terça-feira, março 19, 2024
CasaGERALDevagar...

Devagar…

Com a retomada (ainda parcial) do serviço de coleta seletiva em Volta Redonda, a secretaria de Meio Ambiente liberou o cronograma da atividade, que, em tese, ocorre de segunda a sexta, em dois turnos. A tarefa de recolhimento, transporte e destinação dos resíduos é feita por três cooperativas de catadores de recicláveis: Folha Verde, Reciclar VR e Cidade do Aço.
Os bairros do município, segundo a pasta, foram separados em setores e as três cooperativas estão se dividindo no recolhimento, porta a porta, do material reciclável. Cada bairro tem seu dia definido na programação, que pode ser conferida nas redes sociais da prefeitura, pelo Facebook e Instagram (ver abaixo), sempre das 7 às 14h20min e das 15h30min às 22h50min.
“É aconselhável que os moradores coloquem o material para fora de casa no início de cada turno, já que não há horário fixo para os caminhões passarem”, destacou Anderson.
Neste primeiro momento, não há necessidade de dispensar o material reciclável em embalagens especiais. Os catadores farão a identificação visual no momento da coleta. “Apenas pedimos que o material seja descartado seco”, alertou o subsecretário de Meio Ambiente.
Alguns bairros ainda serão incluídos, são eles: Ponte Alta, Aterrado, Santa Rita de Cássia, Vista Bela,União Retiro, Rio das Flores, Roma I e II, Condado do Ipê, Parque das Garças, São Francisco e Santa Bárbara.

 

BARRA MANSA  – Coleta seletiva já é oferecida em 62 bairros

Bem à frente

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) também divulgou recentemente o cronograma da coleta seletiva que acontece de segunda a sexta, em dois turnos, atendendo 62 bairros do município. A iniciativa visa diminuir o desperdício de materiais recicláveis que são destinados ao Centro de Resíduos Sólidos (CRT).
O serviço é dividido por bairros e dias da semana, funcionando em sistema porta a porta e postos de coleta. O trabalho é realizado com o apoio de três caminhões e todo o material coletado é levado para a sede da Cooperativa Mista de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcat), localizada na Avenida Presidente Kennedy, nº 3052, no Ano Bom.
O coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, destacou a importância da participação da população. “As cooperativas fazem o recolhimento do material das 7 às 20 horas. É de extrema importância que os moradores fiquem atentos ao calendário e aos turnos em que os caminhões irão passar, para que ponham os materiais para fora de casa a tempo”.
Jackson Rabelo orienta aos moradores que separem os resíduos entre secos e molhados. “Os resíduos secos, como plástico, papel, papelão, vidro e metais, devem ser colocados dentro de um saco plástico e disponibilizados para os caminhões da Coleta Seletiva. Já os resíduos úmidos, disponibilizados para coleta de lixo normal”.
Confira abaixo o horário da coleta:
Segunda: Manhã – Av. Presidente Vargas, Entanha, Goiabal, Jd. Marilú e São Pedro. Tarde – Jd. Marajoara, Santa Clara e Santa Lúcia.
Terça: Manhã – Ano Bom (parte alta), Santa Rosa, Parque Independência, Saudade (incluindo o ponto final) Vila Maria e Vila Orlandélia. Tarde – Ary Parreiras, Lot. Cristo Redentor e Santa Rosa.
Quarta: Manhã – Rua Albo Chiesse, Boa Sorte, Piteiras, Roberto Silveira, São Luiz e Várzea do Quartel. Tarde – Nova Esperança, Jd. Primavera, Roselândia I e II.
Quinta: Manhã – Colônia Santo Antônio, Condomínio São João Sachet, Condomínio Ouro Verde, Lot. Aymoré, Lot. Harmonia, Lot. São Lucas, Monte Cristo I, Morada da Colônia I e II, Morada do Vale, Moraes Dantas, Nova Colônia, Novo Horizonte, Santa Maria I, II e III, Vila Brígida, Vila Real, Vila Ursulino, Vilage do Sol, Vilage Primavera, Bocaininha e Canaã Residencial. Tarde – Lot. Sofia, Água Comprida, R. Major José Bento, Vila Nova e Vista Alegre.
Sexta: Manhã – Abelhas II, Bairro de Fátima, Bom Pastor, Cotiara, Jd. Boa Vista, Monte Cristo II, Rua da Figueira, São Silvestre, Vila Independência e Vista Bela. Tarde – Morro do Cruzeiro, Verbo Divino e Vila Dea.
Coleta Diária:
A partir das 18 horas – Ano Bom (parte central) e Av. Presidente Kennedy
De 13h15min às 16 horas e após às 20 horas – Centro (parte alta, acima da rede ferroviária)
De 16 às 17 horas – Centro (parte baixa – entre a rede ferroviária e o rio Paraíba)
De 15h30min às 16h20min – Estamparia

Artigo anterior
Artigo seguinte
ARTIGOS RELACIONADOS

LEIA MAIS

Seja bem vindo!
Enviar via WhatsApp