Geral 1259

A secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e a Fundação Cultura de Barra Mansa decidiram intensificar o ritmo das obras de reforma da Igreja Nossa Senhora do Amparo. Na quarta, funcionários da empresa responsável realizaram trabalhos na fachada e na rede elétrica, com o objetivo de recuperar a arquitetura do local, que foi construída em 1829.
O prazo para a conclusão da obra é de cinco meses, tendo, atualmente, 60% do projeto executado. Os serviços realizados são pintura externa, reforma e pintura das esquadrias (janelas e portas) e reforma das escadas. Todo o reforço estrutural foi totalmente executado, assim como parte dos muros externos.
O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, falou da importância da Igreja para o distrito de Amparo. “A reabertura desse templo irá representar muito para o turismo no município”, justificou, lembrando que a obra segue as determinações e fiscalizações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e do Ministério do Turismo para que sejam respeitados os contextos arquitetônicos e históricos, não descaracterizando a construção original, em estilo neoclássico.

A secretaria de Cultura do governo Neto prorrogou até o dia 25 de agosto as inscrições para a 31ª edição do Salão de Humor de Volta Redonda. O novo prazo foi necessário, alega a pasta, pelo fato de os artistas estarem tendo dificuldade na obtenção das certidões negativas de débito para participarem do evento. “Considerando os pedidos, conseguimos um parecer junto à procuradoria do município para prorrogar o prazo de inscrições do 31º Salão de Humor de Volta Redonda, dispensando a obrigatoriedade das certidões negativas pedidas anteriormente. Desta forma, ficará menos burocrático e mais democrático”, justificou Anderson de Souza.
Agora, para se inscreverem, os artistas devem enviar pelo e-mail [email protected] as obras, junto com documento de identidade, CPF, comprovante de residência, dados bancários e o preenchimento das fichas que constam em https://cultura.voltaredonda.rj.gov.br/
Um dos eventos mais importantes do calendário cultural da cidade do aço, o Salão de Humor vai premiar nas modalidades Cartoon, Charge, História em Quadrinhos (HQ), Caricatura, além da premiação para a categoria “Melhor de Volta Redonda”. A participação é gratuita e está aberta a artistas de todo o país. Cada concorrente poderá inscrever até três trabalhos. Além disso, quem nasceu ou mora no município poderá se inscrever na categoria “Melhor de Volta Redonda”, que neste ano tem o tema ‘Meio Ambiente e Consumo Consciente’.

Você, que já é formado, quer se graduar? Pois bem, até a próxima sexta, 16, o UniFOA estará aceitando inscrições para o programa “Volte a Estudar”, que oferece cinco modalidades para quem pretende ingressar nos Cursos de Graduação, por meio de um processo seletivo de transferência interna e externa, análise curricular, reingresso e portadores de diploma de curso superior. As inscrições podem ser feitas em unifoa.edu.br/portaldocandidato.
O programa, por ora, não contempla o curso de Medicina. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (24) 3340-0445, pelo telefone da Central de Relacionamento (24) 3340-8388 ou pelo e-mail [email protected]

O 1º Concurso de Fotografia ‘Estado Amigo dos Animais’ – uma parceria entre a secretaria estadual de Agricultura, o RioSolidario e a Associação Internacional Lions Clube Cidade Maravilhosa – foi prorrogado até a próxima quinta, 15. Para participar, é preciso seguir o Instagram da @agriculturarj e do @riosolidario e publicar uma foto com a hashtag #RJPET, marcando as páginas da SEA e a do RioSolidario, indicando localização na imagem. O objetivo do concurso é conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção de animais abandonados.
O regulamento pode ser consultado pelo link https://bit.ly/2Stc3e7.

A prefeitura de Barra Mansa recebeu, na segunda, 5, uma visita especial, da representante e assessora do Consulado do Japão, Marcelle Serrão Faria. Ela é barra-mansense, mora na capital e esteve nas escolas Marcello Drable, no Ano Bom, e Paulo Basílio, na Vila Nova, para falar aos estudantes a respeito das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio. “Eu estou agradecida e pretendo voltar para trazer algumas oficinas de trabalho com papel. É um hobby que eu tenho de reaproveitamento de papel que vai além da arte, envolvendo a importante questão da sustentabilidade. Quero voltar a Barra Mansa e organizar várias oficinas. Espero também que as crianças tenham a oportunidade de visitar o Centro Cultural do Consulado para assistirem a filmes, ouvirem palestras e sentirem o Japão mais de perto”, pontuou Marcelle.

 

Volta Redonda recebe neste sábado, 10, a escultura gigante “Hinterlândia é o Centro”, do artista Robnei Bonifácio, que faz parte da campanha ‘Rio de Mãos Dadas’, do Sistema Fecomércio RJ, série de ações que visa envolver as pessoas em um clima de positividade para 2021. A obra estará exposta no Espaço de Arte Zélia Arbex, na Vila, até o dia 24.
A intervenção urbana itinerante, que já expôs as obras em bairros e pontos turísticos da capital e de sete municípios fluminenses, poderá ser vista também nas cidades de Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São João de Meriti e Três Rios.
Com mais de dois metros de altura, em formato de pares de mãos, a escultura representa a superação das dificuldades de 2020 e a esperança de retomada da normalidade em 2021, e será exibida em duas etapas: com as mãos separadas, ilustrando o afastamento imposto pela pandemia, e, posteriormente, unidas, simbolizando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021, conferindo duas oportunidades para o público apreciar as obras, de diferentes perspectivas.
Confeccionadas em fibra de vidro, as mãos foram trabalhadas por dez artistas: Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.

Deixe uma resposta