Vila Americana, Siderlândia, Retiro, Dom Bosco, São Sebastião, São Carlos, Voldac, Rústico, Vila Rica, Nova Primavera, Monte Castelo, São Luiz, Belo Horizonte, Aero Clube, Vila Brasília, Santo Agostinho, São Cristóvão, Santa Cruz e Volta Grande.
Nos Centros de Referência de Assistência Social dos bairros Água Limpa, Três Poços, Dom Bosco, Monte Castelo e Retiro, onde no início do ano já foi realizado o módulo básico, serão oferecidos também os cursos intermediários.

‘Aquece o próximo como a ti mesmo’
Lançada pelo prefeito Neto durante uma de suas lives, a campanha “Aquece o próximo como a ti mesmo” vem alcançando um bom resultado. Em menos de uma semana, arrecadou mais de 500 cobertores, além de mantas, agasalhos, colchões e colchonetes, que foram doados para a população carente do município.
“Diante da expectativa do frio intenso, que acabou se confirmando, tivemos a ideia de apelar para a população de Volta Redonda, que tem por tradição ser solidária. Precisamos nos unir para enfrentar as dificuldades e essa campanha foi mais uma demonstração de que juntos somos mais fortes”, comemorou Neto.
Todo o material arrecadado foi destinado à população em situação de vulnerabilidade, sendo que as equipes da Smac dividiram as doações entre os Cras e entidades beneficentes, que distribuíram aos usuários, e também para a população em situação de rua que se recusa a ir para os abrigos (ver foto).
Vagas de pernoite
Para acolher a população em situação de rua neste período de frio extremo, a prefeitura de Volta Redonda anunciou uma parceria com o SOS (Serviço de Obras Sociais) do município. A instituição passou a receber 17 pessoas para pernoite. E na sexta, 30, mais 15 leitos para pernoite foram disponibilizados em um novo espaço de acolhimento no bairro Nossa Senhora das Graças.
Nestes dois casos, os usuários são encaminhados pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua), que fica no Aterrado. Os interessados chegam ao Centro Pop às 18 horas, tomam banho, jantam e guardam seus pertences no local. Em seguida, seguem em uma van para o local onde vão dormir. No dia seguinte, por volta das 8 horas, eles retornam para o Centro Pop. E depois vão para as ruas…

 

Doação de sangue
O concurso Miss Mister Elegance, que terá sua primeira edição realizada no próximo domingo, 15, em Barra Mansa, está desenvolvendo uma campanha de doação de sangue no município, em parceria com o Hemonúcleo de Barra Mansa, o Studio Júlio Sérgio e as misses e misters que participarão do concurso.
Para a fundadora do evento, Josiane Oliveira, ser Miss ou Mister vai muito além de ganhar um concurso. “É saber representar o amor, a solidariedade e a empatia ao próximo através de pequenos gestos como este, que podem transformar vidas”, comentou.
Para participar, basta seguir as instruções diretamente no Instagram Oficial do Evento, @missmisterriodejaneiro e @missmistereleganceoficial – onde também estão disponíveis todas as informações sobre o concurso.
Os doadores ganharão um ensaio fotográfico exclusivo com o Studio Júlio Sérgio. ”Com essa parceria, buscamos aumentar o banco de sangue e ajudar pessoas do nosso município”, enfatizou o fotógrafo.
O concurso Miss Mister Elegance será realizado em Barra Mansa, no dia 15 de agosto, a partir das 19 horas, com transmissão pelo Youtube, em Miss|Mister Elegance e ainda pelo Instagram: @missmisterriodejaneiro e @missmistereleganceoficial

ARTIGOS RELACIONADOS

Dois pesos…

Pedindo socorro

Coluna Reta

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp