FORMAS DE PREVENIR A CALVÍCIE

0
476

O maior responsável pela queda de cabelos é a testosterona, também conhecido como o hormônio masculino. Quando ele atinge a raiz do cabelo, ele sofre a ação de uma enzima, que reduzem a multiplicação das células da raiz, ficando cada vez mais fino, até que a ausência de cabelo se alastra.

A genética é uma das maiores responsáveis pela calvície. Segundo estimativas, se um pai tem calvície, há 50% de chances de você ter também. Se um de seus avós também tiver, as chances sobem para 75%.  No entanto, há alguns cuidados cuidados que você pode tomar para retardar a calvície.

  1. Tomar finasterida e minoxdil

Converse com um dermatologista sobre a possibilidade de tomar remédios, em especial o finasterida. Este é um comprimido que deve ser ingerido diariamente e impede a formação do hormônio DHT e, caso você tome diariamente sem “pular nennhum dia”, já é notado que o cabelo fica mais forte após seis meses do uso de tratamento. No entanto, a finasterida é indicada apenas para os homens, já que as mulheres calvas não respondem ao tratamento por questões hormonais.

Além do finasterida, o minoxdil  também é importante, já que ele ajuda a engrossar os fios e deixa o cabelo bem mais “cheio” que, quando combinada a finasterida, acelera o processo de renovação dos fios.

  1. Tenha hábitos saudáveis

Cigarro, estresse e noites mal dormidas contribuem para a calvície, portanto, procure hábitos de vida saudável. Uma alimentação balanceada, com alimentação rica em proteínas, vegetais e soja, ter boas noites de sono, parar de fumar e não viver uma vida estressante são bons pontos de partida para retardar a calvície. Procure se divertir no trabalho, ir ao cinema, se distrair com jogos como os de cassinos online e praticar exercícios físicos.

  1. Capriche no banho

Lave os cabelos com água morna para dilata os poros e mantenha-os sempre limpo, evitando a água muito quente, já que estas contribuem para que os fios fiquem mais oleosos e, consequentemente, gerando a calvície.

A limpeza do cabelo também é importante, pois a própria sujeita agrava a perda dos fios. Portanto, se você tiver calvície, procure lavar o cabelo todos os dias com um xampu neutro que não altere o pH da região. Caso ache que ele fica ressecado e com um aspecto ruim, lave pelo menos dia sim e dia não.

  1. Faça transplante

Para casos mais avançados, o transplante capilar é uma boa alternativa para você ter seus cabelos de volta. Sendo um tratamento consideravelmente mais caro quando comparado aos anteriores, o cirurgião retira uma porção do couro cabelo onde há maior quantidade de cabelos e aplica nas falhas. Os resultados são excelentes e você pode voltar a ter cabelos “da noite para o dia” dessa forma.

  1. Perucas

Caso você não tenha dinheiro para o transplante, a peruca pode disfarçar sua calvície. As mais indicadas são as feitas com cabelo natural, já que não fica com aspecto de “cabelo de peruca”. O que poucos sabem é que, mesmo para comprar uma peruca, é necessário conversar com um dermatologista para ele avaliar suas características e indicar qual o melhor modelo para o seu caso.